Conheça os cabeças de chaves da Copa do Mundo FIFA 2018™ e as chances do Brasil de jogar com grandes rivais

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Conheça os cabeças de chaves da Copa do Mundo FIFA 2018™ e as chances do Brasil de jogar com grandes rivais

Para começar: O que é cabeça de chave

Cada grupo da primeira fase na Copa do Mundo da FIFA™ tem a sua cabeça de chave, termo utilizado para classificar uma seleção forte, que encabeçará um grupo. Essa escolha tem como objetivo impedir que seleções potenciais para o título caiam no mesmo grupo. Mas em 2018, grandes confrontos podem ocorrer já na primeira fase.

Novo critério adotado pela FIFA

As últimas edições da Copa do Mundo da FIFA™ utilizavam o Ranking Mundial da FIFA para definir apenas os cabeças de chave, as demais divisões eram feitas pelas posições geográficas dos demais países. Em 2018, o ranking será utilizado para dividir todas as seleções do sorteio de grupos.

As 32 seleções classificadas serão separadas em quatro potes, com oito em cada. Os sete primeiros colocados irão para o primeiro pote, o dos cabeças de chave, assim como a Rússia, país-sede. O segundo ao quarto pote seguem as classificações sucessivas no ranking:

Pote 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França (país-sede + os primeiros colocados no ranking FIFA).

Pote 2: 8º até 15º seleções melhores posicionadas no ranking da FIFA™.

Pote 3: 16º até 24º seleções melhores posicionadas no ranking da FIFA™.

Pote 4: 25º até 32º seleções melhores posicionadas no ranking da FIFA™.

Ranking Mundial da FIFA™: www.fifa.com/fifa-world-ranking/ranking-table/men/index.html

Restrições

Há uma restrição no sorteio que não permite que dois times da mesma confederação estejam no mesmo grupo (Brasil e Uruguai, por exemplo). A exceção é a Europa, já que até duas seleções da Union of European Football Associations (UEFA) podem se enfrentar na primeira fase.

Chances do Brasil de enfrentar fortes oponentes na 1ª fase

Ao longo da Copa do Mundo da FIFA 2018™, a Alemanha, nosso algoz e tetracampeã na última edição, com certeza será um obstáculo, caso não seja eliminada nos jogos entre os grupos, assim como a Argentina, por rivalidade histórica, e a França, que conta com jogadores de ótima performance, como Griezmann, Pogba e Dembelé.

Mas os confrontos entre gigantes podem começar já na primeira fase do evento. Como o critério adotado para dividir os grupos em 2018 foi o ranking mundial da FIFA, grandes seleções não foram nomeadas cabeças de chave e podem se encontrar em “grupos da morte”.

Ainda na fase de grupos, o Brasil pode enfrentar, por exemplo, a Espanha, dona de um título na Copa do Mundo da FIFA™, e que ficou um pouco atrás da França no ranking, quase ocupando uma posição como cabeça; o México, do técnico Juan Carlos Osorio, que vem realizando um bom trabalho; e a Inglaterra, dona de um time bem montado, que mescla jogadores jovens e talentosos com atletas mais experientes.

Faltam apenas sete meses para o início da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™. Convoque os campeões de sua empresa para acompanharem duelos de gigantes!