5 livros de marketing que você precisa ler já

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
5 livros de marketing que você precisa ler já
x-livros-de-marketing-que-voce-precisa-ler

O marketing segue as mudanças de consumo e comportamento da sociedade e, por isso, é necessário se manter sempre atualizado, não apenas para conhecer o consumidor, como também para pensar e elaborar novas estratégias de ação.

Essa tarefa se torna menos complicada quando você pode contar com a ajuda de profissionais que decidiram compartilhar um pouco de suas experiências no mundo do marketing. Quer conhecer alguns exemplos? Confira nossa lista de 5 grandes livros de marketing que você precisa ler já!

Primeiro, quebre todas as regras

À procura de livros de marketing para aperfeiçoar sua liderança e gerir melhor sua equipe? Leia “Primeiro, quebre todas as regras”, resultado do trabalho dos consultores Curt Coffman e Marcus Buckingham.

Publicado em 1999, o livro reúne experiências de gestores de empresas do mundo todo. Esses profissionais, com modelos de gestão aparentemente distintos entre si, possuem uma importante característica em comum: nenhum deles se importou em quebrar as regras que eram consideradas sagradas no mundo da gestão e da liderança.

Além das regras rompidas, o livro apresenta ainda as 4 habilidades que todo gerente deve ter, as diferenças entre os grandes gerentes e os gerentes medianos e as 12 perguntas que podem ajudar você a identificar os melhores talentos em sua empresa.

Marketing 3.0

Presença obrigatória nas principais listas de livros de marketing e administração, Philip Kotler é um dos pensadores mais influentes da área. Nesse livro ele apresenta o conceito de marketing 3.0, com base na criação de produtos, serviços e empresas, que inspiram e refletem os valores de seus consumidores.

Este novo modelo de marketing vem mostrando, as particularidades e complexidades por trás de cada cliente, e o interesse desse consumidor em produtos e serviços que possam satisfazer suas necessidades na participação e engajamento na geração de conteúdo.

Everybody Writes

Você é daquelas pessoas que entram em pânico toda vez que precisa escrever? Ann Handley é outra grande guru do marketing e em “Everybody Writes” ela apresenta um verdadeiro manual de escrita que vai da gramática à organização de ideias, passando pela criação de uma história atraente para sua marca.

Handley parte do princípio de que o marketing é impulsionado pelo conteúdo, logo, a boa escrita é uma ferramenta poderosa que deveria ser dominada pelos profissionais de marketing com a mesma habilidade que um construtor civil usa o cinto de instrumentos. Apesar de ainda não ter tradução para o português, vale a pena investir na leitura.

Made to Stick: Why Some Ideas Survive and Others Die

Quando se trata de lendas urbanas ou teorias da conspiração, é incrível a rapidez com que ideias podem pegar e se espalhar. Ao mesmo tempo, há grandes ideias que morreram de forma incrivelmente rápida, caindo no esquecimento. “Made to Stick” explora o que faz com que algumas ideias sejam memoráveis e outras de curta duração.

Autores deste livro, os irmãos Chip Heath e Dan Heath desenvolveram uma abordagem comprovada que transformam o modo como as pessoas comunicam ideias. Usando histórias de sucesso para mostrar o que pode ser realizado com “mensagens que grudam”, o livro prende o leitor logo no início. Ficou curioso? O primeiro capítulo (em inglês) está disponível na página dos irmãos Heath.

Marketing de incentivo: uma visão legal

Enquanto aqui no Brasil a legislação não define padrões específicos, é importante observar e entender o funcionamento do marketing de incentivo. Esse livro foi desenvolvido pelos juristas Elidie Bifano, Luciana Aguiar, Paulo de Barros Carvalho, Nelson Mannrich e Wagner Balera em colaboração com o economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e é uma obra essencial, não só para o departamento jurídico da empresa, como também para todos os profissionais de marketing que se interessam pelo marketing de incentivo.

Quer saber um pouco mais sobre o marketing de incentivo e como sua empresa pode se utilizar dessa ferramenta para motivar a equipe? Entre em contato conosco!