Ao organizar um evento, independente do seu porte e tipo, seja esse evento um show, um casamento, uma festa de aniversário ou um evento corporativo, existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração como:

  • número de convidados;
  • decoração;
  • música;
  • buffet/bebidas.

Mas e quanto à segurança? Esse é um ponto crítico que assegura a qualidade do evento, o conforto e a integridade física dos convidados, além de prevenir quaisquer imprevistos e incômodos que possam surgir.

Por isso, para garantir que essa parte tão importante do seu evento seja planejada adequadamente, confira o pequeno guia que preparamos para você garantir em 5 passos a segurança em eventos corporativos da sua empresa e, assim, não ter nenhuma dor de cabeça!

1. Tenha atenção à escolha do local

É muito importante que a escolha do local seja feita levando em consideração o número de convidados e o tipo de público para quem o evento é destinado. Isso é extremamente importante para que o local possa acomodar adequadamente as pessoas no dia do evento.

Já pensou no problema que pode ser escolher um lugar pequeno para um número muito grande de pessoas e nos riscos que a superlotação pode apresentar para a segurança dos seus convidados? Por isso, é de suma importância respeitar a capacidade do local escolhido.

Vale ainda ressaltar que outros fatores devem ser levados em conta, como a criminalidade nas redondezas, a infraestrutura do local, a iluminação nas vias de acesso, o estacionamento, a documentação do lugar e o histórico de ocorrências de algum crime no local.

2. Faça uma análise de identificação dos riscos

Você não quer ter nenhum tipo de problema, principalmente, relacionado às questões de segurança no dia do evento, não é mesmo? Por isso, procure identificar quaisquer riscos que o lugar e a região possam apresentar.

Avalie se há riscos de furto ou roubo, de incêndio, desmoronamento, alagamento, vandalismo, tente prever todo tipo de desastre possível e trace um plano de prevenção e ação para cada um.

3. Obtenha todas as licenças e autorizações necessárias

Se você não sabia, é importante que fique sabendo agora e nunca se esqueça que daqui para frente sempre que for realizar um evento, existem órgãos responsáveis pela fiscalização e autorização para realização de cada tipo de comemoração ou cerimônia, portanto, verifique se essas questões estão em ordem.

Caso você planeje ou chegue a realizar o evento sem a devida documentação necessária, poderá ser multado, ou pior, ter o seu evento cancelado. Além disso, no caso de ocorrer algum acidente e o evento não ter recebido as autorizações para sua realização, podem haver processos civis e criminais que venham a minar com a imagem da sua empresa.

4. Contrate uma equipe especializada em segurança

Quando falamos em equipe de segurança, não estamos falando apenas naquele pessoal que fica na recepção dos eventos verificando se as pessoas que chegam tem nome na lista. Estamos falando de uma equipe especializada e treinada para lidar com as mais diversas situações.

Por isso, contrate uma equipe de segurança especializada, que tenha boas referências e experiência na área. Nessa hora, por mais que possa parecer tentador economizar, não pense na segurança dessa forma, procure vê-la como um investimento para o bem dos seus convidados e da sua empresa.

5. Conte com uma brigada de incêndio

Todo evento, principalmente se for de grande porte, deve contar com a presença de uma brigada de incêndio. Esses profissionais foram treinados para situações do tipo e estão aptos para realizar o resgate, a evacuação e o combate, no caso de incêndios ou outros desastres.

Além disso, esses profissionais ainda estão aptos para fazer a verificação dos extintores do local e até providenciar a substituição deles se for o caso. Sendo assim, contar com uma brigada de incêndio é outro ponto essencial na organização de um evento.

Organizar um evento como você pode ver, além de todos os detalhes que você já deve conhecer, envolve muitas questões de segurança e até mesmo tarefas burocráticas, podendo ser algo trabalhoso e um tanto complexo. Por que então não deixar a organização nas mãos de uma empresa especializada na produção de eventos?

Quer saber mais a respeito da realização de eventos corporativos? Então, siga-nos no Facebook e fique por dentro das novidades!