Verdade seja dita: o que todas as empresas buscam é crescimento exponencial e uma equipe engajada, não é mesmo? Contudo, para atingir esse nível de excelência é necessário apostar em estratégias inovadoras, como as viagens de incentivo.

Essa modalidade de recompensa oferece ao colaborador ou parceiro de negócios um prêmio de alto valor, como a oportunidade de acompanhar as competições da Copa do Mundo ou conhecer um destino paradisíaco.

Entre os principais benefícios desta ação, podemos destacar a formação de uma equipe motivada a conquistar resultados mais elevados. Mas esse não é a única vantagem das viagens de incentivo. Para você entender melhor a proposta, relacionamos neste post as 6 principais razões para realizar esse investimento. Continue a leitura e entenda quais são!

1. Aumentar a produtividade individual

Aumentar a produtividade dos colaboradores é um desafio para muitas empresas. Para isso, existem alternativas como os treinamentos e bonificações. E essa é a primeira razão pela qual você deve investir nas viagens de incentivo.

Ao oferecer a possibilidade de ganhar, por exemplo, uma viagem para conhecer os principais destinos do Rio Danúbio, na Europa, o profissional sente-se mais motivado para produzir e alcançar as metas mais ousadas.

Porém, há ainda mais benefícios. Pensemos nessa situação: em determinado período do mês há essa premiação, logo os ganhadores estarão radiantes e sentindo-se valorizados, certo? Contudo, aqueles que, neste momento, não foram beneficiados, terão um grande estímulo para melhorar o seu desempenho e, consequentemente, trazer mais retorno para a organização.

Entendeu como essa é uma ação que traz benefícios contínuos? Até pode começar individualmente, mas é capaz de adquirir proporções para contagiar a todos.

2. Crescer a lucratividade da empresa

O que as empresas buscam, além de reconhecimento de mercado? Acertou se você pensou em lucratividade! Afinal, qualquer negócio é criado para se expandir e adquirir reconhecimento. Neste ponto, a princípio, pode parecer incoerente dizer que uma bonificação com custos elevados como as viagens para incentivo é capaz de trazer lucratividade para a empresa. Entretanto, o investimento — apesar de alto — contribui para trazer mais lucros para a empresa.

Isso porque essa bonificação é capaz de, como já vimos anteriormente, motivar e empolgar a equipe. Consequentemente, a viagem de incentivo é capaz de gerar altos resultados, metas batidas, pessoas mais engajadas, bem preparadas e lucros mais expressivos.

Por conta disso, essa gratificação não deve ser entendida como um gasto, mas sim, como um investimento. Ainda que os resultados não venham imediatamente, seguramente não demorarão para chegar. Por isso, é fundamental organizar o cronograma de todas as ações e medir o crescimento alcançado, inclusive, para realizar as mudanças necessárias e medir os resultados.

3. Estimular ideias criativas e inovadoras

O mundo corporativo é competitivo e, por isso, empresas precisam de inovações constantes para não se tornarem obsoletas. Logo, oferecer meios para que a equipe possa ter ideias criativas é uma atitude primordial. Uma das melhores formas é proporcionar uma viagem, pois há vários benefícios em sair do escritório e visitar novos destinos.

Entre os principais, pode-se destacar a vivência com novas culturas, a prática da tolerância, o conhecimento de novos mercados e tecnologias e a possibilidade de desenvolver um idioma estrangeiro. Todas essas experiências contribuem para uma mente mais aberta e fervilhando de sugestões.

Ao retornar ao trabalho, o profissional estará com uma visão diferenciada e poderá propor novos projetos, resoluções de problemas e criação de diferentes produtos e serviços. Demandas indispensáveis para qualquer organização que deseja crescer e atingir níveis mais elevados. Concorda?

4. Contribuir para reter talentos

Mais um dos grandes desafios do mundo corporativo é reter os profissionais talentosos e competentes, até porque quem é bom sempre terá um lugar de destaque ao sol ou mesmo será disputado pelas empresas. Por conta disso, é fundamental que os gestores identifiquem quem são eles e encontrem maneiras para retê-los. Lembre-se: a sua concorrência estará de olho em sua equipe de alta performance.

Então, além de manter uma remuneração adequada e bons benefícios é recomendável manter ações para se diferenciar das demais empresas. E é nesse ponto que entram as viagens de incentivo, como uma alternativa inovadora, moderna e altamente eficaz para valorizar e estimular que os bons profissionais continuem caminhando junto com a empresa.

Sendo assim, a dica é coordenar com o seu Recursos Humano ações dessa natureza, que você terá uma equipe mais forte e competente, pronta para alçar voos mais altos.

5. Engajar colaboradores com a empresa

As melhores e maiores empresas são aquelas nas quais os colaboradores vestem a camisa e têm paixão pelo trabalho. Mas para chegar a esse nível de engajamento é preciso oferecer condições de crescimento, desenvolvimento, bom clima para produzir, aprendizagem constante e, claro, boas remunerações e benefícios.

Além de todos esses pontos, vale destacar que as viagens de incentivo complementam e apresentam-se como um diferencial competitivo. Afinal, não são todas as empresas que oferecem essa modalidade de recompensa e, aquelas que o fazem, são vistas como mais inovadoras e criativas. Pontos essenciais para engajar pessoas com sua missão e plano de negócio.

6. Aprimorar o trabalho em equipe

A primeira razão que apontamos para investir em viagens de incentivo é o aumento da produtividade individual, lembra-se? No entanto, esse prêmio também é capaz de aprimorar e melhorar o trabalho em equipe. Isso é possível porque além de premiar individualmente é válido — e recomendável — oferecer um prêmio para um grupo.

Assim, os grupos precisarão se empenhar para atuar em conjunto, uma vez que os esforços de cada um poderá gerar um excelente retorno para todos. Outro benefício é que o clima geral da organização será mais positivo, porque todos trabalharão em sintonia e com afinidade, permitindo dias mais produtivos e até mesmos animados.

Por fim, é válido ressaltar que é necessário um bom planejamento e organização para que a estratégia de recompensar com viagens de incentivo seja eficiente. Fora disso, contar com o apoio de uma empresa especializada para organizá-las é importante para otimizar os processos.

Agora que você entendeu as principais razões para investir em viagens de incentivo, entre em contato com a Top Service Tour para conhecer as soluções e propostas de acordo com as necessidades da sua empresa. Vamos conversar?