Por que minha equipe não bate metas de vendas? Respostas práticas

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Por que minha equipe não bate metas de vendas? Respostas práticas
por-que-minha-equipe-nao-bate-metas-de-vendas

Em muitas empresas, é possível verificar uma grave falha: a equipe de vendas não consegue alcançar as metas esperadas. Mas você sabia que, na maioria das vezes, o problema vem de pequenos equívocos da própria empresa, e não dos colaboradores? Isso mesmo! Então, quer saber os motivos por que sua equipe não bate as metas de vendas? Continue a leitura e resolva definitivamente esse problema!

Sua equipe de vendas está mal treinada

A falta de treinamento da sua equipe de vendas é o principal causador da baixa produtividade e, assim, torna-se um obstáculo à lucratividade que sua empresa pode alcançar. Uma equipe de vendas mal treinada não está pronta para atender clientes, muito menos para completar adequadamente as transações comerciais.

Se a meta de vendas não estiver sendo conquistada, verifique como funciona o atual processo de treinamento da equipe e em quais pontos os vendedores possuem mais dificuldades. Diante dessas informações, busque maneiras de solucionar esses problemas.

Uma boa estratégia é desenvolver um novo processo de treinamento, ensinando aos vendedores como abordar a clientela, as funcionalidades dos produtos, as vantagens de seus serviços, como apresentá-los e, principalmente, como levar uma negociação até sua conclusão.

As metas traçadas são inalcançáveis

Outro fator que prejudica o alcance das metas é a estipulação de propósitos fora da realidade, ou seja, a criação de metas inalcançáveis. Se você quer que sua equipe seja instigada a buscar e até mesmo a ultrapassar metas, trabalhe com números reais.

Para isso, analise a média de vendas que seus funcionários comumente realizam. A partir disso, calcule um alvo que eles possam alcançar através das técnicas aprendidas nos treinamentos. Outra forma de estimular a equipe a alcançar as metas é subdividi-las: ao atingir a primeira meta, o vendedor poderá ganhar determinada recompensa; mas ao chegar até sua segunda meta, a gratificação aumenta.

Falta material adequado

Outro erro muito comum das empresas é não oferecer o material adequado para que sua equipe de vendas possa trabalhar. Em vez de incentivar, isso acaba desanimando todos os vendedores.

Os materiais necessários incluem folders, panfletos, catálogos, celulares, computadores e demais itens essenciais de infraestrutura, que podem variar de acordo com o segmento da empresa. A carência de material prejudica o alcance das metas, já que muitas vendas são perdidas, por exemplo, pela falta de um catálogo de produtos ou de agilidade nos processos.

Sua equipe está desmotivada

Outra importante questão que precisa ser mais bem trabalhada pelas empresas, e sempre praticada, é a motivação da equipe. Com a técnica ou as soluções adequadas, os colaboradores podem buscar mais resultados e, consequentemente, alcançar as metas estipuladas. Mas, para isso, é viável investir em algumas formas de incentivo, como o reconhecimento profissional de cada funcionário, homenagens e viagens de incentivo.

As viagens de incentivo são uma excelente maneira de motivar a sua equipe de vendas, já que cada meta alcançada amplia as chances de o colaborador ganhar esse tão almejado prêmio. Lembre-se de que, para isso, é necessário criar um regulamento e pensar em todos os detalhes da viagem.

Acha que implementar na empresa a ideia de motivação através das viagens é muito complexa ou trabalhosa? A Top Service é uma empresa especializada em viagens de incentivo, e nada melhor do conversar com quem entende do assunto. Entre em contato com a gente e veja as possibilidades de viagens para sua empresa! O retorno é garantido, afinal, é você quem define a meta a ser alcançada.