Como aumentar as vendas da sua equipe com definição de metas

Como aumentar as vendas da sua equipe com definição de metas

Gerenciar e motivar a área comercial pode ser uma tarefa nada fácil quando não se tem metas definidas para o time e para os funcionários individualmente. Um erro muito comum é promover e incentivar a competição interna de maneira que alguns vendedores cheguem a acreditar que, para vencerem, outros precisam perder. O que não é verdade, afinal, quando se tem metas e objetivos bem claros, o ambiente de vendas torna-se saudável.

É necessário saber a melhor forma de reconhecer o trabalho dos bons vendedores e, além disso, identificar como engajar os demais.. É papel do gestor liderar o time para que as melhores práticas sejam compartilhadas entre todos. Por isso, acreditamos que definir as metas de cada profissional é uma prática imprescindível para melhorar as vendas, o clima organizacional do departamento e a produtividade.

Qual é a melhor forma de definir as metas?

Boa parte das empresas atribui metas sem levar em consideração o histórico. É importante envolver a área de marketing para definir as estratégias comerciais e a área de TI para buscar, nos relatórios de BI, informações das vendas por períodos e traçar padrões. Com base nesses relatórios, será mais fácil definir metas individuais com base no desempenho histórico de cada profissional e das vendas por período do ano.

A área de marketing poderá ajudar a calcular as metas projetando um crescimento saudável e planejando ações de incentivo, como oferecer premiações aos colaboradores que tiverem melhor performance. Essas ações podem aumentar a produtividade da equipe e, com isso, ajudar a alcançar metas mais altas.

Como incentivar os colaboradores a cumprirem as metas?

Vale reforçar que a definição de metas deve ser algo totalmente alcançável, este será o fator primordial para o sucesso da sua campanha de incentivo. O segundo item com que você deve se preocupar é se as pessoas da equipe sabem o que fazer. Pode parecer óbvio, mas lidar com uma equipe envolve trabalhar com pessoas de diferentes visões e expectativas da companhia. Além disso a maioria não sabe os seus limites ou até onde pode ir no trabalho para cumprir as suas tarefas.

Por isso, é importante que todos no time comercial saibam exatamente as suas funções. Também é fundamental que o espírito colaborativo seja implantado na equipe, pois isso fará com que o colaborador se sinta parte do time e entenda que, ao ajudar um colega com alguma atividade, ele faz com que todos atinjam os objetivos de vendas.

Metas e bonificação podem aumentar o desempenho da equipe?

É importante que todos saibam as suas atribuições, ajudem os colegas da equipe e sintam-se felizes e satisfeitos em vender os produtos ou serviços da sua empresa. Outro ponto importante é que podemos trabalhar com aceleradores de produtividade, principalmente quando temos campanhas de incentivo bem estruturadas. Desse modo, fica mais fácil para o vendedor saber quando tem que vender e o que ganhará quando atingir este valor de faturamento.

Ainda tem dúvidas de como aumentar as vendas da sua equipe com definição de metas? Existe alguma experiência que gostaria de compartilhar? Deixe um comentário!

Deixe um comentário