Como realizar a avaliação de desempenho de meus funcionários?

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A avaliação de desempenho dos colaboradores é imprescindível dentro do mundo dos negócios! Essa é uma estratégia de gestão que possibilita avaliar a postura do profissional, a relação dele com a equipe na qual se insere e o conhecimento técnico de que precisa para a realização diária de suas funções.

Essa avaliação é muito importante porque auxilia na organização de metas e permite melhorar o desempenho individual dos colaboradores por meio da identificação dos pontos positivos e daqueles que são passíveis de aperfeiçoamento, sendo um investimento humano para a empresa.

Como realizar a avaliação de desempenho?

Para que fique claro: avaliar o desempenho de colaboradores é muito mais do que olhar planilhas e gráficos de resultados! Enquanto avaliador, é muito importante estar sempre presente, tanto para dar o exemplo aos colaboradores quanto para aprofundar a percepção sobre o trabalho de cada um deles.

Para isso, é interessante fazer anotações sobre os acertos e erros mais significativos dos funcionários, sem esquecer que a ideia geral é descobrir, em conjunto, como é possível contribuir mais a empresa e o que pode ser melhorado (por meio de capacitações, por exemplo).

Outras condutas práticas também caminham junto com a avaliação de desempenho dos colaboradores, tais como:

  • Interação com a equipe de trabalho, porque a convivência facilita a real identificação das potencialidades e pontos a serem melhorados;
  • Estimular autoavaliações, em que o próprio avaliado analisa a atuação dele;
  • Realização periódica de entrevistas, apontando os aspectos negativos e indicando um caminho para aperfeiçoamento, com uma postura firme, mas não rude, analisando os resultados por período.

A importância do feedback

O feedback significa uma informação de retorno ao colaborador. Pode ser entendido como uma sugestão, crítica ou elogio, desde que seja sempre feito de modo construtivo. O feedback permite engajar a equipe e também aprimorar as individualidades de cada colaborador.

Tipos de avaliação de desempenho

Tanto a forma de avaliação de desempenho quanto o feedback podem seguir métodos específicos que estejam mais alinhados com o perfil da empresa. Essa comunicação pode ser feita de forma escrita, analítica (tabelas e gráficos) ou ainda por meio de uma conversa direta com o colaborador.

Uma tendência é a utilização de instrumentos lúdicos, como jogos e dinâmicas, no processo de avaliação, tornando esse momento, que muitas vezes deixa o colaborar tenso e ansioso, um processo prazeroso e satisfatório para ambas as partes.

No processo de avaliação de desempenho, o feedback é uma ferramenta imprescindível para a melhoraria do trabalho, pois é por meio dele que o colaborador nota quais condutas podem atrapalhar a rotina, e também pode refletir, conjuntamente com o avaliador, sobre as alternativas para melhorar seu próprio desempenho. É uma ação que precisa ser feita de forma firme, porém respeitosa e, em geral, individualmente.

Além disso, o feedback é o momento adequado para demonstrar que a empresa valoriza e reconhece o trabalho realizado pelo funcionário, incentivando que o profissional continue a buscar a excelência na função, aprimoramento profissional e, consequentemente, o crescimento da companhia.

A ausência de feedbacks no processo de avaliação de desempenho pode deixar os colaboradores perdidos, sem perspectivas de crescimento e sem clareza de em quais pontos pode melhorar. Essa conduta provoca a queda na produtividade, além de desinteresse pelo trabalho, podendo acarretar em enormes prejuízos para a companhia.

É importante lembrar que os profissionais fazem parte do capital humano e criativo da sua empresa. A mensagem mais importante sobre a avaliação de desempenho deles é que, independente do método escolhido, busque-se a conscientização dos colaboradores sobre as suas potencialidades, visando ao aprimoramento coletivo de modo planejado e efetivo.

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