viagem de incentivo é uma das formas mais eficazes que as empresas encontraram de melhorar o próprio desempenho. Isso acontece por meio da motivação de colaboradores e parceiros de negócio.

Quando o profissional está feliz e motivado, consegue se dedicar mais e ter uma atuação bastante produtiva. Em contrapartida, a empresa oferece reconhecimento e uma recompensa que estimula o envolvimento dele com os resultados.

A viagem de incentivo vem crescendo no mundo dos negócios

As viagens de incentivo trazem resultados positivos porque oferecem aos colaboradores experiências únicas e customizadas — algo que nem sempre é possível de se alcançar durante viagens a lazer.

Por esse motivo, nos Estados Unidos, segundo a pesquisa Índice da Indústria de Viagens de Incentivo, 70% das empresas que investem em viagem de incentivo estão satisfeitas com os resultados obtidos.

Diferentemente da bonificação em dinheiro, as viagens de incentivo proporcionam alto impacto na lembrança dos colaboradores. Desse modo, elas são associadas a sentimentos como reconhecimento e recompensa.

A recompensa marca positivamente a vida profissional

Uma bonificação em dinheiro nem sempre cumpre o papel de recompensar. Quantias ou percentuais podem ser vistos como insuficientes em relação ao esforço dedicado durante um período.

Além disso, a bonificação pode ser conquistada em um momento de dificuldade financeira — o que contribui com a redução ou eliminação de dívidas, mas não oferece o prazer de desfrutar do prêmio da forma desejada.

De certa forma, o colaborador pode associar a bonificação ao momento vivido e acabar esquecendo da premiação.

No caso da viagem de incentivo, como se trata de uma experiência, algo que fica marcado na lembrança, é mais valorizada pelos profissionais. Não há preço que pague sair da rotina, conhecer novos lugares e interagir com outras pessoas.

Os profissionais buscam cada vez mais qualidade de vida

Outro aspecto importante que mostra como a viagem de incentivo substitui a bonificação no trabalho é o fato de os profissionais se preocuparem cada vez mais com a própria qualidade de vida.

Aquela busca constante por altos salários tem perdido força, pois isso significa, muitas vezes, perder oportunidades. As pessoas querem equilíbrio e a viagem de incentivo oferece isso.

Em viagens de incentivo, o profissional encontra um tempo para se divertir sem preocupações financeiras e volta mais tranquilo.

O crescimento profissional recebe um apoio imprescindível

O ambiente de trabalho deve incentivar o crescimento pessoal e profissional. No caso da viagem de incentivo, isso acontece a partir da vivência de uma experiência marcante — algo desejado por todos.

Quem não alcançou os resultados na última campanha de incentivo se esforçará no próximo período para participar da viagem. Trata-se de uma competição saudável e que, diferentemente da bonificação, não se resume a dinheiro.

Experiências assim melhoram as relações interpessoais e integram pessoas que estão focadas nos propósitos e objetivos da companhia. Viagens de incentivo estimulam a interação entre os colaboradores e reforçam vínculos.

Os programas de treinamento podem ser incluídos nas viagens

Essa combinação é capaz de gerar resultados expressivos. Uma viagem pode proporcionar muitos conhecimentos, bens valiosíssimos que não ocupam espaço na bagagem física, mas que fazem diferença na vida pessoal e profissional.

Longe do escritório e em um ambiente diferente, os colaboradores estão mais abertos em relação às novas experiências. Por isso, você pode incluir programas de treinamento dentro do contexto da viagem.

Imagine que uma parte de sua equipe foi para um resort no litoral e, entre um treinamento e outro, consiga aproveitar as belezas naturais do lugar, tomar um banho de praia ou simplesmente descansar ouvindo o barulho do mar.

Essa experiência contribui com a formação do profissional e o torna mais competitivo em relação aos demais. Para o futuro dele, trata-se de uma oportunidade única de crescer e se destacar.

A estratégia de employer branding ganha uma aliada

A viagem de incentivo também funciona como parte da estratégia de employer branding. Além de trazer excelentes resultados para seus colaboradores, ela é capaz de impactar quem está fora da companhia.

Esse equilíbrio entre experiência, conhecimento e vida pessoal e profissional é o objetivo de profissionais que buscam bem-estar em suas rotinas. Se a sua empresa oferece isso, ela se torna desejada por eles.

Além disso, as viagens de incentivo contribuem também com a retenção de talentos e, consequentemente, com o aumento da produtividade da companhia.

O orçamento da viagem de incentivo pode ser menor que o da bonificação

Viagens de incentivo podem ser realizadas em períodos de baixa temporada, o que permite negociar valores e conquistar preços mais atraentes. Além disso, seus colaboradores conseguem aproveitar o destino sem as multidões que viajam nos meses mais movimentados do ano.

Se a sua empresa está com uma verba menor para premiar colaboradores, o valor da bonificação pode ser visto como insuficiente e, consequentemente, não surtir o efeito esperado, ou seja, aumentar a produtividade da equipe.

Em compensação, a viagem de incentivo pode funcionar como diferencial em momentos de crise, estimulando os colaboradores a alcançar os resultados desejados e, em troca, conquistarem a experiência.

Para que a experiência da viagem de incentivo seja surpreendente, todos os detalhes que a envolvem devem ser organizados com o máximo de precisão. Por isso, é imprescindível a contratação de uma empresa especializada.

Essa parceria permite criar roteiros adaptados para as necessidades dos seus colaboradores, contribuindo com uma experiência única. Desse modo, sua viagem de incentivo surtirá o efeito esperado.

Enquanto você se preocupa com o core business do negócio, a empresa especializada organiza a viagem de incentivo para que seus resultados sejam ainda melhores. Por isso, escolha um parceiro com experiência nesse segmento!

Especializada em viagens de incentivo, a Top Service oferece viagens exclusivas e personalizadas. Por meio delas, sua empresa pode aumentar a motivação dos colaboradores e parceiros de negócio ao premiá-los com experiências ímpares. Fale conosco e conheça nossas ideias.