Sua equipe fez um bom trabalho e, certamente, merece uma recompensa no final do ano, não é? Que tal pensar em maneiras mais criativas para premiar os colaboradores pelo desempenho e cumprimento de metas, em vez de um simples bônus financeiro?

No post de hoje, trazemos algumas ótimas opções para oferecer como incentivo de funcionários e evitar uma equipe desmotivada e pouco produtiva.

1. O tradicional bônus em dinheiro

Prêmios em dinheiro são sempre bem-vindos, mas você precisa prestar atenção em dois aspectos. Primeiro, se premiar com dinheiro este ano, poderá criar expectativa para os anos seguintes. Se for necessário interromper as premiações, os colaboradores poderão ficar desapontados e desmotivados. Segundo, é preciso calcular bem se é possível oferecer um bom prêmio. Caso a quantia for irrisória, é melhor pensar em outra opção para causar maior impacto.

2. Presentes para a família

Presentes são uma forma comum de premiação e incentivo aos colaboradores. Se a empresa não puder oferecer uma boa quantia em dinheiro como bônus, é preferível optar por presentes que sempre agradam e que incluam brinquedos para as crianças, quando for o caso. Pais costumam valorizar muito esses gestos de agrado aos filhos.

Para não errar na escolha e evitar oferecer presentes que não combinem com o gosto pessoal de cada um, é preferível oferecer brindes neutros, como bons vinhos, caixas de chocolates finos, vouchers para troca em lojas, ingressos para eventos culturais etc.

3. Dias de folga

Quem vive uma rotina estressante de trabalho, sem muito tempo para relaxar ou se dedicar a projetos pessoais, certamente gostará deste presente: tempo livre. Seus colaboradores apreciarão muito o prêmio na forma de dias de folga, e o custo para a empresa será pequeno.

Alternadamente, para não desfalcar o quadro de pessoal, ofereça uma sexta-feira ou libere aqueles dias que ficam encaixados entre um feriado e um fim de semana. Seu colaborador voltará na segunda-feira sentindo-se agradecido e cheio de energia para recomeçar o trabalho.

4. Festas de Natal com distribuição de brindes

As festas de fim de ano são ótimas formas de incentivo de funcionários que trabalharam o ano inteiro para cumprir metas. Promova uma festa com mesa farta, bebidas e boa música para que a equipe tenha horas de diversão e confraternização.

Não é necessário investir em salões de festas luxuosos para impressionar, pois isso pode parecer um pouco intimidante para quem não está habituado. É preferível um espaço agradável e não muito grande, para que as pessoas se sintam mais próximas.

Para quebrar o gelo e animar a festa, alugue um karaokê e promova alguns jogos e brincadeiras valendo prêmios extras.

5. Viagens de incentivo e experiências inesquecíveis

Há ótimas agências especialistas em viagem planejadas sob medida para incentivo de funcionários. Em vez de presentes materiais ou bônus em dinheiro que têm efeito temporário e são logo esquecidos, você pode oferecer aos colaboradores uma experiência para ser lembrada para o resto da vida.

Já imaginou o impacto de um cruzeiro pelo Rio Danúbio? Uma viagem para ver uma corrida de F1 ou um jogo de futebol da Liga dos Campeões na Europa? Quem sabe o UFC em Las Vegas?

Esses são apenas alguns exemplos de experiências que podem ser oferecidas aos colaboradores, inclusive com acesso às áreas VIP dos eventos esportivos para um encontro com os atletas. Pense em como a equipe se sentirá motivada a bater as metas para ganhar um prêmio assim!

E ao contrário do que você possa imaginar, esse não será um investimento alto para a empresa, uma vez que os custos da premiação já estarão computados nas metas anuais a serem cumpridas.

Seus colaboradores precisam sentir que o trabalho deles é valorizado para produzir mais. Para isso, nada melhor do que escolher uma das opções de incentivo de funcionários que sugerimos neste post.

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos nas redes sociais. Temos muitos assuntos interessantes a compartilhar!