Ter uma equipe com vendedores motivados é um desafio para todos os gestores de vendas. É necessário boa dose de esforço e conhecimento para fazer com que um time trabalhe todos os dias com empenho e dedicação.
Para superar esse desafio diário, conheça pelo menos 3 formas que vão ajudar um gestor de vendas na motivação dos vendedores!
Planejamento estratégico
O planejamento é o ponto inicial de qualquer estratégia, e isso inclui também as ferramentas de motivação dos vendedores. O passo inicial do seu planejamento estratégico é a definição de um objetivo, que deve ficar claro para a sua equipe.
Depois de estabelecer aonde sua empresa quer chegar, trace também caminhos para que o time de vendas esteja entrosado com o restante da companhia, assim, os seus vendedores terão mais elementos para trabalhar. Leve em consideração que quanto mais informações e materiais a equipe tiver, mais motivados os colaboradores vão trabalhar.
Inclua em seu planejamento formas de mostrar à sua equipe que as pessoas são fundamentais para o bom funcionamento do negócio. Fazer com que os colaboradores se sintam reconhecidos é uma forma de melhorar a autoestima deles, fazendo com que busquem cada vez mais dar o melhor de si.
Remuneração como incentivo
A forma mais comum de incentivar seu time de vendas é por meio de remuneração. Na maioria das vezes, os vendedores têm um salário fixo e uma meta a ser atingida. A partir disso, os resultados usualmente são comissionados.
Esse tipo de estratégia funciona, porém, ao atingir a meta, o vendedor acaba estagnando e não busca aumentar a quantidade de vendas, o que prejudica o crescimento da empresa. Para resolver a situação, a empresa poderá comissionar o vendedor de acordo com as metas atingidas. Por exemplo: na meta 1, o vendedor receberá um valor de comissão; ao alcançar a meta 2, esse valor aumenta; e assim sucessivamente.
As bonificações também são excelentes formas de incentivo. Quando o prêmio envolve a ideia de aumentar sua renda mensal, é natural que seus colaboradores tentem aperfeiçoar ainda mais a sua produtividade, a fim de conquistar esses benefícios.
Viagens de incentivo
As viagens de incentivo são prêmios que envolvem uma competição interna e saudável. Uma de suas principais vantagens em relação às premiações em dinheiro é que elas têm um efeito duradouro — as pessoas logo se esquecem de como usaram seu 13º, por exemplo, mas as lembranças de uma viagem não se apagam facilmente.
Para que o gestor de vendas utilize essa estratégia, ele precisará desenvolver as regras da premiação, que premiará o melhor vendedor de um determinado período ou toda a equipe, caso ela atinja uma determinada meta.
Empresas que motivam os times com viagens de incentivo fazem com que cada colaborador aumente seus resultados individualmente, e a soma do desempenho de todos tem grandes efeitos na produtividade de seus negócios.
E você? Acredita que as viagens de incentivo são boas ferramentas para motivar seus vendedores? Como você ajuda seus gestores de vendas? Dê sua opinião nos comentários!