De maneira geral, o marketing de incentivo é elaborado e posto em prática pelos setores de marketing e vendas. Mesmo assim, a área de RH pode ser uma grande aliada. Quer saber como esses departamentos podem se relacionar para criar ações de incentivo ainda melhores? Então continue lendo!
O que o RH tem a ver com o marketing de incentivo
Um trabalho conjunto entre as três equipes na criação de ações de incentivo faz todo o sentido. Para entender por que, basta pensar em qual é o foco desses times: enquanto marketing e vendas querem aumentar os resultados da empresa, o RH coordena as pessoas. E o marketing de incentivo é algo que une essas duas funções: ele busca melhorar os resultados da empresa por meio da motivação dos colaboradores.
Campanha de incentivo e o departamento de RH
Um dos grandes objetivos do RH é a motivação e a melhoria do clima nas organizações. Pensando nisso, separamos aqui algumas estratégias desse setor que podem agregar muito às campanhas de incentivo:
Análise de desempenho
Essa ferramenta de gestão tem como objetivo recompensar o colaborador que obteve bons resultados. Ela permite mostrar ao colaborador que sua dedicação é percebida e valorizada e, assim, o motiva a continuar com um trabalho de qualidade. Ela possibilita também identificar em que pontos os colaboradores podem melhorar.
Existem diversas formas de fazer essa análise, com metodologias que envolvem observação diária, entrevistas periódicas, avaliação de resultados, autoavaliações, dentre outras. Basta selecionar aquelas que mais se encaixam à sua empresa e colocá-las em prática. Essa análise tem tudo a ver com o marketing de incentivo porque pode ser atrelada a premiações, como viagens de incentivo, por exemplo.
Planos de carreira
Ter um plano de carreira na empresa é outra forma de incentivar os colaboradores e pode fazer parte da campanha de incentivo. Se a equipe conta com um plano como esse, ela consegue enxergar possibilidades de crescimento da sua posição na empresa e de seu salário. Assim, fica motivada a melhorar para crescer profissionalmente.
Por outro lado, uma empresa que não tenha esse planejamento poderá despertar em seus colaboradores um certo desânimo, pois eles têm a impressão de que não tem boas perspectivas de crescimento.
No plano de carreira, é possível definir metas, objetivos e especializações necessárias para atingir os próximos estágios. Isso permite que a equipe se esforce para produzir mais e melhor, além de procurar os cursos e treinamentos que darão a capacitação solicitada pelo próximo estágio da carreira.
Na hora de elaborar a campanha de incentivo, é possível buscar inspiração no setor de RH e até envolvê-lo diretamente. Basta selecionar as estratégias que mais têm a ver com a sua empresa e colocar em prática que os resultados obtidos serão incríveis!
E então, gostou de se saber mais sobre a relação entre o RH e as campanhas de incentivo na sua empresa? Se você curtiu e quer aprender mais sobre a motivação dos colaboradores, então veja também nosso post sobre como inovar na comunicação interna!