Entenda a diferença entre endomarketing e comunicação interna

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Entenda a diferença entre endomarketing e comunicação interna
entregar-ate-hoje-as-17h-entenda-a-diferenca-entre-endomarketing-e-comunicacao-interna

É comum que muitas empresa se preocupem em divulgar produtos e atrair clientes, mas se esqueçam de pensar em estratégias que envolvam um de seus ativos mais importantes: seus colaboradores.

Os colaboradores são os maiores porta-vozes de uma organização. O engajamento deles com a missão e os valores da empresa é essencial não só para motivar a equipe e otimizar os trabalhos, mas também para que eles realmente vistam a camisa da companhia e trabalhem como embaixadores da marca.

Se você já pesquisou um pouco sobre o assunto, com certeza se deparou com 2 termos muito recorrentes: comunicação interna e endomarketing. Esses conceitos, a princípio, podem parecer iguais, mas na verdade têm objetivos distintos.

Quer saber qual é a diferença entre endomarketing e comunicação interna? Acompanhe no nosso post:

Um público, dois objetivos

Tanto o endomarketing, quanto a comunicação interna têm foco no mesmo público: os colaboradores de uma companhia. Porém, ainda que complementares, os dois buscam engajar esse grupo de maneira diferente. Vamos entender isso melhor a seguir:

Comunicação interna

A comunicação interna de uma empresa é a ferramenta que ela usa para informar e alinhar os colaboradores sobre novas ações, estratégias e metas de trabalho. Ela estimula o diálogo e a troca de informações, permitindo a criação de um fluxo colaborativo dentro da companhia.

Isso é importante, pois influi diretamente na produtividade de cada colaborador. Ou seja, com uma comunicação interna efetiva e de mão dupla, que não só comunique, mas que também ouça, é possível fazer com que ele se sinta parte integrante da empresa, estabelecendo os vínculos que vão resultar em melhores entregas e, como consequência, maiores lucros para a organização.

Para isso, pode-se utilizar de diversos meios, como quadro de avisos, newsletter, jornal interno, entre outras opções. Nesse caso, deve-se pensar o perfil de cada área da empresa e desenvolver estratégias de informação para cada uma delas.

O endomarketing

Já o endomarketing diz respeito às táticas que buscam desenvolver um relacionamento com a equipe, tratando seus membros como clientes internos da marca. Isso parte do pressuposto de que os colaboradores são os primeiros clientes de um negócio: são eles que vão defender com unhas e dentes o produto que estão contribuindo para desenvolver.

Uma boa estratégia de endomarketing vai fidelizar os profissionais, torná-los consumidores e, mais do que isso, fazer com que vistam a camisa da organização e a defendam dentro dos seus círculos sociais, trabalhando como embaixadores da marca.

Entre as ações mais comuns do endomarketing estão os vídeos institucionais, os eventos internos, ações de lançamento de produtos da empresa para os colaboradores e viagens de incentivo.

Qual das duas estratégias é melhor?

Não existe resposta certa para essa pergunta. As duas estratégias são complementares e devem ser trabalhadas em conjunto para que sejam alcançados resultados ainda mais significativos no engajamento dos colaboradores e na melhora do clima interno. Não há como pensar em uma sem pensar na outra: elas devem ser desenvolvidas paralelamente.

Curtiu nosso post? Quer compartilhar alguma experiência? Deixe seu comentário abaixo e nos conte quais táticas você utiliza na sua empresa!