Como estimular a competição saudável entre unidades da empresa?

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Como estimular a competição saudável entre unidades da empresa?
omo-estimular-a-competicao-saudavel-entre-unidades-da-empresa

Hoje há o clima de cooperação é estimulado nas organizações, tendo uma repercussão positiva, com resultados mais duradouros. Porém, essa cultura não representa uma ausência total de competição. Na verdade, esse olhar contempla a competição saudável, que é inerente ao contexto organizacional. Quer saber como estimular a competição saudável entre unidades da sua empresa? Nós mostraremos!

De que forma a competição pode ser saudável?

É possível conciliar competição e cooperação em uma empresa? Embora a palavra competição seja muito usada para se referir a duelos em que um precisa ganhar a fim de apenas provar sua superioridade, esse não é necessariamente o seu significado.

Existe uma inclinação natural competitiva que, quando incentivada de forma equilibrada e guiada por propósitos, leva à superação de suas próprias limitações.

Superação é a essência da competição saudável, diferentemente da ideia de que o importante é apenas ganhar. Quando orientados para uma meta e incentivados a se comportarem de maneira ética, indivíduos fortalecem potenciais e buscam um aperfeiçoamento em grupo

Na prática, empresas podem fazer uso de recompensas e premiações diversas, bem como aliá-las a causas coletivas. Há muitas maneiras de surpreender colaboradores. Daremos algumas dicas de como colocá-las em prática, com ideias inovadoras e criativas.

Como funciona na prática?

Quem não se lembra daquelas dinâmicas de grupo da escola em que o professor delegava tarefas, incentivava que os grupos competissem e, no fim, o objetivo era justamente avaliar a capacidade de trabalhar em grupo diante do clima competitivo? Bom, essa lógica pode ser aplicada também em ambientes corporativos, porém, de uma maneira mais elaborada e com fortes relações com a missão da empresa.

Programas de incentivo

Programas de incentivo funcionam muito bem, especialmente, com equipes voltadas para o mercado comercial, vendedores, no caso. Muitas empresas criam campanhas com metas predefinidas e oferecem prêmios como viagens de incentivo, passeios e experiências diferenciadas.

É bom destacar que, quando se estabelece uma competição saudável entre equipes, o que está em jogo é sempre compensar um esforço e, é claro, o espírito de grupo. Portanto, criar prêmios que valorizem essa capacidade, recompensando colaboradores que tenham se destacado nesse quesito pode ser um objetivo secundário que transformará uma mera competição em uma lição poderosa.

O outro como referência

Nada melhor do que a admiração por outra pessoa para fazer alguém progredir. A competição não precisa ser necessariamente uma ação pontual ou uma campanha, ela pode ser apenas um ingrediente a mais na rotina, como uma política de recompensas constante.

A partir do momento que desempenhos são destacados, a fim de prestigiar esforços e bons resultados, isso se torna um incentivo para que outros colaboradores queiram alcançar essa posição. Recompensar equipes não só por metas alcançadas, mas pela qualidade que vem desempenhando seu trabalho, estimula outras equipes a buscarem uma melhora.

Esse aspecto depende diretamente da atuação dos líderes na empresa. Um bom líder deve ser capaz de transformar o estilo de sua gestão para alavancar a motivação dos colaboradores. Caso ele não tenha essa capacidade, muito provavelmente seus liderados ficarão insatisfeitos e desmotivados.

Quer ler mais textos como esse? Curta nossa página no Facebook e tenha acesso a um conteúdo inovador!