A Copa América 2019 será realizada no Brasil e, como outros eventos de grande porte, oferece a possibilidade de maximizar as vendas da sua empresa. Nesse aspecto, não estamos falando sobre patrocínios ou publicidade. A estratégia é outra!

Você pode levar os seus melhores colaboradores e parceiros de negócios para os jogos como uma recompensa por meta alcançada ou objetivo atingido. Basta criar uma campanha de turismo de incentivo, atrelando o resultado desejado com o prêmio. Dessa forma, as equipes trabalharão ainda mais dedicadas para, em 2019, desfrutarem desse prêmio!

Continue a leitura e fique por dentro da Copa América 2019. Essa é a sua oportunidade de aumentar a produtividade e as vendas, além de recompensar os seus melhores profissionais.

História

Os primeiros países a se reunirem para um torneio internacional de futebol em nosso continente foram Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Isso aconteceu no ano de 1916. Até 1919, quando a Copa América foi sediada pela primeira vez no Brasil, o Uruguai seguia invicto. Aquele foi o ano em que nosso país iniciou sua coleção de títulos.

Esse torneio deu início a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), uma associação de federações em nosso continente. Desde 1993, além de dois convidados, participam as 10 federações associadas à Conmebol: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A partir de 2007, a Copa América passou a ser realizada a cada quatro anos — com exceção da edição do centenário, que aconteceu em 2016. Nosso país detém 8 títulos e, no ranking da competição, está em terceiro lugar. O Uruguai lidera a lista com 15 vitórias e a Argentina segue com 14.

Curiosidades

O Japão participou de uma das edições

O Japão está do outro lado do globo terrestre, bem longe do continente sul-americano. No entanto, a seleção japonesa de futebol participou como uma das duas convidadas, em 1999, daquela edição da Copa América. Isso quase voltou a se repetir em 2001 e 2015. A Conmebol convidou, mas os japoneses não puderam comparecer ao torneio.

Equador e Venezuela não têm títulos

Dos membros da Conmebol, Equador e Venezuela são os únicos países que ainda não ganharam um título da Copa América. Até mesmo a Bolívia, que tem uma das seleções que mais sofre goleadas no torneio, ganhou o próprio título em 1963. Até 2015, o Chile fazia parte dessa lista.

12 x 0 foi a maior goleada da Copa América

Se você acha que o placar de 7 x 1 daquele fatídico jogo contra a Alemanha na Copa do Mundo era exagerado, você ainda não viu o que o Equador sofreu na mão dos argentinos. O dia era 22 de janeiro de 1942 e o jogo entre as duas seleções terminou com incríveis 12 x 0 para a Argentina.

A seleção argentina também foi a algoz da Venezuela no ano de 1975, quando o placar da partida entre as duas terminou em 11 x 0 — a segunda maior goleada do torneio. Em São Paulo, no ano de 1949, o Brasil fazia 10 x 1 em um jogo contra a seleção boliviana, marcando a terceira maior goleada.

Pelé e Maradona não ganharam essa Copa

Quando chega a época da Copa do Mundo, argentinos e brasileiros entram na clássica discussão sobre quem tem o melhor jogador. Se, na atualidade, ela gira em torno de Messi e Neymar, em outros tempos envolvia Pelé e Maradona. Só que, na Copa América, isso pouco importa, pois nenhum dos dois conquistou um torneio.

Uma tradição de família

O jogador uruguaio Diego Forlán ajudou sua equipe a conquistar a Copa América em 2011 e manteve uma tradição familiar. Seu pai, Pablo Forlán, e seu avô materno, Juan Carlos Corrazo, também haviam vencido edições passadas da Copa.

Próxima competição

A próxima edição ocorrerá em nosso país. A Copa América 2019 tem, por enquanto, 12 participantes, sendo os 10 integrantes da Conmebol e outros dois que podem vir da América do Norte e Central, Europa e Ásia. Confirmados até o momento: Japão e Catar.

2019 também será o último ano em que esse torneio acontecerá em anos ímpares. Em 2020, uma edição especial será feita nos Estados Unidos para marcar o início de uma nova era, com jogos a cada quatro anos. Para essa última edição em ano ímpar, foram anunciadas as cidades-sede.

Os jogos da Copa América 2019 acontecerão nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Em São Paulo, dois estádios participarão: Morumbi (abertura) e Allianz Parque. O evento começa a partir de 14 de junho de 2019 e a final será feita no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Oportunidade

Como esse é um evento que mexe com uma das maiores paixões do brasileiro, o futebol, trata-se de uma excelente oportunidade para que você programe uma campanha de turismo de incentivo para os seus colaboradores.

A viagem de incentivo, como recompensa por uma meta batida, é uma das melhores formas de aumentar a produtividade da equipe e fazer com que ela se torne mais engajada.

Na prática, o sucesso de uma campanha nesses moldes depende bastante do prêmio que é oferecido. Sendo assim, que tal usar a Copa América 2019 como tema da sua campanha de turismo de incentivo?

Você pode oferecer aos seus colaboradores uma viagem a lazer, a oportunidade de conhecer as cidades-sede e a participação nos jogos. Entre os destinos escolhidos, você tem opções culturais, gastronômicas e naturais.

Essa também é uma possibilidade de envolver clientes e parceiros estratégicos. Sua marca pode estender a premiação para outros stakeholders, oferecendo uma experiência única que contribui com a consolidação da sua marca e o aumento do empenho de todos e, assim, continuar se diferenciando no mercado.

Convoque a sua seleção de colaboradores para a Copa América 2019!

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque os demais tomadores de decisão da sua empresa para que, juntos, elaborem uma campanha capaz de maximizar os resultados e o engajamento dos colaboradores.