A viagem de incentivo é uma das mais significativas formas de motivação para os colaboradores de uma empresa. Ela consiste em uma ferramenta de marketing oferecida pelas empresas à sua equipe, fornecedores e até mesmo clientes, com objetivo de proporcionar momentos únicos para aqueles que se destacam como os melhores em uma temporada ou projeto.
Ao invés da tradicional premiação em dinheiro, uma companhia pode ofertar a seus colaboradores (internos e externos) uma nova experiência, o que é útil para o fortalecimento dos laços.
A empresa em que você trabalha ainda tem resistência a esse método? Desmitifique a questão: os maiores mitos sobre a viagem de incentivo estão neste texto:
“Essas são soluções onerosas para a empresa”
Estudos feitos pela Society for Human Resource Management (SHRM) comprovam que colaboradores motivados e totalmente engajados com a empresa são cerca de 20% mais produtivos do que a média dos trabalhadores. Já os colaboradores que não estão motivados tendem e executar menos da metade da produtividade geral — o que acaba custando muito mais caro para a companhia!
Com a ajuda de uma empresa especializada nesse serviço, torna-se possível oferecer viagens personalizadas e exclusivas a seus colaboradores e clientes, muitas vezes com preços mais acessíveis, a partir das buscas feitas. A viagem de incentivo, assim, se apresenta como um artifício com ótimo custo-benefício.
“As viagens de incentivo não superam o prêmio em dinheiro”
Os prêmios monetários costumam ser rapidamente esquecidos. Já as viagens de incentivo proporcionam novas experiências, que alimentam registros em fotografias e as conversas do premiado por anos a fio. Nesse sentido, a empresa poderá ficar até “para sempre” na memória de quem desfrutou da viagem, o que fortalece o engajamento.
“Os colaboradores não precisam de viagens para serem leais à empresa”
De fato, todos gostaríamos de pensar que os colaboradores já são naturalmente leais à empresa em que trabalham, mas, se analisarmos de perto, não é realmente isso que ocorre. O que comumente pode ser visto em muitas empresas é a grande rotatividade de colaboradores, de maneira que fica clara uma dificuldade de se reter os talentos.
A viagem de incentivo é uma ótima estratégia para que os colaboradores possam se sentir parte importante da empresa e perceber que realmente recebem algo rico e benéfico em troca de seu grande desempenho.
“Cargos mais altos não precisam de motivação extra”
Um grande erro cometido pelas empresas é achar que pessoas que ocupam os cargos mais altos não precisam de motivação extra para a realização de suas atividades e o adequado cumprimento de suas funções.
Vale dizer que os profissionais com altos cargos apresentam-se muitas vezes menos engajados do que os colaboradores que estão na base da hierarquia. É essencial também incentivar reforços e engajamento, e as viagens de incentivo para esses colaboradores são uma grande ideia.
“As viagens de incentivo são caras”
Considerada um dos mais eficientes instrumentos para a elevada motivação de colaboradores, a viagem de incentivo traz, sim, resultados positivos nos números da empresa. Alguns exemplos possíveis são:
- a geração de um ciclo virtuoso, que reflete de maneira direta no ânimo e contentamento geral da equipe, já que mesmo aqueles que não viajam irão se empenhar futuramente para aumentar a produtividade;
- a fidelização de seus clientes mais presentes (e recompensados), tornando assim a relação comercial muito melhor;
- o investimento da viagem será coberto pelo aumento operacional e de suas vendas, já que o custo da viagem é determinado dentro das metas de crescimento da empresa. Uma viagem de incentivo tem retorno garantido.
Viu só como as viagens de incentivo podem trazer benefícios para a empresa? E a sua companhia, já adota esse tipo de incentivo? Deixe a sua opinião em nossos comentários!