5 dicas para analisar os resultados da sua campanha de incentivo

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5 dicas para analisar os resultados da sua campanha de incentivo

Na análise de uma campanha de incentivo, assim como em qualquer outra ação de marketing, é fundamental se certificar de que as metas estejam sendo cumpridas. Ter colaboradores, revendedores ou distribuidores mais motivados e comprometidos com a empresa é importante, mas isso não adianta se os resultados forem abaixo do esperado.

Para comprovar que a campanha tem trazido retornos, é preciso que haja um esforço na mensuração e, principalmente, no planejamento para que os objetivos sejam alcançáveis. Por isso, preparamos 5 dicas para você entender melhor como qualificar as análises de resultados em uma campanha de incentivo. Confira!

Revise suas metas e objetivos

O primeiro passo é avaliar as finalidades da sua campanha. Volte ao seu planejamento e confira se o que você espera desse projeto pode ser alcançado, se são metas realistas e se podem ser medidas com frequência. Por exemplo, se o objetivo é melhorar a percepção dos clientes sobre o atendimento dos seus funcionários, você precisa ter esquematizadas as formas de mensurar o desempenho, como pesquisas quantitativas ou qualitativas com os consumidores.

É importante também dar uma olhada nas premiações dos funcionários. Certifique-se de que elas serão ferramentas motivadoras e que poderão proporcionar experiências memoráveis aos seus colaboradores. Para isso, viagens de incentivo costumam funcionar muito bem.

Para ter certeza do investimento, faça reuniões ou pesquisas prévias com uma parte ou todos os participantes da campanha para diminuir os riscos de erros na escolha das gratificações.

Defina as métricas de monitoramento

Junto com os objetivos e metas devem ser definidas as métricas ou KPIs (Indicadores-Chave de Performance), as ferramentas necessárias para monitorar sua campanha. Não há muito mistério nessa etapa, basta escolher indicadores alinhados com seus objetivos. Por exemplo: se a finalidade é aumentar as vendas em 20% em 6 meses, os KPIs serão, naturalmente, o número de vendas, a receita gerada, o custo de aquisição de clientes, o número de novos clientes etc.

Faça avaliações periódicas

Depois de definir as métricas, é necessário fazer avaliações frequentes sobre a execução da campanha — pelo menos quinzenais, dependendo do período total. A ideia é medir os efeitos da sua estratégia e se ela foi abraçada por funcionários, revendedores ou quem quer que seja o alvo da campanha.

Além do mais, essas análises servem para ajustar problemas que possam surgir no caminho, como a falta de entendimento de algum ponto do regulamento ou possíveis desmotivações por premiações que não engajaram o suficiente. Para resolver isso, você pode e deve fazer reuniões ou abrir um canal de comunicação direto para que os participantes possam relatar dúvidas e objeções.

Comprove o ROI da sua campanha de incentivo

O marketing de incentivo eficiente é aquele que não dá prejuízos para a empresa. Costuma ser lucrativo porque, quando bem planejado, os prêmios só acontecem se determinadas metas forem cumpridas. Logo, uma dica é sempre planejar com cuidado os prêmios em relação às expectativas de ganho para não gerar perdas.

Imagine que você planeje distribuir viagens de incentivo para 10 funcionários que vão custar aos cofres da empresa R$ 80.000,00. Para que o ganho seja relevante, suas metas devem render pelo menos de 15% a 25% do valor investido.

Analise o pós-campanha

Nessa etapa as atenções devem ser redobradas, especialmente em relação ao desempenho dos participantes. A performance naturalmente tende a cair um pouco nesse momento, seja em produtividade, vendas ou satisfação. Porém, é preciso tomar cuidado para que ela não se torne menor do que era antes de a campanha começar.

Como foi visto, acompanhar o desenvolvimento de uma campanha de incentivo, desde o planejamento até os momentos seguintes ao término, é muito importante para garantir que os bons resultados sejam conquistados. Contudo, o detalhe está no início, quando são estabelecidos os objetivos e metas, pois um erro de projeção pode prejudicar toda uma análise posterior.

Se você já trabalhou com alguma campanha de incentivo, conte-nos como foi a experiência e se os resultados foram os esperados. Aproveite para compartilhar suas ideias, conhecimentos e também suas dúvidas!