Empresários e diretores de marketing que atuam na indústria farmacêutica costumam enfrentar um sério dilema: como incentivar e motivar os seus colaboradores, que trabalham em uma das áreas mais estressantes do mercado? A resposta pode ser mais simples do que você imagina: turismo de incentivo!
Se você também tem dificuldades em conseguir manter o seu time engajado e motivado, vamos mostrar, neste artigo, como o turismo de incentivo pode beneficiar as empresas que atuam na área farmacêutica, ajudando a estimular seu time de vendas.
As dificuldades dos colaboradores da indústria farmacêutica
Os colaboradores que trabalham na indústria farmacêutica não possuem uma das tarefas mais fáceis. O exercício da função é repleto de pressão e cobrança por resultados.
De um lado, o colaborador precisa entrar nas clínicas e hospitais, conversar com médicos, negociar, propor soluções, práticas e acordos, além de fazer todo o trabalho de cortejo de um cliente até a venda final.
Depois da venda fechada, ainda é preciso fazer a manutenção apropriada do cliente, mais cortejos e negociações para vendas maiores no futuro, ou o lançamento de novos produtos no mercado. Sem dúvidas é uma função desgastante.
Por outro lado, o colaborador também passa por uma série de pressões por parte da empresa. Aplicação de metas maiores, cobrança por resultados e manutenção do padrão que as empresas costumam exigir para garantir que suas vendas se mantenham em um patamar elevado.
Com todas essas tensões, o que fazer para continuar tendo profissionais sempre proativos e estimulados em suas tarefas?
É nesse ponto que entra o turismo de incentivo.
Benefícios do turismo de incentivo no setor farmacêutico
Vamos conhecer 3 grandes benefícios de implementar um sistema como esse na sua empresa.
1. Sentimento de recompensa e reconhecimento
Nada como se sentir bem por ter batido uma meta e a ansiedade por receber uma recompensa apropriada por isso, não é mesmo?
Um prêmio desses não só permite que o colaborador recarregue as baterias para voltar com tudo ao trabalho, como ainda tem um efeito bastante estimulante.
Quanto maior o estresse, mais intenso é o prazer no descanso, não é mesmo? Com certeza o colaborador vai querer bater a meta novamente, pois quem é que não gosta de ganhar uma bela recompensa como uma viagem dos sonhos?
2. Fidelização dos melhores colaboradores
Responda rapidamente: se você fosse um colaborador, você preferiria trabalhar com uma empresa que oferece mais vantagens e benefícios, além do salário, ou com aquela que oferece apenas um salário em troca dos seus esforços?
Não é muito difícil adivinhar a resposta, concorda?
Uma das grandes preocupações das empresas que atuam na indústria farmacêutica é lidar com o assédio das concorrentes pelos melhores colaboradores nesse ramo.
O turismo de incentivo para a indústria farmacêutica também garante a fidelização dos seus melhores colaboradores, blindando a sua equipe das investidas de outras empresas da mesma área.
3. Motivação para os colaboradores
O turismo de incentivo oferece um alto valor agregado para seus colaboradores, pois é uma forma de eles saírem da rotina estressante em que vivem e ainda aumentar sua autoestima.
As pessoas gostam de ver que seus esforços foram reconhecidos e esperam uma recompensa por isso. Assim, não há melhor estratégia de motivação.
Uma viagem emocionante para algum destino exótico, ou mesmo um passeio de férias em algum lugar tranquilo, asseguram que seus colaboradores dediquem esforços dobrados para bater aquela meta que só os melhores conseguem.
E você, já ganhou uma viagem assim ou conhece alguma história interessante sobre alguém que já tenha participado do turismo de incentivo? Então nos conte como foi essa experiência nos comentários!