Você entende o que é o turismo de incentivo?

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Você entende o que é o turismo de incentivo?

Você anda em busca de uma maneira inovadora de incentivar seu time de colaboradores a alcançar resultados lucrativos para os seus negócios? Quer adotar uma forma atraente e motivadora para premiar fornecedores, parceiros e clientes? Então você vai gostar de saber o que é turismo de incentivo ou viagens de incentivo.

Preparamos este post para que você possa entender e tirar proveito dessa valiosa ferramenta motivacional, que traz benefícios para todas as partes envolvidas. Os resultados das viagens de incentivo são aumento de lucratividade para as empresas, colaboradores mais satisfeitos e produtivos, prestadores de serviços, parceiros e clientes fidelizados. Continue lendo e saiba mais!

O que é turismo de incentivo

São viagens e programas turísticos oferecidos pelas empresas a seus colaboradores, fornecedores, parceiros ou clientes como prêmio por cumprimento de metas ou por algum desempenho de destaque.

Em vez de oferecer uma premiação em dinheiro, as empresas brindam seu público interno ou externo com uma memorável experiência de viagem, o que tem se revelado uma poderosa ferramenta para motivar e fortalecer os laços entre as partes. É como se fosse um acordo entre a empresa e seus colaboradores, fornecedores e clientes: “Traga-me resultados e você terá uma recompensa inesquecível”.

As vantagens das viagens de incentivo

Enquanto um prêmio monetário é rapidamente incorporado ao orçamento e esquecido dentro de pouco tempo, as viagens de incentivo constituem experiências marcantes, guardadas na lembrança por muitos anos. Junto com as memórias agradáveis da experiência vivida, a marca da empresa ficará gravada na mente dos participantes. Assim, a empresa premia e motiva a equipe, ao mesmo tempo em que fortalece a marca e estreita os laços de lealdade com os envolvidos.

Como a premiação está condicionada à apresentação de determinados resultados, os custos das viagens já estarão cobertos pelos lucros obtidos pela empresa no fim da campanha. As despesas com a premiação já estarão integradas às metas a serem alcançadas. É um claro caso de se unir o útil ao agradável.

Para os premiados, as vantagens chegam em forma de crescimento cultural e pessoal, além da melhoria nas relações interpessoais. Muitos estarão vivendo uma experiência única, que não teriam chance de viver de outras maneiras. Isso traz gratificação pessoal e promove a autoestima e a motivação para alcançar novos resultados e ganhar mais prêmios no futuro próximo.

As viagens de incentivo contemplam quatro tipos de motivação para viajar:

  • Física: descansar, praticar esportes e atividades saudáveis etc.
  • Cultural: ter contato com diferentes culturas, viver experiências culturais inéditas, experimentar a gastronomia local etc.
  • Interpessoal: conhecer e se relacionar mais proximamente com outras pessoas, fazer novos amigos;
  • Status e prestígio: ter experiências que permitam certa projeção social.

Assim, quem foi contemplado com a viagem uma vez vai se esforçar para ser premiado novamente, e se dedicará com muito mais entusiasmo ao próximo período de trabalho. Os que ainda não foram, ao ouvirem as narrativas entusiasmadas dos que voltam das viagens, ficarão mais estimulados  a dobrar esforços para obter os resultados que levarão ao prêmio da próxima vez.

Alguns tipos de programas de incentivo

Há uma grande variedade de programas que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada empresa. Veja alguns exemplos:

Premiação individual

Prêmio para uma só pessoa, em reconhecimento por resultados individuais. Normalmente, o prêmio inclui um acompanhante.

Premiação de equipe

Inclui toda a equipe envolvida nos resultados.

Campanhas de desempenho global

A empresa define metas específicas a atingir em um certo prazo e reconhece que cada setor tem um papel importante para atingir tais metas. Objetivos específicos são estabelecidos dentro de cada setor e os resultados podem ser medidos por um programa de pontos. Um certo número de pontos obtidos dará direito à premiação.

Premiação por vendas

Utilizada para motivar a equipe a aumentar o volume de vendas em determinado período de tempo. Esses programas de incentivo, normalmente, determinam níveis a serem alcançados e critérios específicos de premiação para cada nível.

Combinação de viagens de incentivo com programas de treinamento

Esse tipo de programa combina treinamentos corporativos ou encontros anuais de diretoria com a oferta de programação de incentivo por resultados alcançados.

Programas de fidelização de clientes

Tais programas são concebidos para incentivar e premiar a lealdade de clientes, evitando sua migração para a concorrência.

Campanhas de lançamento de produtos

Para promover um novo produto ou serviço, a premiação é oferecida a quem pode servir de canal para introduzir o produto ou serviço no mercado.

Programas de incentivo a vendedores

Busca promover a fidelização da marca junto ao setor varejista, encorajando os vendedores a direcionarem as vendas para o seu produto e não para o da concorrência.

Alguns aspectos importantes a considerar para a premiação

Os resultados desejados devem ser específicos, alcançáveis e mensuráveis, além de desafiantes. Os participantes devem receber todo o instrumental necessário para serem bem-sucedidos, e a viagem de incentivo precisa ser vista como uma experiência estimulante.

Evite premiar colaboradores com desempenhos medíocres da mesma forma que os que apresentaram os melhores resultados, pois você estará desestimulando aqueles que realmente se esforçaram. Outro equívoco é estabelecer metas tão fáceis que se mostrem irrelevantes para uma real melhoria de desempenho.

A viagem ideal para a sua empresa

Uma viagem de incentivo não pode ser uma experiência comum, que poderia ser adquirida em qualquer agência de turismo. Use a criatividade para proporcionar uma viagem personalizada e surpreendente, que fará sua marca ser lembrada com admiração.

Uma empresa do ramo automobilístico poderá oferecer a experiência de dirigir uma Ferrari na Itália, por exemplo. A filial brasileira de uma multinacional pode enviar o grupo para uma visita à matriz europeia, aliando treinamento e turismo de incentivo. O importante é oferecer diferenciais que não se encontram em uma viagem comum. O grupo seguirá uma programação exclusiva, com hospedagem em hotéis de alto nível, passeios divertidos e brindes personalizados, entre outros mimos.

Um ponto fundamental a considerar é que o planejamento e a organização de uma viagem de incentivo deverão ser impecáveis, para que essa valiosa ferramenta de motivação seja efetiva. Obviamente, a experiência deverá ser excelente em todos os aspectos para que os resultados sejam os melhores possíveis. Por isso, é aconselhável contratar uma agência especializada com larga experiência no mercado de turismo de incentivo. Assim, você não corre o risco de transformar motivação em frustração.

Uma boa agência saberá criar roteiros personalizados, negociar as melhores condições com prestadores de serviços e cuidar de todos os detalhes para surpreender positivamente.

Gostou de conhecer essa valiosa ferramenta de marketing? Ainda tem dúvidas sobre o turismo de incentivo? Comente no post!