Com a recente crise econômica, o pessimismo tomou conta da vida do brasileiro. O assunto é comentado em todos os lugares com aquele tom pesado, das conversas familiares às mesas de bar. Embora as pessoas tenham motivo para estarem mais céticas, o empreendedor, por outro lado, deve assumir uma postura um pouco diferente.
Acontece que é justamente nesse momento, no qual as incertezas predominam, que os colaboradores mais precisam da presença de um verdadeiro líder. Se o gestor se afastar ou transparecer insegurança e negatividade, certamente afetará o clima organizacional e, consequentemente, perderá em produtividade. A motivação, portanto, é um dos pilares para vencer a crise!
Para ajudá-lo, resolvemos trazer neste post 4 atitudes indispensáveis para aqueles que querem superar a crise. Confira a seguir!
Como motivar minha equipe?
É preciso que o gestor saiba as estratégias que pode usar para motivar sua equipe. Um clima interno de desconfiança faz com que a produtividade do time caia significativamente. Para a sorte do empreendedor, a maioria das ações motivacionais são simples e podem fazer toda a diferença:
Transparência
Em primeiro lugar, é importante deixar claro para todos os colaboradores qual é a situação atual da empresa. Ela enfrenta problemas financeiros? Precisa cortar gastos? É claro, esse tipo de informação pode assustar os profissionais, por isso é importante que o gestor diga quais são as ações que estão sendo tomadas para reverter o quadro. Dessa forma, a insegurança diminui, pois todos se conscientizam de que, apesar dos problemas, a empresa está tomando todas as medidas necessárias para reverter essa situação.
Plano de carreira
Ter um plano de carreira na empresa é indispensável para melhorar o motivacional e, consequentemente, os resultados do seu negócio. Isso porque os profissionais esperam por novos desafios, e não trabalhar a vida inteira no mesmo cargo. É importante que o gestor defina, em um fluxograma claro, todos os cargos da empresa e, principalmente, escolha critérios e objetivos para o crescimento. Assim, todos se sentem mais motivados a melhorar os resultados do negócio.
Liderança
A liderança é importante não só para motivar os colaboradores, mas, principalmente, para que a empresa se mantenha resiliente no mercado. Os líderes são aqueles capazes de inspirar toda a equipe. Eles sabem trabalhar em grupo, procuram sempre representar os liderados e, acima de tudo, são proativos, procurando sempre a solução para os problemas. Por isso, é muito importante que o gestor abandone a velha figura do “chefe” e assuma uma postura de engajamento.
Viagens de incentivo
Por fim, uma outra ação que pode ser adotada para melhorar o clima na empresa são as viagens de incentivo. Sem dúvidas, elas são um grande estímulo para que todos mantenham a produtividade em alta. Em tempos de crise, esse pode ser um grande diferencial não só para melhorar o clima interno, mas para diminuir o “turnover”, retendo talentos.
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