Bola de cristal da produtividade: aprenda a identificar equipe desmotivada

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Bola de cristal da produtividade: aprenda a identificar equipe desmotivada
bola-de-cristal-da-produtividade-aprenda-a-identificar-equipe-desmotivada

Uma equipe produtiva é essencial para o bom andamento dos negócios. Se a produtividade cai, as vendas vão no mesmo sentido, a qualidade também e, por conseguinte, a satisfação do cliente. Cenário desastroso, não é?

Ainda assim, muitas empresas deixam que isso aconteça porque não sabem ler os sinais de uma equipe desmotivada. Antes que a situação chegue ao extremo, é possível perceber o que se passa e reverter o quadro, resgatando não só a motivação como o engajamento dos seus colaboradores. Que tal colocar a sua bola de cristal para funcionar e fazer um check list pra ver se nada de errado está acontecendo?

Atrasos

Sua equipe sempre foi pontual, até chegava alguns minutos antes, mas agora os atrasos são recorrentes e o horário do almoço se estende por mais 10 ou 15 minutos? Esse é um sinal de que algo não está bem. Pode ser que o cronograma do ônibus de um ou outro tenha mudado, mas é bom conferir e conversar com as pessoas para saber o que está acontecendo.

Faltas

Os atestados parecem se multiplicar no RH e as doenças são as mais diversas possíveis? A mesma pessoa entrega vários atestados em um mês? É claro que ninguém está isento de passar por problemas de saúde, mas, se as ocorrências começam a ser cada vez maiores, está na hora de pensar em um programa de saúde organizacional, verificar quais fatores estão levando aos atestados e agir rapidamente.

Uso da internet

Ficar monitorando cada passo dos seus colaboradores não é garantia de produtividade, mas, se você acompanhar quais sites são acessados e por quanto tempo, pode descobrir aí um grande sinal de desmotivação em sua equipe.

Pessoas desestimuladas perdem o foco e navegam horas a fio pela internet porque não estão interessadas no trabalho. Quando isso acontece, bloquear os acessos pode impactar de forma negativa. Prefira conversar com as pessoas, fazer uma pesquisa de clima organizacional e tentar descobrir os reais motivos dessa falta de motivação.

Reclamações

Você vê colaboradores cochichando pelos corredores, ouve boatos, as pessoas reclamam das mínimas coisas. Isso também é um sinal de que a motivação não anda 100%, e você não deve ignorá-lo. Deixar as portas abertas para que as pessoas cheguem até as lideranças da empresa e exponham suas insatisfações é fundamental para manter um clima organizacional saudável e evitar que o sentimento negativo se prolifere pela empresa.

Turnover

A falta de motivação com o trabalho é um dos fatores que mais causa turnover, isso é, a debandada de talentos de uma empresa. Se os colaboradores não se sentem bem no ambiente de trabalho e não veem sentido em seus afazeres, passam a buscar outras oportunidades de se sentirem úteis e valorizados.

Tenha em mente que, quanto antes você identificar esses sinais, mais facilmente poderá reverter a situação e voltar a ter uma equipe alinhada e comprometida com o trabalho. Entretanto, se optar por ignorar os sinais, quando resolver agir poderá ser tarde demais.

Como anda a motivação da sua equipe? A produtividade está em alta, as pessoas estão felizes, ou você conseguiu identificar alguns destes sinais ocorrendo na sua empresa? Comente!