Conheça a metologia 5S e saiba como aplicá-la na empresa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
Você está visualizando atualmente Conheça a metologia 5S e saiba como aplicá-la na empresa
conheca-a-metologia-5s-e-saiba-como-aplicala-na-empresa2

Imagine uma mesa cheia de papéis, itens fora do lugar e uma bagunça generalizada. É possível trabalhar em um ambiente assim e ainda ter bons resultados? Provavelmente não, certo?

É disso que trata a metodologia 5S, que surgiu nas empresas do Japão logo após a 2ª guerra mundial, buscando um maior controle de qualidade. Mesmo tão antiga, ela continua sendo de grande eficiência.

Mas quais são os princípios dessa metodologia? Como aplicá-la na empresa para otimizar os processos? Acompanhe no nosso post a resposta para essas perguntas e saiba mais sobre esse método, que trará grandes melhorias à rotina do negócio!

O que é o 5S?

Apesar da origem industrial, a metodologia 5S ultrapassa os limites do chão de fábrica, podendo ser aplicada em qualquer ambiente de uma empresa, independentemente de porte ou segmento.

Na prática, o 5S é uma ferramenta de gestão que busca assegurar a qualidade dos processos e a competitividade dos produtos. Sua aplicação prevê disciplina e segurança nos processos e ela é dividida entre os chamados sensos, representados por palavras japoneses, que são:

Seiri

O 1º senso é o Seiri, ou senso de utilização. É nesse momento que olhamos para nossa estação de trabalho e avaliamos: o que é realmente necessário e o que não?

Aqui, devemos fazer um levantamento de todos os itens — papéis, hardware, itens de escritório em geral — e avaliar o que ainda funciona e o que ainda é realmente utilizado. Tudo que não se encaixar nessas categorias deverá ser descartado, aliviando o espaço de itens que não estavam gerando produtividade.

Seiton

O senso de organização, ou Seiton, é o 2º senso, em que devemos pegar tudo aquilo que não foi descartado e colocar em seu devido lugar. A ideia é que, quando precisarmos daquele orçamento feito há 2 anos, seja possível achar sem problemas onde ele está guardado, porque está tudo organizado e devidamente identificado.

Seiso

O Seiso é o senso de limpeza. Esse é o momento de criar a consciência de que a limpeza do ambiente de trabalho é responsabilidade de todos. Cada colaborador deve zelar pela manutenção e preservação da sua estação, bem como dos espaços comuns da empresa.

Seiketsu

Os 3 primeiros sensos trataram de promover uma verdadeira limpeza nos ambientes da empresa e mudar a percepção de organização de seus colaboradores. O 4º senso, Seiketsu, chega para tornar essas atitudes uma filosofia que seja seguida diariamente, e não somente em eventuais campanhas da organização.

O senso de normatização sistematiza os novos valores e estabelece rotinas e normas que deverão ser respeitadas para manter os novos padrões.

Shitsuke

Não menos importante, o último senso é o Shitsuke, ou senso de disciplina, que estimula o investimento em capacitação contínua para que o novo padrão estabelecido seja um hábito, conhecido por todos os empregados da companhia. Assim, eles serão parte da cultura da empresa e, mesmo quando um novo colaborador entrar para o quadro de funcionários, já estará automaticamente imerso nos seus valores.

Quando compreendida por toda a organização, a metodologia 5S surge como uma oportunidade de contar com um sistema de trabalho produtivo e organizado, ajudando a empresa a caminhar em direção ao sucesso e à qualidade.

E você, consegue enxergar onde a organização da sua empresa pode melhorar com a aplicação do 5S? Deixe seu comentário e participe conosco!