Você já pensou no quanto o compartilhamento de informações, a delegação de tarefas e o desenvolvimento da autonomia de seus colaboradores são elementos valiosos para sua empresa? Se não, está na hora de mudar essa visão! Essas e outras atitudes fazem parte da estratégia do empowerment, que promove justamente a autonomia e o poder de decisão de todos os colaboradores da empresa.
Mas o que é, exatamente, o empowerment? E como ele pode ajudar sua empresa e motivar sua equipe? Continue a leitura e descubra!
O que é o empowerment?
A estratégia do empowerment (em português, “empoderamento”) prevê que as diferentes tarefas necessárias à rotina da empresa sejam distribuídas entre os colaboradores — que, ao receberem uma missão, terão responsabilidade e liderança sobre ela. Assim, cada colaborador tem autonomia e autoridade para finalizar a tarefa que lhe foi delegada.
Portanto, o empowerment vai além da simples delegação de tarefas que, tradicionalmente, conta com a supervisão da liderança. Aqui, o colaborador se sente muito mais valorizado pela empresa, pois são seus conhecimentos, experiência e bom senso que pautarão a realização da tarefa.
Como o empowerment beneficia a equipe?
Agora que você sabe o que é o empowerment, já deu para ter uma ideia de como a estratégia beneficia sua equipe, não é? Receber a responsabilidade por uma tarefa é extremamente motivador para o colaborador. Ele percebe que a liderança da empresa confia nele e acredita em seu potencial.
Dessa forma, o colaborador se sentirá inspirado a permanecer à altura dessa visão e, claro, crescer e desenvolver seus talentos e conhecimentos. Assim, o empowerment promove o engajamento e a dedicação dos colaboradores. Além de ser benéfico individualmente, isso também cria um espírito de aliança mais forte entre toda a equipe, pois todos poderão confiar nas decisões e no trabalho uns dos outros.
Quando o colaborador recebe uma tarefa importante da liderança — especialmente quando isso vem acompanhado de total responsabilidade e poder de decisão, como é o caso do empowerment —, ele se sentirá valorizado, respeitado e reconhecido. Isso tem por consequência uma dedicação maior à tarefa, um trabalho mais atencioso e eficiente e a motivação para continuar se aprimorando.
Como o empowerment beneficia a empresa?
Se o empowerment é muito valioso para a equipe, consequentemente, também traz excelentes benefícios para a empresa.
Com uma equipe trabalhando em harmonia e com cada colaborador tendo responsabilidade e autonomia por suas próprias tarefas, a empresa está fazendo uso dos diferentes talentos e habilidades que tem em mãos. Dessa forma, além de valorizar seus colaboradores, também está tirando o máximo proveito da produtividade da equipe.
Ter cada pessoa se dedicando a uma tarefa é bem mais produtivo do que colocar vários colaboradores tentando finalizar uma única atividade. Além disso, como a equipe estará mais motivada, a tendência é que o trabalho seja realizado com mais afinco e atenção, o que reduz o tempo necessário para que cada tarefa seja feita.
Como o empowerment beneficia o cliente?
Seus clientes podem não ter noção do que acontece exatamente dentro da empresa, mas pode acreditar, eles também vão sentir os benefícios do empowerment! Como cada tarefa recebe a dedicação total de um colaborador, o cliente também entra na jogada: o colaborador, agora, tem mais espaço para enxergá-lo, entender necessidades e objetivos. Dessa forma, o atendimento será mais completo e personalizado.
Além disso, como o colaborador conhece muito bem a situação, a tomada de decisões, a resolução de problemas e, consequentemente, o atendimento acontecem de forma mais rápida e eficiente.
Você já tinha ouvido falar do empowerment? Depois dessa leitura, vai aplicá-lo em sua empresa? Conte para a gente nos comentários!