Na hora de organizar um evento corporativo, muitos são os detalhes para que ele seja um sucesso. Por isso, a logística para eventos é fundamental, já que ela vai garantir a integração de todos os setores e o trabalho mais eficiente e preciso.
Hospedagem, locomoção até o evento, definição dos palestrantes, formas de inscrição ─ todos são itens essenciais no seu planejamento e que dependem da logística para que saiam como o esperado.
Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura do texto e veja dicas importantes!
1. Planejamento
Antes de tomar qualquer ação, você deve fazer um bom planejamento ─ essencial para que sejam alinhados os objetivos esperados e também os meios de chegar até lá.
Lembre-se de que nem todos os eventos corporativos são iguais, então determine a função primordial do que você está organizando: lançar um novo produto? Agregar mais conhecimento às suas equipes? Motivar os colaboradores? Atrair novos parceiros comerciais?
2. Orçamento
Sempre tenha uma planilha atualizada com todos os dados das contratações de equipe, aluguel do local do evento, material de divulgação, transporte etc.
Converse muito bem com o setor encarregado do evento e estipule quais são os pontos mais importantes e aqueles que podem ter os custos reduzidos.
3. Definição do local do evento
Agora que você já definiu o objetivo e o público-alvo do seu evento e delimitou o orçamento, é hora de pensar no local do evento.
É importante que o ponto escolhido esteja de acordo com o tipo de evento que você está organizando, que comporte a quantidade de pessoas que espera receber e que possua os recursos necessários para o desenrolar do seu evento (como projetores, espaço suficiente para estandes e demonstrações de produtos, entre outros).
4. Local de informações
Em qualquer evento corporativo, é essencial que as pessoas tenham um local para se informar, se cadastrar e até mesmo entrar em contato com os organizadores se for necessário.
Essa base de operações pode ser tanto física quanto online, sendo que a última tem sido mais utilizada. Pode ser um hotsite ou até mesmo uma página no Facebook, desde que nela estejam presentes as informações como data e local, horário, formas de inscrição, nome dos palestrantes e formas de contato.
5. Estipule um número máximo de convidados
Por motivos de segurança (e até mesmo para que o seu evento seja aproveitado da melhor maneira possível), é preciso pensar em um número máximo de pessoas que você poderá receber e que ficarão bem acomodadas no espaço definido para o evento.
Lembre-se de incluir nesse planejamento os convidados especiais, autoridades e palestrantes. Em seguida, estipule um período de inscrições e monitore-as.
6. Defina os materiais de divulgação
Como você pretende atrair o público que deseja para o seu evento corporativo? Saber um pouco mais sobre as características dessas pessoas ajuda na hora de pensar nas melhores formas de divulgação.
Embora o meio online seja amplamente utilizado, é importante se lembrar de formas de divulgação tradicionais e que podem ser bastante eficientes, como um anúncio em uma publicação exclusiva do setor, folhetos, cartas-convite etc.
7. Pense no translado de materiais e pessoas
O que você vai precisar para que o seu evento se concretize? Tenha uma lista atualizada de todos esses itens e veja quais precisarão ser levados até o evento ─ e como isso será feito.
Além de materiais, também pode ser necessário que você transporte palestrantes ou até mesmo convidados, cuidando desde a recepção do grupo no hotel até a chegada e a saída do seu evento corporativo. Por isso, inclua esse item no seu orçamento e planeje quantos funcionários e equipes precisará mobilizar para que tudo saia como planejado.
8. Contrate uma empresa especializada
O mais indicado é sempre contar com o auxílio de uma empresa especializada, que já ela está acostumada a lidar com essas situações. Além disso, ela pode ajudá-lo a economizar e a transformar a experiência dos seus convidados, atingindo todos os objetivos propostos para o seu evento corporativo.
Ainda tem alguma dúvida sobre a logística para eventos corporativos? Deixe seu comentário!