A cultura organizacional é um conjunto de atitudes e comportamentos baseados nas crenças e valores de uma empresa. Ela norteia as relações internas e externas e, embora às vezes as pessoas não percebam, é vital para o alcance de metas e a sustentabilidade do negócio. Nem sempre essas normas são documentadas formalmente, mas delas fazem parte condutas desejáveis, como a responsabilidade social e o respeito.

Quando a cultura organizacional, ou cultura corporativa, não está clara para os colaboradores, é comum que ocorram atitudes em desacordo com o que é esperado e, consequentemente, conflitos nas equipes. Esses problemas impactam diretamente no clima organizacional, provocando queda na produtividade e na qualidade do que é produzido.

Ao contrário, quando os colaboradores conhecem e internalizam a cultura organizacional, os benefícios são muitos. Ganha-se em satisfação,qualidade de vida, motivação e, a partir disso, os objetivos estratégicos da empresa são muito mais facilmente alcançados.

Mas como usar a cultura organizacional para garantir o atingimento de metas? No post de hoje trazemos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo!

Defina a identidade de sua empresa

Infelizmente, é comum que os colaboradores não tenham a menor ideia de quais são os valores e a missão da organização, principalmente, em empresas menores, onde a identidade costuma ser indefinida.

Esses são pilares da cultura organizacional e ajudam no entendimento da essência da organização e de onde ela quer chegar. Por isso, é preciso manter esses conceitos sempre em pauta, sendo reforçados a cada movimento da empresa.

Para construir a identidade da empresa é preciso esforço intelectual, a fim de compreender qual a proposta de valor que a marca quer entregar e em que premissas todos os colaboradores — incluindo aqui o dono do negócio — se apoiarão nesse caminho.

Aproveite o recrutamento para abordar a cultura organizacional

É na hora da seleção que a cultura organizacional deve ser apresentada ao colaborador em potencial. Dessa forma, é fundamental que os profissionais de Recursos Humanos estejam muito alinhados à missão e aos valores da empresa e, assim, possam identificar tais características nos candidatos.

Para formar uma equipe ajustada à cultura organizacional, que fortalecerá seus pilares e compartilhará dos objetivos da organização, o recrutamento deve ser orientado a isso.

Prepare os seus gestores

O gestor deve ajudar a criar a cultura organizacional e ele é a pessoa que reúne todos os aspectos dela. O líder é responsável por reforçar diariamente os valores e a missão da empresa. É ele quem direciona a conduta de cada membro da equipe, além de alinhar constantemente os trabalhos às expectativas da organização.

Mas para desempenhar esse papel com excelência, ele também precisa ser orientado e motivado. Se, ao assumir a liderança de um grupo, a pessoa não estiver preparada, comprometerá o atingimento de metas e a estratégia do negócio. Um líder que fala de valores, mas não os pratica, não consegue o respeito da equipe. Logo, aplicar valores e missão exige sempre um diálogo aberto entre líderes e liderados.

Gostou do nosso post sobre a cultura organizacional e o alcance de metas? Aproveite para compartilhar com seus amigos e contatos nas redes sociais!