A viagem de incentivo pode ser uma ferramenta de relacionamento?

A viagem de incentivo pode ser uma ferramenta de relacionamento?
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Uma viagem de incentivo é mais do que um modo de recompensar os colaboradores por metas alcançadas. Trata-se, também, de uma ferramenta para ser usada em relações com parceiros comerciais, como distribuidores, revendedores, fornecedores e investidores. É uma oportunidade para estabelecer relacionamentos que podem se transformar em melhores negócios para ambos.

Quer saber os motivos para isso? Nas próximas linhas, você entenderá a importância e a eficiência da viagem de incentivo no relacionamento com os parceiros de negócios. Confira!

As vantagens de uma viagem de incentivo

Estreita as relações

Normalmente, o relacionamento da sua empresa com os parceiros se dá em âmbitos muito corporativos, como em reuniões e negociações. Com as viagens de incentivo, o contato se transfere para situações informais, nas quais os principais objetivos são relaxar, aproveitar o local, divertir-se, aprender novas culturas etc. Enfim, o foco nos negócios fica em segundo plano.

Os parceiros certamente valorizarão mais as relações com a sua empresa depois de vivenciarem grandes experiências nessas viagens. A propósito, você pode solicitar que algum representante da sua organização, como um diretor, seja encaminhado para a mesma viagem para reforçar a lembrança da sua marca e gerar proximidade com os stakeholders.

Aumenta a motivação, a produtividade e as vendas

A melhoria nas relações é condição básica e fomentadora para um ganho de performance daqueles que são beneficiados. Se as viagens já funcionam como um fator engajador para os colaboradores internos, elas também terão um efeito tão produtivo quanto com os externos.

Pense, por exemplo, nos representantes e analistas de pequenas corretoras que comercializam os seguros de uma determinada operadora, e como eles se sentiriam incentivados e comprometidos a venderem mais para conquistarem essas viagens. Essa analogia poderia ser usada para as relações com distribuidores e as suas metas de venda, com fornecedores mais fiéis ou com potenciais investidores que só precisam daquele “empurrãozinho” para se associar a sua empresa.

Ademais, devemos pensar no aumento da produtividade em longo prazo. Pois as pessoas contempladas com as viagens normalmente voltam mais leves e motivadas para entregarem mais em seus trabalhos.

Facilita o fechamento de acordos e parcerias comerciais

Esse é um dos benefícios que podem ser aproveitados pelas empresas que investem em viagens de incentivo. Com um clima mais favorável na relação com os stakeholders, aumenta-se a flexibilidade para conseguir acordos mais interessantes para o seu negócio, como descontos na aquisição dos produtos e matérias-primas ou acordos para conseguir mais espaço físico de venda nos PDVs. Afinal, bons relacionamentos tendem a se tornar bons negócios

Como falamos anteriormente, as negociações devem ficar em segundo plano. Mas isso não impede que, por exemplo, o presidente ou um diretor da sua empresa não acompanhe de perto os representantes do seu parceiro comercial e, desse modo, feche acordos nos momentos oportunos da viagem.

Essas ocasiões possibilitam um tempo maior de contato com os parceiros, já que no dia a dia é difícil separar algumas horas na agenda para isso.

Gera encantamento e fidelização com a marca

Uma viagem de incentivo também é uma ferramenta eficiente de branding. Os momentos incríveis e inesquecíveis vividos pelas pessoas recompensadas passarão a ser associados com a sua marca. Os parceiros se sentirão reconhecidos e, principalmente, valorizados pelos resultados apresentados juntamente à sua empresa.

Mais do que isso, esse tipo de ação motiva os parceiros a manterem os compromissos comerciais com o seu negócio. Afinal, ficarão as expectativas para a possibilidade de novas premiações como essa à medida em que mais resultados forem gerados.

A viagem de incentivo não só pode como é uma das ferramentas mais aconselháveis para tornar os relacionamentos com os parceiros de negócios mais produtivos. Esse tipo de experiência cria uma aproximação importante com o público e reforça percepções positivas com a sua marca. Assim, se forma um ambiente de negócios mais favorável à sua empresa.

Se você gostou de ver como uma viagem de incentivo é importante para fortalecer o relacionamento com os seus parceiros comerciais, assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos como esse em seu e-mail.

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