Como Google e outras empresas oferecem programas de incentivo?

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Como Google e outras empresas oferecem programas de incentivo?
como-google-e-outras-empresas-oferecem-programas-de-incentivo

Para atrair e reter bons colaboradores, cada vez mais as empresas têm adotado práticas de incentivo, oferecendo vantagens e benefícios aos seus funcionários. Essa é uma maneira de valorizar e estimular o seu trabalhador e diminuir consideravelmente as chances de ele se interessar por outra vaga. Se você quer entender como isso funciona, quais são os resultados e por que você deveria adotar os programas de incentivo na sua empresa, não deixe de ler essa postagem.

O que são programas de incentivo?

Que as campanhas de incentivo estão sendo adotadas em todo o mundo você já sabe, mas você sabe em que elas se consistem? Esses programas são os benefícios e diferenciais oferecidos pelas empresas, que trazem como resultado uma maior produtividade e a retenção de talentos em uma companhia.

Entre essas medidas, temos as fixas e as variáveis. As fixas são aquelas que o colaborador recebe mensalmente, como o vale-alimentação e o plano de saúde, por exemplo. Já as variáveis são aquelas oferecidas aos colaboradores que conseguem bater metas preestabelecidas, por exemplo, como uma bonificação extra, uma viagem ou outro tipo de prêmio. Ou seja, essa prática funciona como um estímulo extra para o alcance de metas e a superação de resultados.

E tudo isso deve ser explorado por meio do marketing de incentivo, que divulga e “vende” bem todos esses benefícios que a empresa oferece, trazendo satisfação aos colaboradores.

Quais são as empresas que adotam?

No caso de medidas de incentivo, existem aquelas empresas que são mais tradicionais, oferecendo benefícios mensais, como plano de saúde, auxílio-alimentação (ou refeição), auxílio- creche etc. Agora vamos dar alguns exemplos de empresas que além de oferecer incentivos fixos, surpreendem seus colaboradores com benefícios inusitados e acima da média. Veja algumas delas.

Facebook

A principal rede social do mundo é um lugar dos sonhos para trabalhar, e entre os principais motivos para isso estão os programas de incentivo. Além dos benefícios tradicionais, os funcionários também recebem uma licença-maternidade e paternidade maior que a prevista em lei, contam com um ambiente bonito e moderno, e podem se deliciar com as refeições gourmet oferecidas pela empresa. Outro benefício é verdadeiramente diferenciado: os colaboradores ganham créditos no Ads (o sistema de anúncios dentro da página do Facebook), e podem doar para a causa que escolherem.

Google

O principal site de busca e referência em tecnologia é também considerado um dos lugares mais atrativos para se trabalhar. Em suas diversas filiais ao redor do mundo, os colaboradores também recebem refeições gourmet, licença-maternidade e paternidade mais longa e benefícios “pós-morte”, como auxílio-funeral e um seguro de vida caprichado.

Para quem trabalha na matriz da companhia, há ainda o benefício de trabalhar no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Famoso por suas belas praias e um estilo de vida diferenciado, é uma ótima opção para você e para a família. O escritório da sede ainda conta com academia, sala de jogos, massagista, lavanderia e até quadras de basquete e pistas de boliche. Incrível, não é?

Localiza

A principal empresa de aluguel de carros da América do Sul também é uma referência no assunto. A locadora oferece descontos significativos na hora de alugar um veículo (valendo para qualquer agência da rede, inclusive as internacionais), auxílio-funeral, plano odontológico, além de check-up e acompanhamento médico especial para colaboradores com problemas simples de saúde (como pressão alta e diabetes, por exemplo).

Além disso, a Participação nos Lucros – benefício também oferecido por outras empresas – faz com que as pessoas produzam e se engajem melhor, pois ganham proporcionalmente ao seu desempenho.

Lojas Americanas

Mais um exemplo brasileiro de sucesso, a Lojas Americanas também é líder de mercado e verdadeira referência. A empresa oferece plano odontológico, desconto em academias, escolas de idiomas e outras instituições parceiras, além de preços especiais em todos os sites da rede (que também inclui Lojas Americanas on-line, Submarino, Shoptime e outros).

Netflix

A Netflix, empresa de streaming de vídeos que é um verdadeiro sucesso no mundo, também oferece benefícios diferenciados. O principal deles com certeza é a nova política de licença-maternidade e paternidade, que pode chegar a até um ano de afastamento – benefício oferecido também a pais adotivos. E tudo isso recebendo o salário integralmente.

Unilever

A Unilever é outra multinacional consagrada e tem um grande diferencial: um processo de mentoria. Os programas de acompanhamento e aconselhamento fazem com que o profissional se desenvolva com mais rapidez, podendo ascender na carreira com mais facilidade. Além disso, os colaboradores podem cumprir horários flexíveis ou optar pelo home office, que é uma ótima opção nos dias de hoje.

Quais são os benefícios da prática?

Oferecer esses programas de incentivo é muito bom para o colaborador, mas quais são os benefícios reais para a empresa?

Retenção e criação de um pipeline de talentos

Como falamos, oferecer benefícios diferenciados é uma maneira eficiente de atrair talentos para sua empresa, sem contar com uma facilidade muito maior para retê-los. Portanto, os benefícios acabam garantindo um bom time para você, o que promove um melhor desenvolvimento para a sua empresa.

Aumento da criatividade e produtividade

Pessoas felizes são mais criativas, e isso pode impactar muito o seu negócio. Essas pessoas têm mais boa vontade, uma facilidade maior de criação e elaboração, além de tocarem os projetos com mais agilidade.

Pense no seguinte: quando seus colaboradores são recompensados quando produzem bem, é normal que aumentem ainda mais a produtividade, certo?

Mais engajamento do colaborador da empresa

Ter colaboradores desestimulados e estressados não é nada bom. Para mudar isso, nada melhor do que oferecer um estímulo extra, como as viagens de incentivo. Só de sair da rotina e respirar novos ares proporciona que ele retorne mais animado e engajado.

Como você pode perceber, essa prática é uma tendência mundial e deve, cada vez mais, ganhar espaço nas grandes empresas brasileiras. Você pode e deve começar a premiar seus colaboradores com benefícios, viagens, prêmios e o que mais incentive o seu desenvolvimento e sua qualidade de vida. Pense nisso como um verdadeiro investimento na sua empresa.

Para começar a planejar a primeira viagem de incentivo da sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar você a alavancar as vendas de uma vez por todas com os programas de incentivo.