Os dias ficam menos cinzas, a temperatura sobe e, aos poucos, guardamos os casacos no fundo do guarda-roupa. Estes são os sinais da primavera.

Enquanto o Hemisfério Sul se prepara para receber as flores, o Norte acompanha as folhas caindo das árvores com a vinda do outono, mas seja qual for o canto do mundo, nunca é cedo para planejar a sua ação de incentivo durante a estação mais colorida do ano.

Conheça um pouco mais sobre a primavera ao redor do mundo e comece a semear suas ideias:

 

Europa

A Europa, assim como grande parte do Hemisfério Norte, conta com estações do ano bem definidas e a primavera é a favorita entre os europeus.

Ações de incentivo no continente ficam ainda mais interessantes. As temperaturas amenas, dias mais longos, hotéis e passeios mais baratos, além dos calendários recheados de atrações, fazem a alegria de turistas e locais.

Na Holanda, terra dos moinhos de vento e dos Canais de Amsterdã, a primavera ganha cores com os campos de tulipas, um dos símbolos do país.

Já na região central da Itália, as colinas da apaixonante Toscana ficam cobertas pelo verde vivo e pelas flores variadas, um espetáculo que ressalta a beleza das construções antigas e fazendas pitorescas.

A Cidade Luz também ganha mais vida na primavera. Com flores rodeando o Rio Sena e atmosfera agradável, a encantadora Paris convida a aproveitar a estação na capital francesa em um dos cafés com vista para a Torre Eiffel.

E se a ideia é curtir ao máximo o ar livre, a capital da Catalunha é ideal. Nesta época, Barcelona se enche de festivais de música, mercadinhos de rua, bares com mesas nas calçadas e piqueniques nos parques.

 

Ásia

“O ano só começa de verdade quando a primavera chega e o inverno dá o seu adeus”.  Este é o lema dos japoneses, que sempre aguardam ansiosos pelo mês de março. Quando as cerejeiras começam a florescer de sul a norte – fenômeno conhecido como Sakura Zensen – o Japão começa a se preparar para um novo ciclo.

A data é tão celebrada que o país adotou um conjunto de cinco feriados nacionais. Chamada de Golden Week, o período ocorre, geralmente, de 29 de abril a 05 de maio, e é possível encontrar diversos festivais de flores e desfiles nas ruas por todas as regiões.

 

América do Norte

As paisagens contornadas por cerejeiras não são exclusividades japonesas. Em Washington D.C, capital norte-americana, a área de Tidal Basin fica tomada pelas flores rosadas nesta época do ano, o que ajuda a compor um belo cenário às margens do rio Potomac.

Subindo um pouco mais, a cidade de Vancouver também oferece uma versão canadense para aproveitar as cerejeiras. O Cherry Blossom Festival aproveita a paisagem florida para promover atrações ao ar livre no Queen Elizabeth Park, como shows e piqueniques.

 

América do Sul

E já que não é necessário ir ao Japão para apreciar as cerejeiras, os campos de tulipas estão ainda mais próximos de nós.

Trevelin, na Patagônia Argentina, mistura o colorido das flores às paisagens geladas próximas à Cordilheira dos Andes, com o horizonte emoldurado pelas montanhas nevadas.

Os bons ares primaveris também invadem a capital argentina. Durante a estação, Buenos Aires se veste de lilás, quando os jacarandás começam a desabrochar. Os parques ficam ainda mais convidativos e o calendário cultural transborda de atividades.

Já em solo nacional, encontramos a alegria de festivais e a beleza da paisagem florida espalhada pelos cantos do Brasil. Seja para viagens de incentivo ou eventos, a Serra Gaúcha, de tradição alemã, conta com muitos atrativos, como o Festival de Primavera de Nova Petrópolis e estradas repletas de hortênsias.

Já no estado do Paraná, Foz do Iguaçu reserva a exuberância natural de uma das maiores cachoeiras do mundo. A primavera também é a estação favorita de mais de 300 espécies de borboletas que vivem na região e transformam a paisagem em um espetáculo vivo e colorido.