Você sabe o que é pensar fora da caixa? Esse termo tem origem na expressão em inglês “think outside the box” e significa sair do lugar comum, desconstruir conceitos preestabelecidos e ser criativo. Mas como esse conceito pode ser utilizado nas corporações? Implementando a cultura da inovação e criatividade nas empresas! Inovar, em nossa sociedade, nem sempre é bem visto, mas para fazer o seu negócio crescer, a criatividade e ousadia são essenciais. As dicas abaixo podem te dar boas ideias para começar a mudar e pensar fora da caixa.

Procure pessoas sociáveis

Tenha em sua equipe de colaboradores gente que interaja, converse, goste de socializar e faça isso regularmente. É claro que é importante ter pessoas que gostem do seu negócio e de tecnologia, mas gostar de pessoas e interagir com elas é fundamental para inovar. Afinal, a criatividade costuma surgir dessa interação social. Além de sociáveis, lembre-se de sempre manter seus colaboradores motivados.

Elimine os preconceitos

Tabus, ideias predeterminadas, pensamentos engessados, tudo isso dificulta bastante a criatividade e impede as inovações no ambiente corporativo. É necessário, antes de mais nada, livrar-se de todos eles e se abrir a novas ideias e conceitos. Ter receio a respeito de hábitos, lugares e determinadas questões é bastante comum, mas se propor a conhecer e explorar ambientes e coisas novas é um meio muito eficaz de se libertar e de perder as amarras.

Veja oportunidades

Problemas, na maioria das vezes, são oportunidades para inovar no seu negócio. Tudo depende de como você os vê e reage a eles. Por exemplo, se você mora em um bairro onde não tem padaria, por que não abrir uma em vez de reclamar por não ter pão quentinho? Não conhece nada sobre fazer pão? Então se informe, faça cursos, procure as informações!

Ouça mais

Pessoas sempre são fontes de boas ideias para inovar. De outras culturas ou não, ouça sempre as histórias que elas têm para contar, interaja mais. Tenha também um caderninho para anotar as boas ideias que ouviu ou que pensou.

Aposte em incentivo

Campanhas de incentivo sempre auxiliam muito na criatividade. Viagens, principalmente, são experiências que dificilmente serão esquecidas. Além de relaxantes, estimulam a criatividade e te permitem ouvir pessoas de outras culturas. Além delas, outros meios de motivação são aumento de salário, participação nos lucros e brindes.

Perca o seu medo de pensar fora da caixa

Muitas vezes, ao se libertar do preconceito e investir em criatividade e inovação, a empresa tem medo de errar e acarretar prejuízos. Mas fique calmo, sempre vão existir riscos, e você pode reduzi-los ao planejar e calcular as possíveis falhas que cada inovação pode acarretar. O importante é não deixar de tentar e, principalmente, não desistir por causa do medo.

Olhando as dicas apresentadas, parece bem fácil pensar fora da caixa, mas é essencial ter em mente que a iniciativa de mudar deve partir de você. Não adianta nada utilizar esse post como um “manual de instruções” ou seguir os passos de um livro de autoajuda se a decisão de desconstruir os vínculos engessados e conceitos predeterminados não vier de você. Se for assim, a sua empresa só vai passar de uma caixa para outra.

Quer saber mais como pensar fora da caixa? Quer começar agora mesmo? Então entre em contato com a Top Service!