5 dicas para manter a motivação dos parceiros de negócio

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O relacionamento com parceiros de negócio pode assumir uma variedade de formas.

A fim de manter a motivação, alguns princípios gerais podem ser aplicados. Pensando nisso, apresentamos, neste post, algumas das melhores estratégias para uma parceria começar e se manter forte ao longo do tempo. Boa leitura!

1. Comece criando uma visão e missão compartilhadas

Dedique um tempo para discutir a visão e a missão da sua empresa com seus parceiros de negócio. Priorize os elementos capazes de criar mais sinergia e motivação com todos, oferecendo uma finalidade e definindo quais são os resultados ideais.

Coloque tanto a visão quanto a missão por escrito, conjugando-as como referência para todas as ações que serão realizadas.

2. Certifique-se de que as necessidades e expectativas de cada parceiro sejam abordadas

Cada um tem suas próprias razões para integrar a parceria. Alguns podem estar à procura de novas oportunidades para investir o capital, outros, obter mais experiência ou aumentar suas conexões etc.

Ainda que os motivos não sejam ditos explicitamente, eles permanecem como uma expectativa subjacente. Se ela, por sua vez, não for cumprida, o relacionamento pode se tornar tenso.

Sendo assim, descubra o que seus parceiros esperam de você e divida suas expectativas com eles. Prepare-se por meio da elaboração de um planejamento estratégico para quando as circunstâncias ou interesses pessoais mudarem.

Dessa forma, as chances de ocorrerem crises na relação de parceria diminuem sensivelmente.

3. Identifique e utilize os pontos fortes de cada parceiro

Desencadear e utilizar os pontos fortes dos indivíduos que compõem a parceria contribui para estimular a colaboração, além de alavancar as chances de sucesso a longo prazo. Anote suas forças pessoais e peça aos seus parceiros que façam o mesmo.

Após isso, reúnam-se e discutam como essas características podem ser aplicadas ao negócio.

4. Promova reuniões periódicas para superar desacordos, decepções e frustrações

Nem sempre é fácil abordar um parceiro de negócio, especialmente se há um relacionamento de longa data que se deteriorou.

Promover uma reunião por semana pode ser necessária em algumas situações. Organizar, ao menos, um encontro mensal é absolutamente indispensável. Aproveite essas ocasiões para falar sobre o que você almeja com a parceria e demonstre otimismo. Isso dará a todos algo pelo qual trabalhar e responder.

5. Divida as responsabilidades, sobretudo na tomada de decisão

Aproveite todas as oportunidades para demonstrar seu comprometimento com a parceria e divida a responsabilidade na tomada de decisão. Para tanto, defina claramente as tarefas que você executará no próximo período e estimule todos a fazerem a mesma coisa.

A partir disso, cada um pode ser responsável perante a si mesmo, ao outro e ao negócio. Se, ainda assim, restarem tarefas descobertas, considere a possibilidade de contratar um especialista ou consultor externo.

Lembre aos seus parceiros de negócio que o objetivo maior é garantir que todas as ações sejam eficientemente realizadas e as responsabilidades justamente divididas.

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