Como inovar na comunicação interna e motivação dos funcionários?

Como inovar na comunicação interna e motivação dos funcionários?

Manter os funcionários da empresa motivados é uma das principais funções do setor de endomarketing ou de comunicação interna. No entanto, essa tarefa nem sempre é tão fácil de ser executada. Pensando nisso, nós resolvemos ajudar você a inovar e conquistar a tão sonhada motivação constante de seus colaboradores. Ficou interessado? Então preste atenção nos parágrafos a seguir.

Torne o ambiente de trabalho mais colaborativo

O velho modelo de “manda quem pode, obedece quem tem juízo” já está ultrapassado. Para ter funcionários motivados, principalmente o pessoal das gerações Y e Z, é necessário apostar em um ambiente colaborativo. Isso quer dizer que, independentemente do cargo que ocupa na hierarquia organizacional, qualquer colaborador deve ser livre para dar sugestões de melhorias para atividades ou processos internos, tendo sua pró-atividade estimulada.

Um exemplo de ação para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo é a criação de caixas de sugestões que podem ser colocadas em locais estratégicos da empresa. Desse modo, os colaboradores podem contribuir com ideias e aquelas que forem aprovadas pela alta cúpula administrativa podem receber prêmios em dinheiro ou viagens, por exemplo.

Crie áreas de lazer colaborativas

Não é só o ambiente de trabalho propriamente dito que deve apostar na coletividade. A empresa pode ter áreas de lazer de que os funcionários possam usufruir nos intervalos, como uma sala de jogos ou uma biblioteca.

As áreas de lazer também podem ser um meio para que os profissionais se sintam parte da empresa. No caso da criação de uma biblioteca, por exemplo, pode-se pedir para que os colaboradores doem livros que estejam sem uso em sua casa, para que todos os seus colegas possam usufruir deles.

Investir nesse tipo de ambiente, além de estimular a motivação, faz com que os colaboradores se aproximem uns dos outros, estreitando laços de amizade e evitando a competitividade negativa, inimizade e as “puxadas de tapete” dentro da empresa.

Invista no colaborador como pauta das publicações internas

Se a sua empresa tem um informativo ou jornal interno, pode apostar no colaborador como pauta da atração. As pessoas adoram se ver e sentirem importantes, logo, ver a sua história contada no jornal vai chamar muito mais atenção dos funcionários do que qualquer outro assunto que for abordado na publicação.

Você pode criar, por exemplo, uma espécie de coluna social para divulgar fotos de casamentos, formaturas, aniversários e outros eventos que envolvam os colaboradores.

Outra ideia interessante é fazer pautas com acontecimentos interessantes envolvendo um ou mais colaboradores. Se a empresa premiou uma equipe com uma viagem, por exemplo, o jornalista da organização pode acompanhar o grupo e fazer fotos e elaborar textos para o jornal da organização.

Agora que você já conheceu nossas dicas, tem muito trabalho pela frente, não é mesmo? Então chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer com que a comunicação interna da sua empresa seja um case de sucesso a ser seguido! E para estar sempre por dentro das novidades como essas, que tal curtir a nossa página no Facebook?

Deixe um comentário