As empresas já descobriram que para conquistar seus clientes internos e manter uma equipe motivada muitos fatores estão em pauta. Nesse cenário, as plataformas digitais ganharam força no mundo corporativo, pois dentro do mercado competitivo e dinâmico, não basta oferecer apenas boas condições de trabalho ou um salário adequado para a categoria.

É preciso fazer mais para que os colaboradores se sintam valorizados, vistam a camisa e busquem melhorar seus desempenhos. As campanhas de incentivo foram a solução encontrada para promover o engajamento dos colaboradores e potencializar o capital criativo e intelectual de cada um.

E é por meio das plataformas que as empresas e gestores podem gerenciar, monitorar e mensurar seus resultados, alavancando assim o desempenho de cada colaborador e promovendo resultados positivos para seu negócio.

Acompanhe este artigo e entenda mais sobre as vantagens do uso das plataformas digitais para as campanhas de incentivo em sua empresa.

1. Otimização de processos

As plataformas digitais têm a vantagem de reunir todos os dados em um mesmo ambiente e, assim, possibilitar o detalhamento das estratégias em busca dos resultados mais relevantes, por isso são capazes de otimizar os processos.

A otimização acontece porque, com a utilização das plataformas digitais, as empresas conseguem monitorar todas as atividades de seus colaboradores e dessa forma calcular o desempenho durante períodos específicos e conforme a função exercida por cada um.

Além disso, favorece a automação de alguns processos, como a troca de prêmios e a contagem de pontos. E fornece análise detalhada dos dados inseridos, permitindo o acesso aos resultados reais obtidos durante as campanhas, o que promove maior controle dos custos e processos para a empresa.

2. Praticidade garantida

Existem no mercado uma oferta variada de opções de plataformas, e cada empresa vai escolher aquela que mais encaixa ao seu objetivo de campanha, mas o que todas têm em comum é a praticidade no conjunto de serviços que oferecem.

Por meio delas, as empresas podem criar suas próprias regras, escolher a melhor forma para a pontuação de seus colaboradores, visualizar relatórios detalhados em tempo real, monitorar desempenhos e disponibilizar as premiações de diversas formas, seja dinheiro, moeda específica ou troca de produtos.

Tudo pode ser feito online, de forma rápida e fácil, sem que a empresa tenha que se preocupar em ter conhecimento em programação ou precisar disponibilizar um colaborador com conhecimento para isso. Isso é importante, porque proporciona a qualquer gestor o acesso rápido às informações da campanha de incentivo.

3. Possibilidade de mensurar e avaliar o retorno sobre o investimento

Para que as empresas trabalhem com as campanhas de incentivo, elas precisam apresentar também resultados financeiros favoráveis, pois de nada adianta envolver e motivar os colaboradores se estiver perdendo em seus ganhos financeiros.

Por isso, as plataformas digitais desempenham papel fundamental, pois por meio da coleta dos dados é possível mensurar e analisar se o retorno obtido é coerente com o investimento realizado. Os resultados podem ser avaliados a qualquer momento e as informações são arquivadas com segurança, impedindo que aconteça qualquer tipo de manipulação indevida dos dados.

Em termos fiscais, as campanhas de incentivo e a remuneração dos colaboradores são tratadas de forma diferente. Por isso, o uso das plataformas garante que a empresa tenha um controle especializado com definição prévia do planejamento estratégico da campanha, o que pode evitar problemas fiscais no futuro.

4. Comunicação Mobile

Nos dias de hoje, ter as informações em tempo real parece ser algo essencial, especialmente quando se trata de dados para tomada de decisões ou acompanhamento de resultados das empresas. Por isso, o gestor precisa escolher entre as plataformas digitais quais são aquelas que oferecem a versão mobile.

Ou seja, é preciso que a plataforma disponibilize acesso fácil e rápido pelo celular. Se o gestor ou o colaborador puder acessar a plataforma somente pelo computador, isso pode resultar em um processo demorado, perda de resultados e desmotivação.

O acesso mobile a plataforma garante que a comunicação aconteça de forma segura e online entre gestores e colaboradores, permite que a visualização dos resultados e estratégias mesmo quando estão fora do escritório e motiva os participantes da campanha a acompanharem seus pontos e desempenho mesmo quando estão em casa.

Por isso, a versão mobile é importante para assegurar um engajamento real à campanha, o que contribui para trazer maior retorno e garantir o alcance das metas.

5. Autonomia para os colaboradores

Além de contribuir para melhoria dos resultados, aumentar o controle dos gestores sob o desempenho dos colaboradores e monitorar o investimento financeiro, as plataformas digitais também proporcionam autonomia para os colaboradores no processo de escolha dos prêmios.

Pois, dentro das plataformas são disponibilizadas as opções de premiação, permitindo a customização conforme a campanha, perfil dos colaboradores e estratégias. A empresa pode optar por oferecer o resgate em prêmios, dinheiro ou uma combinação dos dois, deixando a critério do colaborador a escolha que melhor atenda seus interesses.

Essas opções que as plataformas fornecem são interessantes para as empresas que não precisam se preocupar com a logística de compra e entrega dos prêmios, pois os resgates são feitos online e gerenciados pela plataforma, que pode oferecer uma maior variedade de prêmios e produtos.

O importante é que o gestor saiba buscar parceiros que tenham conhecimento e domínio no assunto para agregar valor à sua campanha, caso contrário, em vez de gerar engajamento e motivação, é provável que ele tenha problemas.

O gestor tem papel fundamental para extrair o máximo possível dos benefícios do uso das plataformas, pois ele conhece sua equipe e dessa forma pode propor estratégias e criar parâmetros para alcançar o engajamento necessário ao sucesso da campanha.

É preciso um planejamento bem–feito para que as premiações e gratificações estejam alinhadas com o perfil dos profissionais, atendendo assim aos objetivos finais das campanhas. No mercado, existem diversos tipos de plataformas digitais que oferecem essas soluções, como por exemplo, a empresa WLC e Dotz.

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