Antigamente, muitos acreditavam que a satisfação profissional era ligada somente ao retorno financeiro. Hoje, porém, as pessoas percebem cada vez mais que não é tão compensatório ter um excelente salário se, em contrapartida, elas precisarem lidar com um clima organizacional ruim e desmotivador.

A motivação no ambiente de trabalho é um dos principais pilares para garantir o incentivo dos colaboradores, já que, a partir dela, a organização começa a estabelecer os primeiros passos rumo ao sucesso.

Esta motivação está ligada diretamente à atmosfera do ambiente. Quanto mais positiva, mais motivado um colaborador se sentirá, fazendo com que ele desenvolva um sentimento de respeito e pertencimento, e por consequência, acabe buscando agregar o melhor para a empresa onde atua.

Você sabe quais retornos o investimento em motivação organizacional pode trazer aos resultados finais do seu negócio? Listamos os principais para você:

  • Diminuição do turnoverO Turnover é um índice que calcula a rotatividade de colaboradores. Profissionais motivados são menos propensos a deixar a empresa, evitando assim os gastos com novas contratações.
  • Aumento da produtividade – A motivação profissional e o trabalho estão inteiramente relacionados, por isso, se sentir mais satisfeito contribui no aumento de produtividade e, consequentemente, melhores resultados para o negócio.
  • Colaboração em equipe – Com o aumento de engajamento do colaborador, cresce também a colaboração entre diferentes setores e departamentos, pois ele se sente mais estimulado a trabalhar em equipe.
  • Inovação – A inovação abrange desde a elaboração de novas ideias para criação de produtos/serviços a aperfeiçoamentos através de planos bem estruturados. Para isso, a motivação é uma das principais alavancas e contribui efetivamente para o alcance da competitividade global das organizações.
  • Redução de custos – Todos os benefícios acima garantem funcionários mais satisfeitos e como resultado, reduzem os custos da empresa. Programas de orientação, incentivo e reconhecimento são significativamente mais baixos se comparados a erros internos, substituição de colaboradores, treinamento, pesquisa e avaliação de novos candidatos, por exemplo.

 

O engajamento do colaborador está diretamente ligado aos resultados da empresa e os benefícios citados são apenas alguns dos vários que as estratégias de incentivo podem agregar ao seu negócio. E nenhuma é tão impactante quanto investir em experiências!

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