Línguas eslavas, como o russo, estão muito distantes do dia a dia da maioria dos brasileiros. Entretanto, a Rússia é um destino imperdível e a próxima sede da Copa do Mundo da FIFA™.

Confira 13 frases em russo que você precisa conhecer. Aprenda-as e comece a preparar as malas!

1. “Eu não falo russo”

Em qualquer país estrangeiro que você visita, é sempre útil saber expressar que você não fala o idioma local. Portanto, essa é a primeira frase em russo que você precisa aprender. Então, vamos lá: para dizer que não fala russo, diga: “Я не говорю по-русски”, cuja pronuncia é: “Ia ne govoriú pa-rússki”.

2. “Você fala inglês?”

Se precisar de uma ajudinha extra, você pode tentar encontrar algum russo fluente em inglês. Para tanto, diga: “Vi govorítie pa-anglísski?”, que os russos escrevem como: “Вы говорите по-английски?”. Como falamos, a chamada “língua universal” não é tão popular na Rússia, portanto. A dica aqui é aprender como se pronuncia o alfabeto cirílico.

3. “Obrigado”

Ser educado sempre é uma ótima pedida, e na Rússia não é diferente! Então, lembre-se dessa palavrinha mágica: “Spassíba”, que se escreve: “Спасибо” e significa obrigado.

4. “Quanto custa?”

Se você é daqueles viajantes que não resistem a algumas (ou muitas!) comprinhas em solos internacionais, saber perguntar o preço das coisas é sagrado. Portanto, decore: “Сколько это стоит?”, pronunciada como: “Skólko eta stóit?”.

5. “Eu me chamo…”

Uma das melhores coisas de viajar é conhecer pessoas novas e, para isso, é preciso saber se apresentar! Não se esqueça dessas palavras: “Меня зовут”, que são pronunciadas como: “Menya zavut” e antecedem seu nome, pois significam: “Eu me chamo…”.

6. “Preciso de ajuda”

Seja para pedir alguma informação a um transeunte ou mesmo para encontrar auxílio diante de um contratempo, saber solicitar ajuda é muito importante quando estamos longe de casa. Se escreve assim: “Мне нужна ваша помощь” e se pronuncia: “Mne nuzhNA VAsha POmosch”.

7. “Qual é o prato típico da região?”

Outro grande prazer de conhecer novos países é se deliciar com as comidas típicas. Então, em um restaurante, pergunte ao garçom: “Есть ли местное фирменное блюдо?” que se pronuncia: “Yest’ li mestnoye firmennoye blyudo?” ou “Что такое типичное блюдо региона?”, que se pronuncia: “Chto takoye tipichnoye blyudo reguiona?”

8. “A conta, por favor”

Depois de aproveitar um bar ou restaurante russo, é hora de pagar e partir para a próxima atração. Para tanto, peça: “Чек, пожалуйста”, pronunciada como: “Check, pajalsta”.

9. “Onde eu encontro ___?”

A Rússia é repleta de pontos turísticos e lugares históricos imperdíveis. Então, aprenda a dizer: “Gde ya mogu nayti___?”, ou “Где я могу найти___?”.

Substitua a lacuna pelo nome do lugar em que você quer ir ou, por exemplo, por banheiro, “Bанную комнату”: “Vannuyu komnatu”; farmácia, “Aптеку”: “Apteku”; supermercado, “Cупермаркет”: “supermarket” ou estação de metrô, trem etc, “Bокзала”: “Vokzala”.

10. “Esse trem/ônibus para em ___?”

Para descobrir se o veículo para no lugar em que você quer ir, use: “Этот автобус/поезд останавливается в ___?”, pronunciada como: “Etot avtobus/poyezd ostanavlivayetsya v ___?”. Mais uma vez, troque a lacuna pelo nome do local em questão.

11. “Quero uma vodka, por favor”

Se você gosta de beber, não pode ir à Rússia sem experimentar a famosa vodka local! Para tanto, saiba pedir: “Rhachu vodki, pajalsta” que se escreve assim: “Xочу водки, пожалуйста”.

12. “O que é isto?”

Se você se deparou com algo interessante, mas não sabe muito bem o que é ou para que serve, simplesmente pergunte: “Sto eta?”, que se escreve: “Что это?”.

13. “Como se diz ___ em russo?”

Finalmente, a frase que vai te ajudar a aprender ainda mais coisas em russo durante sua viagem! Quando estiver interagindo com um nativo ou com alguém fluente no idioma, pergunte: “Как сказать ___ по-русски?”, pronunciada como “Kak skazat ___ po-russki?”

Gostou de conhecer as frases em russo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!