O planejamento da rotina é cada vez mais necessário no mundo dos negócios, em que qualquer tempo perdido pode significar um grande impacto para a sua empresa. Por isso, neste post você vai aprender como organizar a agenda de sua equipe de vendas e não perder mais tempo com essa área tão sensível e especial dentro de uma organização. Acompanhe:

Tenha um bom relacionamento com sua equipe de vendedores

O primeiro passo para organizar a rotina dos seus vendedores é conhecê-los bem e manter um bom relacionamento com eles. A função de vendedor exige uma certa liberdade, mas é preciso ter foco na responsabilidade de cada um e do grupo de trabalho. Assim, seja franco e objetivo ao estabelecer os horários da equipe, mas também elogie e reconheça o comprometimento de cada um dos colaboradores, para mantê-los motivados.

Faça um planejamento realista

Agora que você já conhece a sua equipe bem de perto, o próximo passo é definir, com o auxílio dos próprios vendedores, a rotina de cada um, definindo objetivos e metas que devem ser possíveis e bastante claros a todos os envolvidos.

Não se esqueça de colocar no planejamento os horários para refeições, pequenas folgas para pausas e até mesmo para possíveis imprevistos, estabelecendo horários compatíveis com as cargas horárias dos vendedores. Afinal, um planejamento que não pode ser cumprido vai desmotivar sua equipe.

Delegue tarefas e esclareça o papel do vendedor

O trabalho de um vendedor inclui diversas tarefas, que vão desde a prospecção e atendimento de novos clientes até o relacionamento com aqueles que já fazem parte da base de vendas da sua empresa. Assim, delegue cada uma dessas funções para seus vendedores de forma clara os deixe cientes da responsabilidade deles nesse ciclo.

Procure também monitorar, de forma frequente, se os vendedores estão conscientes de seu papel e até mesmo se estão indo além, ou seja, se estão procurado superar a expectativa dos clientes ou tentando entender os anseios dos compradores e suas dúvidas em relação ao que será adquirido.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Você até pode utilizar a velha e boa agenda de papel, mas contar com a tecnologia para organizar a agenda da sua equipe de vendas vai te trazer muitos benefícios. Existem diversos aplicativos que integram diferentes equipes, horários e compromissos, fornecendo lembretes para todas as tarefas de um determinado dia.

Além disso, é possível, se necessário, agendar novos horários ou cancelar compromissos que não possam ser cumpridos, permitindo um maior controle do que aconteceu no dia a dia de sua equipe de vendas.

Outra vantagem desse tipo de solução é o controle do desempenho individual e das equipes como um todo, sendo possível controlar a quantidade de horas trabalhadas, pedidos retirados, clientes atendidos e outros de acordo com as suas necessidades.

Para organizar agenda de sua equipe de vendas, é preciso conhecer seus colaboradores, planejar suas rotinas e delegar tarefas, deixando bem claro a responsabilidade de cada um deles em relação aos clientes. Por fim, é preciso utilizar soluções inteligentes e que possibilitem a criação e monitoramento das atividades cumpridas e que ainda precisam ser trabalhadas, observando se os objetivos e metas estão sendo devidamente cumpridos.

Agora, mãos a obra! O que faz para organizar a agenda de seus colaboradores? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.