Quando falamos em relacionamento da empresa com o seu público externo, os empreendedores logo lembram de seus clientes. Claro, oferecer um bom atendimento e serviço ou produto de qualidade é vital para que seus consumidores voltem sempre.
Entretanto, os relacionamentos de uma empresa vão muito além disso. Para conquistar espaço no mercado e alcançar o sucesso, é importante que o empresário se preocupe também em estabelecer uma relação saudável com seus fornecedores. O contato com esse público é considerado tão importante que o termo “cadeia de suprimentos” se tornou muito popular nas organizações.
Quer saber como criar um bom relacionamento com fornecedores? Então continue a sua leitura e veja como fazer isso de maneira prática e eficiente!
Realizar eventos corporativos
Uma forma bem simples e muito eficaz de aproximar a empresa de seus fornecedores é a partir de eventos corporativos. Aliás, essa prática é muito bem-vinda para aproximar também os funcionários da sua própria empresa, os departamentos e as equipes.
Por isso, escolha uma data — com antecedência para poder planejar tudo com bastante calma — e realize um evento que possa envolver a participação de seus fornecedores e até mesmo de outros públicos com os quais sua empresa se relaciona — como parceiros e clientes —, mostrando assim aos fornecedores como sua empresa pode ser próspera e conquistar mais a sua confiança. Afinal, como já é de se imaginar, os melhores fornecedores costumam ser muito procurados e assediados por várias empresas, que buscam conseguir uma boa parceria e preços baixos.
Além disso, esses eventos corporativos ajudam a empresa a se posicionar melhor no mercado, dão apoio ao processo de marketing da sua empresa, sacodem o ambiente de trabalho – oferecendo mais motivação e engajamento dos profissionais – e ainda chamam a atenção, garantindo mais resultados para o seu negócio.
Ter um programa de incentivo
Uma prática muito interessante para aproximar os fornecedores e criar um bom relacionamento com eles é a partir de programas de incentivo.
Pense nos programas de incentivo oferecidos à sua equipe para que eles deem seu melhor à empresa e, assim, gerem bons resultados para o seu negócio. Agora, aplique isso a seus fornecedores. Procure, por meio desses programas de incentivo, mostrar como a parceria com a sua empresa pode ser vantajosa para eles.
Utilizar uma rede social corporativa
Uma maneira bem prática de manter proximidade e cultivar um bom relacionamento com seus parceiros e fornecedores é a utilização de alguma rede social corporativa que possibilita a inserção de stakeholders estratégicos nesse meio virtual.
Ao contar com esse tipo de ferramenta, a empresa pode, além de adicionar seus parceiros já existentes, buscar novos parceiros e realizar uma troca de ideias, de experiências e tudo o que possa contribuir para o crescimento do seu negócio.
Quando essa rede já contar com um grande volume de usuários, é interessante criar uma forma de organizar o pessoal, criando fóruns ou grupos de bate-papo sobre determinados temas.
Viagens corporativas
As viagens corporativas têm se tornado uma prática comum. As empresas normalmente as promovem como incentivo, a fim de melhorar o relacionamento interno com seus colaboradores — e dá muito certo!
Essas viagens podem ser uma ferramenta utilizada para outro fim: estreitar os vínculos que sua empresa tem com os fornecedores e conseguir contar com aqueles mais concorridos no mercado. Afinal, é excelente fazer networking e até mesmo falar sobre negócios em um ambiente mais leve do que o habitual.
Existem diversas maneiras simples, eficientes e até mesmo divertidas para uma empresa melhorar seus laços com os fornecedores. Tem uma empresa? Confira aqui no blog dicas sobre treinamento de seus colaboradores!