Um dos esportes mais aclamados do mundo, o futebol vai além do entretenimento e tem muito mais em comum com o mercado de trabalho do que você imagina, podendo contribuir com lições valiosas para a sua empresa.
A seguir, listamos os quatro principais aprendizados para o mundo corporativo que podemos obter a partir desta paixão nacional:
Time
No futebol, jogadores personificam paixão, dedicação, disciplina e superação. Não por acaso, os clubes investem em talentos para conquistar títulos e, consequentemente, agradar a torcida. O mesmo vale no campo institucional: investir em colaboradores talentosos é essencial para garantir a satisfação do cliente e bons resultados para a empresa.
Liderança
A regra do jogo é clara: é preciso trabalhar bem as jogadas e conduzir a bola rumo à conversão de resultados, o gol, fazendo os ajustes necessários, por isso a função de um treinador pode ser associada a de um gestor-executivo. Ambos realizam um trabalho estratégico ao selecionar equipes, traçar táticas e planos de mais longo prazo. É o gestor que dita o ritmo e de nada vale um time cheio de talentos sem um bom líder para conduzi-lo.
Trabalho em equipe
É fato que futebol não se faz sozinho. Além dos jogadores, há uma equipe completa que abrange fisioterapeutas, médicos, preparadores físicos e muitos outros profissionais. Assim funciona também nas empresas, afinal, o sucesso do negócio é o mérito de um trabalho conjunto, em que todos os setores colaboram para traçar as metas e alcançar o objetivo final.
Métricas
Métricas de performance indicam se o desempenho está conforme o planejado ou se alterações devem ser feitas nas táticas de jogo, por exemplo.
Se no futebol existem métricas para medir a eficiência no passe e o tempo de posse de bola, em uma empresa é possível medir a Produtividade, Retorno de Investimento (ROI) ou o Clima Organizacional, por exemplo. Ficar atento às métricas ajuda a entender se as estratégias de marketing e campanhas empregadas no seu negócio estão sendo eficientes para a empresa e para os colaboradores.
Mas e o estímulo?
No futebol, jogadores talentosos são recompensados com grandes salários, fama e patrocínio. Em uma empresa, boa equipe e liderança parecem a receita do sucesso, mas o que fazer para engajar os colaboradores dentro do ambiente de trabalho e garantir um bom retorno em performance? Muito além de bonificações ou bens materiais, aposte em experiências!
Poderosas ferramentas motivacionais, as experiências trazem memórias e retorno sobre o investimento. As campanhas de incentivo, por exemplo, alavancam metas e objetivos e intensificam o relacionamento da empresa com seus colaboradores, parceiros e clientes.
Unir o futebol ao marketing é uma ótima maneira de provocar emoções que fidelizam! E nada melhor que associar a sua marca à CONMEBOL Copa América 2019!
O Brasil abre as portas pela 5ª vez para o mais tradicional evento futebolístico do mundo. Uma oportunidade inesquecível para motivar o seu time de negócios e colocar em campo as lições que o futebol tem a ensinar ao mercado corporativo.
Entre em contato com a Top Service e faça deste evento a sua ação de incentivo!