A sustentabilidade de uma nação vai muito além das ações ambientais, e é isso que propõe a Environmental Performance Index (EPI), a pesquisa desenvolvida e aplicada a cada dois anos pelas universidades norte-americanas Yale e Columbia.

Em 2018, a pesquisa avaliou 180 países e 24 indicadores de desempenho, entre os quais se destacam fatores como polução do ar, formas de energia, saúde ambiental e vitalidade do ecossistema.

Para celebrarmos o dia Mundial do Meio Ambiente, listamos os cinco países com os maiores rankings em sustentabilidade, de acordo com a EPI 2018, e os motivos que os levam a atingir este patamar:

  1. Suíça

No lugar de imponentes arranha-céus, a Suíça dá lugar aos magníficos picos nevados e um estilo arquitetônico alternativo, com toques amadeirados e texturas de concreto e alvenaria em suas construções.

Percursora em ações contra gases poluentes, esta joia europeia apresenta também um eficiente tratamento de água e 87,42 pontos no ranking EPI.

 

  1. França

Um verdadeiro exemplo, com EPI de 83,85 pontos, a França intensifica cada vez mais suas políticas sustentáveis, como propõe a lei “Energy Transition for the Green Growth”, que busca entre seus objetivos reduzir o consumo de energia dos cidadãos franceses.

Na mobilidade, o país tem um forte incentivo ao uso de bicicletas e oferece transportes mais ecológicos, como o bonde elétrico, nas cidades Bordeaux e Lille.

 

  1. Dinamarca

Considerado um dos países mais felizes do mundo, a Dinamarca possui grande investimento em alimentação e até 2020, o país pretende dedicar 15% de sua área para plantio ao cultivo orgânico.

A reciclagem também é pauta nacional e a Dinamarca possui metas ambiciosas para manter uma Economia Circular (redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia). Com mais de 40% de todo lixo reciclado, no ranking EPI seu índice é de 81,60 pontos.

 

  1. Malta

Protagonista na história do Mediterrâneo, Malta já viu passar por ela o apóstolo Paulo, o artista Caravaggio, conquistou a rainha Elizabeth e encantou celebridades como Brad Pitt e o diretor Steven Spielberg.

Com um EPI de 80,90 pontos, este pequeno tesouro entre a Itália e a Tunísia ocupa a quarta posição no ranking pelo seu destaque em saneamento básico e é referência mundial na utilização de recursos hídricos.

 

  1. Suécia

Exemplo de desenvolvimento econômico e sustentável, a Suécia diminuiu – entre 1990 e 2006 – as emissões de carbono em 9%, enquanto sua economia cresceu 44%.

O país possui também um revolucionário sistema de reciclagem e é o lar do primeiro shopping voltado a produtos reciclados do mundo. O ReTuna Recycling Galleria, inaugurado em 2015, está localizado na cidade de Eskilstuna e conta com 15 lojas e um restaurante orgânico.

Já imaginou desenvolver uma ação para um desses destinos incríveis? Viagens de incentivo são ótimas ferramentas para motivar a sua equipe, gerar resultados e agregar conhecimentos à bagagem.

A Top Service pode ajudá-lo a elaborar uma estratégia poderosa, que proporcionará aos seus colaboradores experiências inesquecíveis e novos aprendizados. Entre em contato com o nosso time!