Você já ouviu falar em turismo de incentivo? É uma estratégia capaz de ajudar em muito a sua empresa a melhorar a produtividade, aumentar a motivação de seus colaboradores e estar mais próxima dos stakeholders.

Do que se trata o turismo de incentivo?

As viagens de incentivo são uma ferramenta usada para motivar colaboradores e parceiros de negócios e, com isso, aumentar o sucesso das empresas. São viagens que sua empresa pode oferecer aos colaboradores, parceiros, fornecedores e até mesmo clientes como uma forma de premiar o cumprimento das metas ou outro desempenho de destaque.

Esta tendência vem crescendo bastante no Brasil e no mundo, com mais empresas descobrindo o turismo de incentivo como uma estratégia capaz de gerar resultados e deixar um residual maior na memória.

A recompensa motivará os colaboradores, melhorando diretamente os resultados de seu trabalho e, consequentemente, da empresa. Além disso, impactará positivamente o clima da empresa a médio e longo prazo, tornando o ambiente de trabalho melhor e mais produtivo.

Por que uma viagem é a recompensa ideal para a sua equipe?

Existem diversas formas de premiação, como incentivos em dinheiro ou em produtos — por exemplo, carros ou televisores. Porém, essas formas de premiação causam um impacto positivo menos duradouro do que as viagens, que permanecem na memória por muito mais tempo.

Estima-se que os prêmios em dinheiro tenham um recall de 1 ano, enquanto produtos geram efeitos positivos na performance da equipe por até 4 anos. Quando se trata das viagens de incentivo os dados começam a ficar realmente interessantes, com benefícios estimados em um período de 8 a 12 anos!

Com as experiências de diversas empresas com o turismo de incentivo, constatou-se que esse tipo de bonificação não se enquadra em uma típica experiência de lazer, mas também não chega nem perto de uma expedição de empresa.

Esse tipo de viagem é capaz de proporcionar experiências totalmente únicas, conhecimentos bem diversificados e, inclusive, distantes da sua atividade exercida — como a degustação de vinhos e o conhecimento de novas culturas, por exemplo — que fazem com que as pessoas “premiadas” relacionem as sensações positivas vivenciadas com a empresa que as possibilitou.

Realizar uma excelente viagem com despesas pagas cria lembranças que durarão por muito mais tempo na memória dessas pessoas. É justamente por isso que o turismo de incentivo é considerado muito mais do que uma simples premiação.

Como não errar ao implementar o turismo de incentivo em sua empresa?

Primeiramente, escolha um destino atrativo não para você, mas para os possíveis premiados. Para isso, tome cuidado e se informe com seus colaboradores e parceiros de negócios a respeito de quais lugares eles já visitaram e quais gostariam de ir.

Levar uma pessoa que goste de ambientes calmos e relaxantes para uma grande cidade ou levar um colaborador para um lugar onde ele já esteve terá um impacto bem menor. Uma viagem mal planejada trará grandes gastos para a empresa, com resultados aquém do esperado.

É preciso ainda ter muito cuidado ao implementar essa modalidade de incentivo no seu ambiente de trabalho para não acabar tendo um efeito contrário e prejudicar as relações entre os funcionários. Para isso, faça uma boa pesquisa e procure chegar a um consenso de destino capaz de agradar a todos.

Afinal, se o destino escolhido for espetacular para um grupo de colaboradores, mas não for nem um pouco interessante para a outra parte, certamente surgirão problemas. Para planejar uma viagem de incentivo, é preciso definir os detalhes com antecedência para que nada saia errado. São muitos os pormenores que devem ser considerados.

Uma vez definido o destino, é necessário pesquisar passagens, hotéis, atrações turísticas no local, fazer acordos com restaurantes etc. Por isso, é extremamente importante planejar tudo com bastante antecipação ou até mesmo deixar essas tarefas nas mãos de uma empresa especializada, que já seja autoridade no assunto.

Quais são os benefícios do turismo de incentivo para a sua empresa?

São diversos os benefícios oferecidos pelo turismo de incentivo para a sua empresa, confira alguns deles:

Experiência marcante para os participantes

Um prêmio em dinheiro é logo incorporado ao seu orçamento e esquecido, mas uma viagem de incentivo é capaz de criar memórias que durarão para sempre. E junto com essas recordações agradáveis, quem ficará marcado na cabeça de sua equipe de colaboradores, clientes e parceiros? Isso mesmo, a sua empresa!

Apresentação de maiores resultados

Como a viagem de incentivo é uma premiação que está condicionada aos resultados, não se preocupe com os custos dessa viagem: eles certamente já estarão cobertos pelos lucros que sua empresa obteve durante a campanha de incentivo!

Crescimento pessoal de seus colaboradores

Muitas vezes as empresas preocupam-se exclusivamente com o crescimento profissional dos seus colaboradores — ele é importante, é claro —, mas o crescimento pessoal também é fundamental para um colaborador e reflete diretamente em sua empresa.

Afinal, uma pessoa realizada e feliz é capaz de criar melhores relações interpessoais, ter maior autoestima e motivação para buscar melhores resultados e, inclusive, conquistar mais premiações futuramente!

Motivação da equipe

As viagens de incentivo têm o poder de serem incríveis. Aqueles que já foram contemplados se esforçarão para ganhar o prêmio novamente, trabalharão felizes e entusiasmados por muito mais tempo do que se ganhassem um bônus em dinheiro.

Aqueles que ainda não foram contemplados também poderão apresentar resultados melhores ao ouvirem aqueles que retornam da viagem.

E aí, viu como o turismo de incentivo pode ajudar a sua empresa? Então, agora é a hora de aprender como escolher o destino das viagens de incentivo que você promoverá para os seus colaboradores! E que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todos os assuntos de viagens de incentivo?