A viagem de incentivo é um plano estratégico que busca motivar pessoas para o alcance de determinadas metas ou objetivos. Para as empresas, trata-se de uma importante ferramenta para conseguir o engajamento de seus colaboradores com a missão da organização.

Na hora de escolher o destino da viagem de incentivo da sua empresa, é fundamental que alguns critérios sejam levados em conta, como o perfil dos viajantes — no caso, os seus colaboradores — e suas expectativas, por exemplo. Afinal, a ideia é oferecer uma espécie de bônus ou recompensa àqueles que tiveram uma atuação de destaque na empresa.

O planejamento é fundamental para que os participantes tenham uma experiência marcante e positiva, e parte disso é fazer uma escolha certeira de destino para deixar seus colaboradores ainda mais motivados. Por isso, veja no post de hoje como escolher o melhor destino para a viagem de incentivo da sua empresa!

O perfil dos participantes

Para escolher o destino ideal, o primeiro passo é identificar e analisar o perfil de seus colaboradores. Vale a pena observar e consultar os membros da sua equipe. Uma pesquisa por meio de formulário ou enquete pode ajudar a encontrar o tipo de viagem mais adequado ao perfil dos participantes.

Afinal, na hora de viajar, há quem prefira um lugar calmo para relaxar como um resort confortável à beira-mar. Enquanto outros gostariam de uma aventura radical na natureza, como um trekking em alta montanha. Mas há também aqueles que preferem curtir a vida noturna e a badalação de um lugar diferente, aqueles que adoram conhecer novas culturas e histórias e também, ainda, há quem goste de aproveitar para fazer compras.

Independente do destino os estilos de viagem são inúmeros e, por isso, é essencial conhecer o perfil de seus convidados para não proporcionar uma experiência frustrante para eles.

Os atrativos que o destino oferece

Na hora de escolher o melhor destino da viagem de incentivo para a sua empresa, independente de ser um destino internacional ou nacional, pesquise quais as atividades e atrativos turísticos que cada uma das opções de cidades oferece para os viajantes.

É interessante considerar os pontos turísticos mais visitados, os destaques da gastronomia local, as opções de práticas esportivas, os eventos especiais da cidade, quando acontecem e a estrutura para receber os participantes, se há lugares históricos e uma cultura rica, bons lugares para fazer compras, se é tranquilo para descansar ou se é mais badalado, além de outras informações relevantes para o seu grupo de viajantes.

Dessa forma, também se torna possível moldar o roteiro da viagem de acordo com o perfil dos convidados e da empresa. A partir desse levantamento de informações, torna-se muito mais fácil criar um roteiro ideal, com o conforto e com um o itinerário diferenciado que atendam às expectativas de seus colaboradores, sempre com o intuito de oferecer uma experiência única.

Destino x perfil do viajante

É importante lembrar que a escolha do destino deve ter como base não apenas os seus gostos, mas deve agradar aos gostos dos seus colaboradores que são os viajantes. Por isso, é importante se atentar ao perfil de viajante de seus colaboradores e buscar por opções de cidades e roteiros que tenham a ver com esse perfil.

Uma cidade histórica como São João Del Rei (Minas Gerais), por exemplo, pode ser uma perfeita escolha de destino da viagem de incentivo da sua empresa se ao menos uma boa parcela de seus colaboradores forem do tipo viajante cultural e se tiverem interesse em conhecer a rica história desse lugar, suas belas e antigas igrejas e a arquitetura do Brasil Colonial, porém, talvez, não seja um bom destino se seus colaboradores forem jovens e gostarem de mais badalação.

Para não errar na escolha do destino, confira algumas sugestões para o destino da viagem de incentivo de acordo com os seus perfis:

Destinos para fazer compras

Se os seus colaboradores adoram fazer compras e, é claro, pagando o melhor (ou menor) preço possível por aquele produto que sempre quiseram ter, conhecer ou experimentar, além de, ainda, de quebra fazerem uma viagem muito legal em algumas cidades como:

  • São Paulo (SP): onde se encontra todo tipo de produto, desde itens das grandes marcas até especiarias culinárias internacionais pelos melhores preços;
  • Ciudad del Este (Paraguay): famosa pela enorme quantidade de shoppings e lojas de todos os segmentos;
  • Cidade do Panamá (Panamá): ganhou entre os brasileiros a fama de “a Nova Miami”, com imensa variedade de shoppings, lojas e grifes estrangeiras — bem como é na própria Miami, só que mais perto!

Destinos para os aventureiros

Se a sua equipe de trabalho é cheia de pique e gosta de uma adrenalina, um roteiro no estilo aventureiro pode ser uma excelente opção, como:

  • Bonito (MS): o melhor destino brasileiro de ecoturismo, além de proporcionar vistas sensacionais ainda oferece uma grande variedade de atividades como trilhas, passeios de bote, banhos em cachoeiras cristalinas, mergulho, rapel e muito mais;
  • Serra do Roncador (MT): com uma fauna e flora impressionante, formado por chapadas, o destino oferece opções de atividades como passeio de jipe, que é a melhor forma de contemplar toda a beleza do lugar.

Destinos culturais

Se a sua ideia é organizar um passeio mais histórico e cultural, também existe uma imensa variedade de destinos com cultura e história ricas pelo Brasil afora, como:

  • Diamantina (MG): considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, a cidade conta com a famosa Estrada Real, casarões coloniais, igrejas de arquitetura barroca e muito mais que encantam os turistas;
  • Tiradentes (MG): conhecida como a cidade histórica mais charmosa, Tiradentes foi tombada patrimônio público da humanidade. Palco da Inconfidência Mineira, conta com ruas coloniais com pedras pés de moleque que expressam fortemente o barroco. Locada para muitos filmes, novelas e seriados, a cidade até os dias de hoje consegue conservar seu clima colonial. Além disso, é o cenário para diversos eventos concorridos, como o Festival de Cultura e Gastronomia e a Mostra de Cinema.

É claro que além dessas sugestões existe ainda uma enorme variedade de destinos de viagens e certamente algum deles será a opção perfeita para a viagem de incentivo da sua empresa.

A logística

Para que o planejamento da viagem de incentivo funcione, é preciso ficar atento à logística. Todos os detalhes devem ser analisados: custos envolvidos, tempo de voo e outros transportes necessários para chegar ao destino, regras de hospedagem, dias e horários em que o roteiro será realizado e, ainda, o que os convidados precisam levar para a estadia.

Assim, é possível garantir que viagem vai proporcionar uma experiência marcante — sem estresses, obstáculos e conflitos — para os participantes. Um bom planejamento se encarregará de trazer resultados positivos para a empresa, como um maior engajamento dos colaboradores e o consequente crescimento da lucratividade.

Agora que você já conhece as vantagens das viagens de incentivo para melhorar a atuação da sua equipe de colaboradores e os resultados da sua empresa, você está pronto para escolher o destino ideal e proporcionar uma experiência inesquecível!

Quer conferir mais dicas para escolher o destino da viagem de incentivo da sua empresa? Então, siga-nos no Facebook e mantenha-se atualizado!