4 fatores para você vencer a crise ainda em 2016

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
4 fatores para você vencer a crise ainda em 2016
x-fatores-para-voce-vencer-a-crise-ainda-em-2016

Com a recente crise econômica, o pessimismo tomou conta da vida do brasileiro. O assunto é comentado em todos os lugares com aquele tom pesado, das conversas familiares às mesas de bar. Embora as pessoas tenham motivo para estarem mais céticas, o empreendedor, por outro lado, deve assumir uma postura um pouco diferente.

Acontece que é justamente nesse momento, no qual as incertezas predominam, que os colaboradores mais precisam da presença de um verdadeiro líder. Se o gestor se afastar ou transparecer insegurança e negatividade, certamente afetará o clima organizacional e, consequentemente, perderá em produtividade. A motivação, portanto, é um dos pilares para vencer a crise!

Para ajudá-lo, resolvemos trazer neste post 4 atitudes indispensáveis para aqueles que querem superar a crise. Confira a seguir!

Como motivar minha equipe?

É preciso que o gestor saiba as estratégias que pode usar para motivar sua equipe. Um clima interno de desconfiança faz com que a produtividade do time caia significativamente. Para a sorte do empreendedor, a maioria das ações motivacionais são simples e podem fazer toda a diferença:

Transparência

Em primeiro lugar, é importante deixar claro para todos os colaboradores qual é a situação atual da empresa. Ela enfrenta problemas financeiros? Precisa cortar gastos? É claro, esse tipo de informação pode assustar os profissionais, por isso é importante que o gestor diga quais são as ações que estão sendo tomadas para reverter o quadro. Dessa forma, a insegurança diminui, pois todos se conscientizam de que, apesar dos problemas, a empresa está tomando todas as medidas necessárias para reverter essa situação.

Plano de carreira

Ter um plano de carreira na empresa é indispensável para melhorar o motivacional e, consequentemente, os resultados do seu negócio. Isso porque os profissionais esperam por novos desafios, e não trabalhar a vida inteira no mesmo cargo. É importante que o gestor defina, em um fluxograma claro, todos os cargos da empresa e, principalmente, escolha critérios e objetivos para o crescimento. Assim, todos se sentem mais motivados a melhorar os resultados do negócio.

Liderança

A liderança é importante não só para motivar os colaboradores, mas, principalmente, para que a empresa se mantenha resiliente no mercado. Os líderes são aqueles capazes de inspirar toda a equipe. Eles sabem trabalhar em grupo, procuram sempre representar os liderados e, acima de tudo, são proativos, procurando sempre a solução para os problemas. Por isso, é muito importante que o gestor abandone a velha figura do “chefe” e assuma uma postura de engajamento.

Viagens de incentivo

Por fim, uma outra ação que pode ser adotada para melhorar o clima na empresa são as viagens de incentivo. Sem dúvidas, elas são um grande estímulo para que todos mantenham a produtividade em alta. Em tempos de crise, esse pode ser um grande diferencial não só para melhorar o clima interno, mas para diminuir o “turnover”, retendo talentos.

Gostou do conteúdo? Acredita que alguns dos fatores citados acima podem fazer a diferença para você vencer a crise ainda este ano? Navegue em topservicetur.com.br e descubra como.