Liderança, infraestrutura, planejamento e recursos são, claro, itens essenciais para o funcionamento de uma empresa, mas pouco valem se os colaboradores não estiverem trabalhando rumo aos objetivos da marca. E, para garantir que isso aconteça de forma natural e eficiente, é preciso investir em sua motivação e bem-estar.

Colaboradores motivados agregam um valor à marca que não pode ser alcançado de outra forma. Quer saber por que isso acontece e como levar isso para sua empresa? Então, continue a leitura!

Vendendo uma mensagem, não um produto

Para que a empresa tenha sucesso e possa crescer, é necessário vender seu produto ou serviço — e, para isso, clientes devem ser conquistados. Os colaboradores são essenciais nesse processo, pois são eles que têm um contato inicial e mais direto com o público-alvo e, mais tarde, com o cliente.

Mas vender um produto ou serviço não significa apenas isso. Além de mostrar ao cliente em potencial o porquê de ele precisar de um seguro de vida, por exemplo, o colaborador também deve mostrar que ele necessita do seu seguro de vida. Ou seja, além de vender algo específico, o colaborador também está vendendo a marca como um todo.

Para isso, ele precisa confiar na mensagem da empresa. Quando o colaborar fala sobre as vantagens e diferenciais da marca de forma sincera e honesta, e não simplesmente porque é o que ele deve falar, o cliente percebe e também acredita naquilo.

O colaborador motivado torna-se defensor da empresa. Quando ele é respeitado e tem condições adequadas de trabalho, desde a estrutura física da empresa até o salário e os benefícios, ele trabalha feliz e satisfeito, ciente de sua importância para a empresa e de sua confiança na marca.

Atraindo e encantando clientes

Normalmente, os colaboradores são o “rosto” da empresa para os clientes: como já destacamos, é com eles que o público-alvo e os clientes já fidelizados mais têm contato.

Os colaboradores são, portanto, essenciais para o relacionamento com o cliente. Esse relacionamento só será eficiente se os colaboradores se sentirem motivados, respeitados por seu trabalho e reconhecidos por sua importância para o funcionamento da empresa.

Isso demonstra a importância de investir na motivação dos funcionários, pois o relacionamento com o cliente é um dos pontos mais essenciais para o crescimento de uma marca. Indo muito além da imagem criada por meio do marketing, a dinâmica cliente/marca é o que garante a longevidade da empresa e seu crescimento espontâneo, por meio do marketing boca a boca. Clientes fidelizados têm grandes chances de se tornarem defensores da marca, recomendando-a a seus conhecidos, amigos e parentes.

É exatamente disso que trata o conceito da Clientologia, desenvolvido pela empresa norte-americana Seed of Dreams. Reconhecendo a importância de atrair, fidelizar e manter clientes — internos e externos —, a Clientologia analisa o relacionamento com o cliente a partir do serviço de atendimento a ele, que passa diretamente por seu contato com o colaborador.

Motivando seus colaboradores

Agora, você já entende a importância da motivação dos colaboradores, mas como alcançar isso? Veja a seguir:

Valorização

O primeiro passo para garantir um colaborador motivado é proporcionar um ambiente de trabalho em que todos se sintam valorizados e cientes de sua importância para a empresa. Isso inclui respeitar cada colaborador não apenas como subordinado, mas como pessoa.

O colaborador motivado é aquele que sabe que a empresa o enxerga como um ser humano, e não apenas como peça para alcançar lucro.

Harmonia

Lembre-se: colaborador saudável e em harmonia é colaborador motivado! O trabalho não pode ser fonte de estresse. Promova a harmonia entre a equipe, evitando fofocas e conflitos. É importante que as equipes funcionem bem juntas, pois isso aumenta a produtividade de cada departamento.

Estrutura

Também é muito importante, claro, oferecer condições estruturais adequadas: salas arejadas e limpas, equipamento moderno e eficaz, espaços confortáveis. Dessa forma, o trabalho é realizado de maneira mais efetiva.

O que já é feito na sua empresa para manter o colaborador motivado? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!