Quando falamos em novidades do mundo do Marketing Digital, ainda há muito para se aprender. O Endomarketing Digital é uma dessas novidades em comunicação interna que vêm roubando a cena.

Estratégias inovadoras de comunicação interna e externa estão dominando o cenário corporativo nas mais diversas áreas. Os efeitos significativos que elas trazem na cultura organizacional e a facilidade na implantação são alguns dos principais motivos dessa procura.

Sabemos que uma equipe eficiente é conectada entre si, prioriza o coletivo e, por isso, multiplica a informação para manter o grupo coeso nas ações.

E existem ferramentas necessárias para manter essa coesão. O endomarketing, em sua forma tradicional, busca fortalecer as relações dentro da organização, cujo princípio se mantém também no modo digital.

Porém, as facilidades trazidas por essa nova modalidade vão além do tradicional. Veja só como isso acontece!

Princípios do Endomarketing Digital

O endomarketing surge de uma nova forma de enxergar o colaborador, mais próxima de uma parceria do que de uma relação de subordinação.

Sendo ele um parceiro, precisa ser conquistado, como se faz normalmente com um cliente. Todavia, diferente de consumir um produto ou serviço, como efeito, ele se torna mais engajado na missão da empresa que, por sua vez, consegue reter mais talentos.

A forma digital dessa estratégia interna de marketing se baseia em princípios que são fundamentais para o seu pleno funcionamento.

1. Uma estratégia de comunicação bem definida

  • Documentar o que será transmitido para os colaboradores;
  • Alinhar a natureza do conteúdo com as estratégias da empresa, pensando nos efeitos que devem ser alcançados;
  • Definir os canais que serão utilizados para executar essa ação.

É importante pensar nos pontos que precisam ser priorizados, através de uma análise criteriosa das principais fraquezas da equipe e de suas possíveis causas.

2. Um aparato tecnológico eficiente

Como o nome já diz, o diferencial dessa modalidade é o fato de ela ser completamente digital.

Por isso, é preciso se certificar se a empresa está guarnecida de um aparato tecnológico que dará conta das novas estratégias, como a garantia de todos os colaboradores terem acesso às ferramentas.

3. Uma ferramenta de comunicação

Na escolha por blog corporativo, redes sociais ou outro recurso disponível, é importante avaliar a compatibilidade da ferramenta com os objetivos da empresa através do endomarketing digital.

Outra ação interessante é realizar uma pesquisa e obter dados dos próprios colaboradores em relação às suas preferências, garantindo ainda mais o sucesso da nova ferramenta.

Confira uma lista do blog Midiatismo com os principais sistemas do marketing digital interno para você escolher.

Como ele irá ajudar a sua equipe

As pessoas já se acostumaram com a comunicação digital, logo, formas mais antigas de comunicação se tornaram inadequadas.

Por isso, quando a empresa escolhe uma estratégia atual, esses recursos acabam contribuindo de diversas maneiras, como:

Melhorando o clima organizacional

O foco da comunicação interna é, basicamente, a multiplicação de informações necessárias para o bom andamento das funções da empresa.

Porém, os efeitos que ela traz ultrapassam as dimensões internas, ao passo que atuam diretamente na cultura organizacional, modificando padrões de comportamento e refletindo na reputação da empresa.

O clima organizacional é, portanto, obtido por meio de um diagnóstico que identifica os efeitos da cultura da empresa para os colaboradores. Logo, atuando na cultura, automaticamente, são geradas mudanças no clima.

Modernizando a comunicação

O conceito de modernização em empresas está relacionado a formas mais simples de chegar a melhores resultados. Geralmente, a tecnologia é a parceira número um quando uma organização está se modernizando.

Isso ocorre porque os avanços tecnológicos trazem consequências que ultrapassam qualquer expectativa de um colaborador, tanto em termos das funções que desempenha quanto em relação à sua otimização do tempo.

Sendo a comunicação o centro dessa ação, a maneira pela qual ela passa a existir na empresa torna os processos mais simples e, ao mesmo tempo, mais fluidos.

Expandindo as relações

Outro importante benefício do Endomarketing Digital é tornar as relações mais democráticas dentro da organização, uma vez que a informação circula de maneira global, aumentando a interação entre seus membros.

A verticalização e a centralização são dois obstáculos na comunicação entre líderes e colaboradores que também podem ser superados. Seus efeitos normalmente são a desconexão da equipe com a missão da empresa e a própria dificuldade em si do diálogo.

A ausência desses obstáculos, priorizando-se uma comunicação integrada,  acaba por fortalecer o aspecto coletivo, aumentando o grau de pertencimento do colaborador na empresa.

Como ela irá ajudar a sua empresa

Além de todos os benefícios já citados acima, como a melhora da cultura organizacional, a modernização e o aprimoramento da comunicação, o Endomarketing Digital pode reduzir os gastos da empresa.

Menor custo

Recursos presentes no ambiente digital proporcionam uma economia maior quando comparados a outras ações feitas no ambiente convencional. Dependendo da plataforma escolhida, o custo pode ser bem baixo.

Além disso, se for levar em conta o aumento da produtividade que esse investimento pode trazer, a custo se torna, proporcionalmente, muito menor.

Cronograma organizado

Poder planejar com antecedência o que será transmitido e seguir um cronograma programado previamente promove uma maior organização do tempo, além de permitir que setores envolvidos no Marketing possam trabalhar com prazos certos.

Sabe-se que, dentro de qualquer organização, tempo é ouro, por isso ganhar algumas horas da semana por não precisar ficar preparando materiais extensos e trabalhosos, ou entrar em contato com gráficas e fornecedores pode trazer uma qualidade a mais para o seu trabalho.

Alguns dos exemplos de estratégias de endomarketing digital já utilizadas por empresas são:

  • Divulgação de plano de carreira em forma de gibis;
  • Criação de rede social interna;
  • Outras campanhas que fortalecem o vínculo do colaborador com a empresa.

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