As viagens de incentivo têm feito cada vez mais parte da realidade das organizações brasileiras, devido às suas consideráveis vantagens. Além de aumentar a motivação e a produtividade dos parceiros de negócio, esse tipo de recompensa cria uma impressão duradoura em quem recebe esse benefício.
As viagens ainda funcionam como formas de fortalecer o relacionamento com os fornecedores, gerando parcerias de negócio mais sólidas e mais produtivas. De quebra, isso gera uma impressão positiva sobre a marca.
Também são uma forma de estimular a competição saudável, além de gerar mais fidelização e confiabilidade para quem as oferece. Diante disso, alguns segmentos têm investindo mais nesse tipo de possibilidade. A seguir, veja quais são os 3 setores que mais investem em viagens de incentivo.
1. Financeiro
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), as empresas do setor financeiro estão entre as que mais investem em viagens de incentivo. Um dos motivos para a adoção desse tipo de benefício é o fato de que o setor, por si só, pode ser muito estressante.
Como no mercado financeiro o desempenho é especialmente importante, as viagens são uma forma de garantir melhores resultados, tanto pela diminuição do estresse quanto pelo ganho de motivação.
2. Montador
O setor montador é outro que se destaca na oferta desse tipo de viagem. Nesse caso, o foco está muito mais nos parceiros de negócios, como revendedores e distribuidores, por exemplo. Vendedores de destaque em concessionárias de alto desempenho também costumam receber esse tipo de benefício.
Embora na crise econômica as montadoras sofram com quedas no faturamento, a oferta desse tipo de benefício é justamente um dos diferenciais para conseguir conter esses efeitos e manter as vendas dentro de níveis mais adequados.
As viagens também funcionam como uma forma conveniente de recompensar resultados, em vez de optar por recursos financeiros. Com a crise, as montadoras buscam opções que tenham residual e retorno maiores, o que é o caso das viagens de incentivo.
3. Agronegócio
O setor é um dos que mais oferecem viagens de incentivo para os parceiros de negócio e para os seus colaboradores. A iniciativa tem como foco a valorização dos clientes internos e o fortalecimento dos relacionamentos comerciais.
O investimento em viagens é uma excelente forma de estimular o alcance maior de uma dada empresa em âmbito nacional e internacional, reunindo negócios e lazer em um só expediente. Sem dúvidas, isso colabora para o aperfeiçoamento dos resultados, de uma maneira geral.
Os setores que mais investem nas viagens de incentivo incluem os setores financeiro, as montadoras e o setor de agronegócio. Esse investimento pode gerar vários benefícios importantes, como a melhora no faturamento, nos níveis produtivos ou mesmo na imagem do negócio.
Essas viagens devem fazer parte de uma estratégia mais arrojada e muito bem organizada de sua empresa. Por isso, descubra também como estruturar uma excelente campanha de marketing de incentivo.