5 tipos de colaboradores da empresa (saiba lidar com cada um)

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Todo bom gestor sabe da importância de manter um time de colaboradores que seja motivado, engajado e talentoso. Afinal, são essas pessoas que vão realizar tarefas, cumprir prazos e trazer resultados cada vez mais satisfatórios para a empresa.

Mas nem sempre a equipe é composta por colaboradores que têm exatamente aquelas características que imaginamos. Na realidade, existe uma série de traços que são super marcantes em qualquer time e que precisam ser trabalhados por um gestor para que os processos se tornem mais eficientes e a equipe mais produtiva.

Confira aqui os perfis mais recorrentes de colaboradores da empresa e a melhor forma de lidar com cada um deles:

O competitivo

É aquele colaborador que quer sempre ser o melhor em tudo e, principalmente, precisa que todos saibam disso. Vai sempre aparecer com uma história que mostra como ele é talentoso, genial e indispensável. E, se precisar, vai até passar os colegas de equipe para trás só para ficar com a fama.

A melhor forma de lidar com um colaborador de perfil competitivo é reforçando sempre a importância do trabalho em equipe. Priorize tarefas que devam ser realizadas em conjunto e mude o discurso, elogiando sempre o time e nunca uma só pessoa.

O indeciso

São horas e horas para tomar qualquer decisão, por mais simples que ela seja. O colaborador indeciso vai pedir a opinião de toda a equipe antes de mandar um e-mail, definir um custo, resolver um problema. E, muitas vezes, acaba perdendo o timing e, prejudicando a empresa, em sua vontade de ser perfeito.

Muitas vezes, a indecisão está relacionada à insegurança e, por isso, o melhor a se fazer é trabalhar a autoestima do colaborador, mostrando como ele é importante para empresa e como, quando toma decisões e assume responsabilidades, faz a diferença nos resultados.

O super dramático

Ele é o rei da reclamação. Vai reclamar do prazo, da temperatura do ar-condicionado e fazer um drama enorme sempre que tiver oportunidade. A pior parte disso é que, sem que ninguém perceba, essa postura negativa vai contaminando a equipe e deixando o clima na empresa cada vez mais pesado e difícil.

É super importante deixar bem claro que a sua empresa trabalha sempre em busca de um bom clima organizacional e de uma postura positiva e otimista. Converse com os colaboradores e corte qualquer postura negativa antes que ela se torne uma prática recorrente.

O questionador

Em função de ser um bom colaborador, eficiente e competente, esse tipo tende a questionar todas as ordens e definições dos gestores, desde a proibição do uso de bermudas até os prazos determinados com antecedência. Ele julga estar acima dos outros e essa postura pode ser bastante prejudicial, uma vez que não se sabe quando será possível contar com ele.

A relação com um colaborador questionador deve ser direta e transparente. É função do gestor mostrar que para a empresa, os resultados não são a única coisa que importa: o respeito às regras também é essencial. Defina punições para quando isso não acontecer e tudo ficará bem!

O estourado

Um colaborador que parece uma bomba-relógio. Ninguém sabe como lidar com ele, já que quando menos se espera, ele pode se tornar agressivo e super nervoso. Até mesmo com os clientes e já viu os impactos negativos disso para o seu negócio, né?

Aqui, a melhor solução é parecida com a anterior: conversar claramente e mostrar que esse tipo de comportamento não é bem visto pela gestão. Com uma boa conversa e ações diárias, o colaborador vai entender a importância de repensar a sua postura.

E você? Já se deparou com um ou mais desses perfis de colaboradores de empresa?

Imaginamos que sim! O mais importante é ter em mente que é sempre possível adaptar algumas posturas para garantir que a equipe esteja afinada e alinhada com a cultura da empresa. No final das contas, a percepção do cliente sobre o atendimento e o time de colaboradores influencia bastante em suas vendas e, por isso, vale a pena investir em treinamento e capacitação da sua equipe.

Não deixe de compartilhar conosco as suas experiências e resultados de sucesso na gestão de pessoas. É só postar nos comentários!