6 passos para não errar na decoração de eventos corporativos

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
6 passos para não errar na decoração de eventos corporativos
x-passos-para-nao-errar-na-decoracao-de-eventos-corporativos

Existem diversas razões para uma empresa organizar um evento corporativo: aproximação com colaboradores, confraternizações, lançamento de produtos, fortalecimento de marca, entre outros. O grande diferencial desses encontros é que a finalidade é sempre estratégica e precisa refletir valores e identidades organizacionais. Sendo assim, a decoração precisa ser impecável e compatível com a proposta do evento.

Confira abaixo seis passos para você não errar na decoração de eventos corporativos!

1 – Considere o objetivo do evento e faça um briefing

O primeiro passo é sempre explorar as possibilidades que existem na organização de um evento e definir qual será a linha de decoração a ser seguida dentro do orçamento disponível.

O evento pode ter a intenção de aproximar a empresa do público interno, por exemplo, e nesse caso é necessário um ambiente descontraído voltado para o conforto dos colaboradores. Mas se a intenção é inaugurar uma nova sede empresarial, você pode organizar um jantar com mais requinte em um salão sofisticado.

Por isso, é necessário avaliar qual é o real objetivo do encontro para escolher local, tema decorativo, menu, música, entre outros detalhes.

2 – Faça um checklist

O planejamento é sempre crucial para o sucesso do evento. Por isso, organize um checklist de tudo o que você precisa providenciar. Se necessário, faça em formato de cronograma com datas de prioridade.

O checklist deve conter: toalhas, talheres, flores, bexigas, vasos, placas de mesas, menu, tapetes, sofá e mesas bistrô, entre outras decorações.

Se o orçamento for curto e você for apostar no “faça você mesmo” para a decoração das mesas, deve criar também uma lista de materiais a serem providenciados.

3 – Relacione o tema da festa com a identidade da empresa

Mesmo que o tema seja totalmente descontraído e festivo, você ainda precisa trazer a empresa organizadora da festa nos detalhes da decoração.

Pense em como o nome do evento, o convite e os enfeites no dia do encontro podem sempre remeter ao nome da empresa. Você pode optar por utilizar cores da identidade visual da companhia ou ainda criar um material visual (digital e gráfico) com dizeres e agradecimentos. O importante é estar presente de forma sutil e integrada.

4 – Escolha os fornecedores certos

Sem dúvida, o evento depende dos seus fornecedores, por isso, tenha certeza de ter recomendações ao contratar um fornecedor. Outra garantia, é ter sempre o contrato com registro em cartório.

Converse com as empresas de decoração, buffet e outras pessoas que estarão envolvidas, como garçons ou cerimonialistas. Alinhe expectativa e responsabilidades. Isso garantirá que nenhum detalhe fique para trás.

5 – Pense na montagem e infraestrutura

Após escolher o local, desenhe como será a organização das mesas e demais infraestruturas. Distribua tudo de forma que o ambiente fique aconchegante para o número de convidados. Crie ambientes diferentes, como lounges com sofá e mesas bistrô. Pense também nos locais onde as comidas serão servidas.

Se o lugar for aberto, certifique-se de contratar tendas para caso de chuva. Se tiver palco para apresentações ou premiações, faça a montagem com antecedência e verifique se é seguro.

Com o desenho do espaço você visualizará onde será necessário mais atenção com móveis, plantas e demais itens de decoração.

6 – Invista em enfeites de mesas

Por mais diferente que seja o tipo do seu evento, ele sempre terá mesas centrais com comidas para buffet ou coffee break, e pode ter mesas menores para acomodar os convidados. A decoração das mesas é sempre esperada e faz toda a diferença.

Ouse com flores, vasos ou velas. Se optar por um estilo rústico, você não necessariamente precisa de toalhas, pode usar jogos americanos ou sousplat. Coloque também identificação personalizada com o nome dos convidados e outros materiais gráficos com a identidade da empresa.

Com esses passos, você já pode iniciar a decoração do seu evento corporativo. Busque sempre o conforto dos convidados aliado à identidade da empresa na hora de organizar os ambientes, assim será sempre um sucesso!

E você? Já teve alguma experiência com decoração de eventos corporativos? Deixe um comentário contando sua experiência!