Futebol: uma das maiores paixões do País, senão a maior. O esporte mais tradicional do Brasil atrai o amor de gerações através das décadas. Uma causa nacional capaz de unificar a sociedade ao redor de uma mesma linguagem.

Contudo, o futebol é capaz de provocar muito além de um sentimento, emoção ou paixão momentâneos. Ele nos traz ensinamentos capazes de modificar e transformar perspectivas, hábitos, dinâmicas de relacionamentos, objetivos e atitudes.

Quando pensamos em qualquer ambiente de trabalho, os ensinamentos do futebol tornam-se tão úteis e aplicáveis quanto um bom e eficiente treinamento oferecido aos colaboradores. Esse esporte de equipe tão dinâmico e envolvente pode trazer grandes lições ao time da sua empresa e contribuir para o alcance dos resultados desejados.

Acompanhe nosso post e veja 7 ensinamentos do futebol para aplicar na sua empresa!

1. Trabalho em equipe

Futebol é um esporte nada individual. O jogador que só pensa em si mesmo, na sua performance, nos seus resultados, e que aplica sua própria tática sem considerar a estratégia da equipe, não se enquadra no perfil exigido pelo esporte.

O objetivo de um time de futebol é marcar gols, e isso definitivamente não acontece se os zagueiros, meio campistas, atacantes e goleiros não trabalharem juntos. Mesmo que algumas funções fiquem mais em evidência do que outras, todas representam absolutamente a mesma importância, afinal, o atacante não conseguirá executar um bom chute ao gol se os meias não fizerem os passes corretamente, por exemplo.

Da mesma forma, em uma empresa devem existir membros de uma equipe trabalhando juntos, e não somente aglomerados de pessoas executando tarefas diversas sem nenhuma conexão ou entrosamento. O espírito de equipe alegra o ambiente, motiva a superação de obstáculos e possibilita o alcance de resultados de forma a exceder as expectativas.

2. Disciplina

Adquirir certos hábitos e rotinas diários é mais do que fundamental para um jogador e um time inteiro serem bem-sucedidos. Boas horas de sono, alimentação regular e acompanhada por profissionais e, principalmente, treinos frequentes e pesados são elementos necessários e devem fazer parte do dia a dia dos atletas.

Da mesma forma, uma equipe que não incorpora ao seu trabalho alguns hábitos e atitudes não conseguirá executar as tarefas e afazeres com precisão, eficiência e bom aproveitamento. Isso gera uma porção de problemas como desgaste, frustração e descontinuidade, e os objetivos nunca são alcançados com êxito.

Talento e força de vontade são essenciais, mas nunca devem andar desacompanhados da disciplina.

3. Concentração

Uma equipe de futebol que não se concentra com antecedência para o jogo não consegue entrar em campo com a atenção e o foco necessários para um bom desempenho na partida. O isolamento, momentos de reflexão e de silêncio fazem parte dessa concentração, bem como diálogos e reuniões entre os jogadores e o treinador.

Desligar dos “ruídos” ao redor e das possíveis distrações no ambiente de trabalho ajudam o profissional a se concentrar nos afazeres para executá-los melhor e mais rápido. Momentos de descontração e relaxamento também são importantes.

4. Foco nos objetivos e paciência para alcançá-los

O motor dos jogadores de futebol quando estão em campo é o desejo de marcar o máximo de gols possível. Esse objetivo é a força que os impulsiona a ir para frente, não desistir e a pensar estrategicamente em equipe. Porém, mais do que ter força e motivação para prosseguir o jogo e buscar os gols, eles precisam ter muita paciência.

As jogadas precisam ser pensadas, montadas e as estratégias determinadas pelo treinador e capitão precisam ser seguidas. E, para que esse raciocínio seja cumprido do começo ao fim (ainda que com as devidas alterações durante o jogo, claro), os jogadores precisam de muita paciência. Esse mesmo conceito aplicado ao time de uma empresa produz resultados fantásticos.

5. Hierarquia e liderança

Um time de 11 jogadores que executarão uma partida de futebol por 90 minutos precisa estar em sintonia. Se todos eles não estiverem falando a mesma linguagem, correndo atrás dos mesmos objetivos e alinhados no mesmo raciocínio, o jogo será um fracasso.

Por isso, precisam de um treinador que:

  • defina metas e estratégias;
  • explore os pontos fortes de cada um;
  • acompanhe de perto o andamento do jogo para fazer as alterações necessárias de jogadores e de estratégias;
  • discipline quando necessário;
  • erga o time quando as forças estiverem indo embora.

E os jogadores, por sua vez, entendem perfeitamente que precisam dessa figura do líder, tanto o treinador quanto o capitão em campo. Eles sabem que, sem liderança, não chegarão a lugar algum.

Igualmente, o time da sua empresa precisa estar alinhado ao redor de um líder capaz, competente e que caminhe junto com eles, uma figura na qual eles tenham plena confiança e admiração, além de direcionamento.

6. Estratégia

Os jogadores podem possuir talento, habilidade, agilidade, força e trabalhar bem em equipe, entretanto, se não houver uma estratégia pré-determinada pelo treinador em conjunto com o time, os esforços jamais convergirão para um único objetivo. Quantos jogadores em cada posição? Quem serão os titulares e os reservas? Quem trabalhará em conjunto com quem?

O líder de equipe em uma empresa precisa, em parceria com seus colaboradores, definir linhas a serem seguidas e providenciar as ferramentas necessárias para sua execução. Um time sem estratégias é como um corpo em perfeitas condições, mas sem cérebro.

7. Paixão e entrega

Um time de futebol pode:

  • ter um excelente entrosamento;
  • trabalhar bem em equipe, com jogadores muito disciplinados, concentrados, focados nos objetivos;
  • possuir um líder exemplar e respeitado;
  • alinhar as melhores estratégias possíveis.

Ainda assim, pode ser que algo fundamental para a execução de qualquer tarefa em nossa vida esteja faltando: a paixão pelo que faz e a entrega total a ela.

Uma equipe com colaboradores que não amam o que fazem — e, por isso, não se entregam de corpo e alma àquela causa — trabalhará desmotivada e não produzirá resultados, nem a nível individual e muito menos em equipe.

Por isso, reúna pessoas em seu time que amam o que fazem, que se entreguem com muita paixão e não trabalhem como robôs, mas sim como seres humanos com sentimentos, desejos de sucesso e emoção. Afinal, a paixão do brasileiro pelo futebol sempre foi e sempre será o que nos faz a nação com mais tradição e resultados nesse esporte, certo?

Pois bem, agora imagine a equipe (ou equipes) da sua empresa presenciando de perto o maior evento esportivo mundial: a Copa do Mundo da FIFA™! A edição Rússia 2018 está a apenas 8 meses de começar, e você pode preparar uma campanha de incentivo para levar seus colaboradores e parceiros de negócios para o maior evento do esporte no mundo!

A Top Service é a agente exclusivo de vendas da Match Hospitality no Brasil para a comercialização do programa oficial de hospitalidade da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™. Entre em contato com o nosso time! Seus colaboradores e parceiros de negócios visitarão um país exótico e impressionante como a Rússia e voltarão com uma bagagem incrível, proporcionada pelos ensinamentos do futebol.