Em tempos de internet, as empresas precisam exercitar a criatividade ao máximo para chamar a atenção de clientes para seus produtos. Foi assim que surgiu o que se chama de live marketing, uma tendência que envolve o consumidor no processo de comunicação, a partir da interatividade.
Em outras palavras, os consumidores não estão mais passivos às propagandas tradicionais, em outdoors, revistas ou televisão. O live marketing traz as propagandas para o cotidiano e depende diretamente da participação do público. Alguns exemplos de ações nesse sentido são a criação de jogos envolvendo a marca, concursos valendo prêmios e distribuição de brindes.
Se você quer aprender como implantar uma ação de live marketing em sua empresa, conheça agora mesmo 4 passos essenciais:
1. Conheça seu público
O primeiro passo antes de iniciar uma campanha de live marketing é saber quem você pretende atingir com sua ação. Dessa forma, você poderá definir o meio que será utilizado, a linguagem e o tipo de evento mais adequado.
Por exemplo, se seu foco estiver em jovens, você pode utilizar as redes sociais como meio de divulgação e interação. Caso o público de sua marca seja composto de donas de casa, que tal realizar uma intervenção em um supermercado?
2. Trace seus objetivos
Além do público-alvo, é importante definir quais são os resultados pretendidos com a ação. Alguns dos mais comuns são aumentar vendas, conseguir seguidores em redes sociais, divulgar um novo produto e tornar a marca mais conhecida.
Existe uma atitude mais adequada para cada um desses objetivos. Para quem busca aumentar o número de seguidores nas redes sociais, por exemplo, nossa dica é promover sorteios e sugerir compartilhamento de postagens.
Se você pretende divulgar um novo produto lançado, uma estratégia interessante é organizar um evento especialmente para apresentar esse produto, oferecendo atrações que sejam do interesse do seu público-alvo, como um show, uma palestra ou um evento esportivo.
3. Defina um orçamento
Os gastos envolvidos em uma ação de live marketing devem ser contabilizados antes que ela seja colocada em prática. Por isso, ao planejar sua campanha, faça uma estimativa dos custos que serão empregados para a sua execução e pondere se eles são justos para o objetivo pretendido.
Um ponto importante que você deve levar em consideração ao planejar seu orçamento é a possibilidade de retorno financeiro da sua ação. Por exemplo, oferecer uma viagem de incentivo para sua equipe pode parecer caro, mas ela se torna lucrativa na medida em que o estímulo para melhorar o desempenho de seus colaboradores aumenta seus rendimentos.
4. Monitore os resultados
Durante todo o andamento da campanha, analise os retornos que ela está proporcionando. Esse monitoramento deve ser feito mesmo depois do encerramento, com a elaboração de relatórios de produção. Dessa forma, você poderá verificar sua eficiência e saberá como agir e o que pode ser melhorado em uma próxima ocasião.
Além dos números de vendas ou de curtidas e do alcance das postagens, você pode utilizar a opinião dos próprios consumidores para elaborar esse relatório. Para isso, basta aplicar questionários perguntando sobre a experiência dos usuários e satisfação com a marca.
Agora que você já sabe o que é o live marketing e como implantá-lo, compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais!