4 dicas para ajudar a sua equipe a atingir alta performance

4 dicas para ajudar a sua equipe a atingir alta performance

Muito tem se falado das equipes de alta performance, mas você sabe o que isso significa? Seriam equipes produtivas? Motivadas? Na verdade, o conceito é mais abrangente do que se pode imaginar. Trata-se daquela equipe que demonstra não só um grande nível de produtividade e motivação, como também competência, comprometimento e coesão. São equipes bem coordenadas.

Para criar uma equipe sinérgica – em que todos os colaboradores estão envolvidos com um objetivo comum – o papel da liderança é fundamental. O gestor deve guiar todos, trazendo o que há de melhor de cada um. Nesse post, você vai aprender 5 dicas para montar uma equipe de alta performance na sua empresa. Confira a seguir!

Melhore a gestão do tempo

Para que uma equipe consiga atingir a excelência, o ambiente corporativo precisa ser organizado — ou seja, todas as tarefas devem ser executadas dentro de prazos possíveis e bem definidos.

A boa gestão do tempo deve partir do próprio gestor. No entanto, não pense que apenas definir prazos é o suficiente para que todas as tarefas sejam encaminhadas na hora certa. A comunicação precisa ser integrada para que o gestor receba informações constantes sobre o progresso do trabalho e a cultura organizacional ser pautada na transparência e no trabalho em equipe.

Determine metas claras

Falando em gestão do tempo, vale a pena se lembrar de quão importantes são as metas para a performance de um time. São elas que norteiam toda a equipe e indicam onde a empresa quer chegar.

Por isso, trace suas metas com clareza e se certifique de que cada colaborador saiba exatamente qual é o seu papel para cumpri-la. Não se esqueça, ainda, de que a sua empresa precisa ter uma boa perspectiva do futuro, portanto, as metas devem ser criadas para o curto, médio e longo prazo.

Realize ações de marketing de incentivo

Essa é uma estratégia muito eficaz para melhorar o comprometimento de uma equipe. O marketing de incentivo é o conjunto de ações elaboradas internamente para motivar os colaboradores, além, é claro, de melhorar o entrosamento e o clima organizacional.

As ações nesse sentido podem ser variadas, como viagens para a equipe, participação em eventos, programas de relacionamento e fidelização, entre muitas outras. O mais importante é que você monitore todas as ações e descubra quais foram os impactos, principalmente na produtividade da equipe.

Promova as lideranças

Muitos gestores se sentem ameaçados quando percebem que alguns colaboradores demonstram uma grande aptidão para lideranças e, em alguns casos, com medo de perderem o seu cargo para o novo talento, acabam sufocando esse potencial. Este, no entanto, é um grande equívoco e pode ser bastante prejudicial para desenvolver a sua equipe.

Líderes devem ser estimulados e, de preferência, agir em parceria com a gestão. Afinal, eles podem ajudar o gestor a coordenar a equipe, de modo que todos sigam o mesmo caminho! Portanto, em vez de sufocar as lideranças, encoraje-as a mostrar todo o seu potencial.

O que você faz para melhorar a performance do seu time e ter uma equipe de alta performance? Deixe seu comentário para enriquecer a nossa discussão!

Deixe um comentário