Toda empresa sabe para atingir as metas estabelecidas precisa de uma equipe motivada. Nesse sentido, as viagens de incentivo são um dos métodos mais eficazes para melhorar os resultados.

Se você não sabe do que se trata, a viagem de incentivo nada mais é do que um passeio oferecido a uma equipe como forma de retribuição pelo bom desempenho. A experiência proporcionada pelo evento traz lembranças que dinheiro nenhum paga.

A consequência é um aumento na produtividade de toda a empresa, já que a viagem é uma recompensa atrativa para qualquer indivíduo. Além do salário e dos benefícios, eles trabalharão almejando algo a mais: o prêmio final.

Se você ainda tem dúvida que essa é uma excelente forma de presentear por mérito sua equipe, veja, neste post, 11 motivos para investir em viagens de incentivo:

1. O profissional se sente valorizado

Todo mundo sabe que uma empresa que deseja se destacar em seu segmento precisa criar um programa de valorização dos colaboradores e parceiros. Afinal, segundo a famosa teoria proposta pelo psicólogo Abraham Maslow, o reconhecimento é uma das necessidades humanas.

Nesse sentido, as viagens servem para premiar determinada pessoa que se destacou em suas funções. Com isso, o seu esforço, empenho e diferencial são valorizados, o que estimula o profissional a continuar no caminho certo.

2. Viagens realizam sonhos

Poucas pessoas não gostam de viajar e muitas têm o sonho de conhecer lugares incríveis como Europa, Caribe, Disney ou Nordeste brasileiro. Uma viagem proporciona a realização de sonhos.

Uma premiação com viagem, portanto, pode fazer com que seus colaboradores se esforcem para atingir os melhores resultados.

3. Viagens de incentivo geram status para a empresa

O colaborador que for premiado com uma viagem não guardará essa informação só para ele. Certamente, ele vai contar a boa notícia para amigos e familiares, além de compartilhar as experiências proporcionadas pela empresa para toda sua rede de contatos nas mídias sociais.

Tudo isso gera status e valor para a empresa, que perante o grande público terá uma imagem de que é um bom lugar para se trabalhar e, consequentemente, uma boa empresa para fazer negócios.

Além disso, as chances de você criar um banco de talentos mais qualificado aumentam consideravelmente. Afinal, todo mundo — até mesmo os profissionais com excelentes currículos — quer trabalhar em uma empresa que valoriza os seus parceiros.

4. O colaborador adquire cultura

Uma viagem fará com que o colaborador conheça novos ambientes e adquira novas culturas, conhecendo uma realidade que talvez seja distante do seu dia a dia. Isso faz com que o participante consiga manter a mente aberta e amplie os horizontes, melhorando o trabalho e o convívio dentro do ambiente corporativo.

5. O descanso revigora

Depois de um período de muito trabalho, os colaboradores merecem um descanso. Se tiverem uma viagem com passeios relaxantes e longe das preocupações cotidianas, as pessoas conseguem voltar ao trabalho com novas ideias, mais ânimo e energia renovada.

6. A produtividade de toda a empresa aumenta

O profissional que viaja volta revigorado e, portanto, mais produtivo. Mas engana-se quem pensa que esse benefício se restringe às pessoas que fizeram o passeio.

Outros colaboradores verão de perto o sucesso do seu colega que se destacou e teve a oportunidade de viajar. Obviamente, ele também vai querer ser premiado. Nesse sentido, ele tende a se empenhar mais nas atividades do dia a dia.

7. O endomarketing pode ser melhor trabalhado

As viagens de incentivo podem fazer parte dos programas de endomarketing da organização, sendo planejadas juntamente como os setores de comunicação e recursos humanos.

Por meio das viagens, é possível fazer com que os funcionários entendam que são importantes para a empresa e que existe uma preocupação com o seu bem-estar.

8. O ROI é garantido

Uma viagem em grupo pode ser mais vantajosa para a empresa, pois os preços e as opções de pagamento podem ser negociados, de acordo com a quantidade de pessoas que farão o passeio.

Além disso, as viagens têm ROI garantido, pois quem define as metas que devem ser alcançadas para que a premiação seja dada é a própria empresa.

9. O trabalho em equipe melhora

Em um ambiente corporativo, muitas vezes é difícil estreitar o vínculo entre os parceiros de negócio. Nesse contexto, as viagens de incentivo são excelentes ferramentas para unir a equipe, aumentando as chances de sucesso (e de resultados) de um time.

Durante um passeio, as pessoas são envolvidas em diversas atividades prazerosas e relaxantes, deixando a seriedade do ambiente de trabalho um pouco de lado. Assim, os membros tendem a se tornar mais unidos, melhorando a eficiência do trabalho como um todo.

10. As viagens podem ser combinadas com programas de treinamento

Outro benefício das viagens de incentivo é a possibilidade de combiná-las com programas de treinamento. No contexto de um passeio, os cursos tendem a ser mais leves, fazendo com que os profissionais sintam-se mais motivados a aprender sobre os temas abordados.

11. As viagens são mais valorizadas do que outros prêmios

Um prêmio em dinheiro pode ser facilmente esquecido pela equipe. A viagem, entretanto, tende a ser memorável. Afinal, além de ter a oportunidade de conhecer novas culturas, o profissional vai relaxar, divertir-se e estreitar os laços com os colegas. Nenhuma outra forma de premiação, portanto, é tão valorizada e almejada como essa.

Como você viu, os passeios de incentivo são umas das formas mais eficazes de aumentar a produtividade e o engajamento de uma equipe profissional. Além disso, as viagens tendem a ser inesquecíveis, o que faz com o seu trabalho também seja valorizado. Afinal, você será o principal responsável pelo sucesso de um programa!

Vale lembrar que, para que o resultado seja ainda mais eficaz, é sempre recomendado investir em passeios em grupo. Desse modo, a equipe tem a oportunidade de interagir e estreitar o vínculo, o que aumenta a qualidade do serviço prestado.

Viu como investir em viagens de incentivo pode ser um grande diferencial? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar você a promover um passeio inesquecível!