Como aumentar a produtividade: 6 segredos para motivar seus colaboradores

Como aumentar a produtividade: 6 segredos para motivar seus colaboradores

“Como aumentar a produtividade dos colaboradores?”. Essa dúvida tira o sono de muitos diretores e gerentes, e não por acaso: são inúmeros os fatores que podem levar um colaborador a ficar desanimado e cair em rendimento, desde problemas pessoais até o clima no ambiente de trabalho.

Por isso, as 6 dicas que preparamos neste post vão ajudar você a tomar atitudes que tenham efeito positivo em diferentes momentos e cenários:

Premie o bom trabalho com bonificações

A expectativa de receber uma bonificação é, sem dúvida, um incentivo a mais para os colaboradores trabalharem totalmente focados e empenhados pelo cumprimento da meta. Essa prática já é realizada há muito tempo em diversos segmentos e continua a dar resultados.

Apenas tenha cuidado ao definir e distribuir as bonificações para que elas não causem competição interna nem tenham efeito contrário ao desejado.

Dê maior autonomia e flexibilidade

À medida que as metas forem cumpridas e os profissionais sob sua supervisão se mostrarem motivados a colocar todo seu potencial e capacitação em ação para realizar um trabalho de primeira qualidade, dê maior autonomia para tomarem decisões e inovarem.

Além disso, pense na possibilidade de adotar o modelo de empresas como Google e Microsoft, que dão mais ênfase aos resultados e menos a horários fixos de trabalho. Isso faz toda a diferença no moral dos colaboradores.

Invista no turismo de incentivo

O turismo de incentivo está entre os prêmios mais incríveis que um colaborador pode ganhar, mais até do que as bonificações em dinheiro. Por quê? Enquanto um prêmio em dinheiro eventualmente vai acabar, as viagens para destinos incríveis  —  dentro ou fora do país  —  criam experiências marcantes, que jamais serão apagadas.

O efeito de algo assim tem profundo impacto tanto na vida pessoal quanto profissional de uma pessoa. Imagine esse efeito em cada um de seus colaboradores, ou em vários deles.

Trate cada colaborador de modo individual

Grandes empresas têm um ritmo acelerado, altos padrões de desempenho e uma cobrança natural por resultados. Mas não se esqueça de tratar cada colaborador de forma individual, com bondade e atenção. Não levará muito tempo para você ver a diferença que isso faz no rendimento geral da companhia.

Dê elogios sinceros constantemente

Sempre que possível, dê elogios sinceros pelas coisas boas que seus colaboradores realizam. Isso ajuda a aliviar a pressão para atingir as metas e cria um clima mais favorável para o desenvolvimento dos negócios.

Ofereça ajuda prática

Ao encontrar algum de seus liderados com dificuldades, faça um esforço prático para ajudá-lo. Esse comportamento logo vai se espalhar entre todos, o que só contribui para criar um ambiente mais produtivo, em que é comum poder contar com outros.

Para motivar seus colaboradores é preciso ir além de simplesmente oferecer mais dinheiro. É bem mais importante oferecer experiências marcantes e criar um ambiente inspirador no dia a dia. Isso sim trará resultados duradouros, como aumentar a produtividade e elevar o moral de todos para realizar o melhor trabalho de suas vidas.

E você, o que tem feito para motivar seus colaboradores e manter a produtividade alta? Já usou algum desses segredos que citamos? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário