Investir em eventos corporativos vai muito além de transmitir novos conhecimentos aos colaboradores. Essa estratégia permite, também, melhorar a integração das equipes de forma extraordinária e o engajamento de cada participante pelos objetivos e metas da empresa. Por esse motivo, a participação do time de vendas nesse tipo de treinamento se torna fundamental para os negócios.

Se você pensa em investir em eventos corporativos como forma de incentivo e capacitação de seus colaboradores, tenha certeza de que os resultados serão positivos. No entanto, para organizar uma produção e torná-la de fato cativante e eficaz é preciso muita atenção e dedicação.

Por isso, neste post, separamos algumas dicas imbatíveis de como você deve implementar os treinamentos corporativos dentro da sua empresa. Quer conferir? Continue a leitura e tome nota das informações.

Promovendo eventos corporativos para o time de vendas

Separamos algumas etapas importantes para promover qualquer tipo de treinamento corporativo. O ideal é que você elabore uma política de eventos que sirva sempre como um guia para ajudar e organizar melhor as suas produções.

Certamente, todos os passos que mostraremos a seguir devem fazer parte desse material e, sem dúvida, isso vai facilitar muito o seu trabalho. Confira!

Trace bem os objetivos do seu evento

Antes de qualquer ação, você deve definir os objetivos da sua produção. Afinal, um treinamento corporativo pode ter uma infinidade de propósitos. Por exemplo, a sua ideia é realizar um encontro para capacitar a equipe com uma nova tecnologia, promover uma viagem para integração de colaboradores ou realizar atividades de team building? Percebe como há diferentes tipos de treinamentos e que cada um deles pode propor um objetivo distinto?

Por isso, analise as necessidades do seu time de vendas e concentre-se naquilo que realmente pode causar mais impacto e gerar melhores resultados no momento. Se falta conhecimento técnico, talvez um workshop ou uma palestra seja a solução. Se a equipe de marketing não se comunica bem com a equipe comercial, talvez uma viagem para um congresso seja uma estratégia para se integrarem. E assim vai!

Conheça a fundo o seu público-alvo

Depois que você definiu os objetivos dos seus treinamentos corporativos, é hora de saber para quem vai apresentá-los e o que esses convidados esperam encontrar no dia. Para descobrir isso, além de analisar frequentemente as necessidades das equipes, é importante que cada colaborador informe a sua própria visão sobre o negócio. Sendo assim, distribua formulários, realize pequenas pesquisas e faça perguntas simples aos integrantes do time de vendas.

Tendo conhecimento das dificuldades e das sugestões de melhorias por parte dos próprios colaboradores, fica mais fácil enxergar os problemas e as soluções para, assim, montar mais detalhadamente a temática e a estrutura do seu evento corporativo. Além disso, essa estratégia ajuda a aumentar o engajamento e o interesse dos participantes no treinamento.

Divulgue o seu evento corporativo da forma correta

Outro ponto importante para alcançar o sucesso do seu treinamento corporativo para o time de vendas é promover assertivamente a sua produção. De que adianta planejar e organizar tudo de forma impecável se ninguém é informado ou se quem precisa ter conhecimento do evento nem sabe da existência dele?

Depois de definido o público-alvo, é preciso se comunicar e convidar aqueles que teriam interesse em participar do seu treinamento. Para isso, é necessário muita cautela. Afinal, você precisa estudar a melhor forma de atingir as pessoas e convencê-las de ir ao seu evento. Ou seja, alguns pontos são fundamentais e precisam ser levados em consideração:

  • invista em convites atrativos;
  • decida a linguagem ideal para se comunicar;
  • escolha os canais de divulgação (newsletter, redes sociais, convite impresso etc.);
  • utilize ferramentas atuais para cativar, como hashtags, aplicativos, funcionalidades das redes sociais, entre outras.

Inove sempre que possível

Se a ideia é impactar o seu time de vendas e motivar os participantes, é imprescindível que os treinamentos corporativos sempre contem com um toque de inovação, principalmente se a ideia é realizá-los com determinada frequência. Afinal, ninguém quer participar de um evento igual toda vez, concorda?

Independentemente do tipo de evento e do perfil do público-alvo, é sempre possível criar estratégias que quebrem o gelo e suscitam o interesse e a curiosidade das pessoas.

Quer alguns exemplos? Que tal investir em um material de audiovisual de primeira linha, com vídeos motivacionais bem produzidos? Ou, quem sabe, substituir as tradicionais pranchetas ou cadernos por tablets ou totens eletrônicos para os colaboradores interagirem?

Existem diversas maneiras pelas quais você pode inovar, seja nas apresentações, seja nos intervalos (coffee breaks, almoços etc.) e, com certeza, isso será comentado e elogiado pelos participantes, além de surpreendê-los.

Ofereça brindes e realize sorteios

Outra grande estratégia que, indiscutivelmente, gera excelentes resultados relacionados à motivação e à fidelidade do participante é a realização de sorteios e a distribuição de brindes. Quem não gosta de ganhar um mimo, não é mesmo? Ainda mais se você souber promover isso como um grande diferencial do seu evento.

Imagine, por exemplo, que, durante uma das apresentações, haja o sorteio de um aparelho eletrônico cobiçado ou uma viagem dos sonhos. Com certeza, isso será motivo para euforia, interesse e motivação dos participantes.

Sempre pesquise bem sobre os presentes e sorteios que mais seriam úteis e que chamariam mais a atenção do público. Para facilitar o trabalho — e evitar que isso fuja do orçamento na produção —, busque parcerias com empresas especializadas, como gráficas, fornecedores de brindes, agências de viagem, entre outros.

Essas são algumas das nossas dicas sobre como usar os eventos corporativos como estratégia para motivar a sua equipe de vendas. Sem dúvida, quando bem elaborado e organizado, um treinamento com esse fim tende a gerar resultados incríveis e desenvolver inúmeros benefícios para os seus colaboradores.

Não hesite em investir e, caso seja marinheiro de primeira viagem, procure uma assessoria especializada em eventos para garantir o sucesso da produção.

Curtiu o post? Quer conferir mais uma dica imperdível sobre marketing de incentivo? Não deixe de ler também o nosso artigo sobre os desafios de fazer campanhas de incentivo para os millennials.